Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify Play PPS Book Download Heart Whatsapp Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube 9 Giga Up

Mensagens sobre doenças psicológicas

Julgamentos e falta de seriedade podem destruir a vida de alguém que sofre de doenças psicológicas. Não deixe que seu preconceito fale mais alto: aprenda mais sobre os transtornos psicológicos que mais atingem jovens e adultos nos tempos modernos e ofereça apoio para quem está nesta situação.

As principais doenças psicológicas

Atualmente, os distúrbios psicológicos são doenças cada vez mais comuns. Diversas pessoas lidam com pressão e estresse em sua rotina. Isso faz com que elas estejam mais suscetíveis a adquirir algum distúrbio psicológico.



Infelizmente, muitas pessoas não levam a sério essas doenças, o que acaba piorando ainda mais a situação daquelas que a possuem. Caso você possua algum tipo de doença psicológica ou conheça alguém que tenha, procure a ajuda de um profissional para realizar um tratamento terapêutico. Separamos abaixo as dez principais doenças psicológicas:

Conheça um pouco mais sobre o Dia Mundial da Conscientização do Autismo!

1. Transtorno obsessivo-compulsivo (TOC)

O transtorno obsessivo-compulsivo, popularmente chamado de TOC, é uma síndrome psicológica que faz o indivíduo ter atitudes repetitivas. Esses movimentos repetitivos são denominados de compulsão e são executados em um padrão determinado pelo próprio indivíduo que possui o transtorno obsessivo-compulsivo.

Dentre os sintomas da doença, estão a preocupação excessiva com sujeira, pensamentos com simetria, exatidão e dúvidas e necessidade de ter certeza. Há diversas formas de tratamento, que incluem desde medicamentos, terapia cognitiva, psicoterapia, entre outros.

2. Bipolaridade

Uma pessoa que possui esse distúrbio psicológico tem episódios de muita alegria e, em seguida, passa a ter sensações de extrema tristeza. Quando a pessoa não está passando por situações como essa, no entanto, ela tem momentos de normalidade. Por essa razão, pessoas bipolares são conhecidas por terem alterações constantes de humor; em um momento estão extremamente alegres e, de repente, imersas em muita tristeza.

Dentre os sintomas da bipolaridade, estão as mudanças de humor, as dificuldades de concentração e a perda ou o aumento de energia. Algumas das formas de tratamento são por meio de medicamentos, terapia cognitivo-comportamental, terapia familiar e psicoterapia.

Conheça 11 famosos que sofrem ou já sofreram com algum transtorno psicológico!

3. Anorexia

A anorexia é uma doença que provoca uma perda de peso acima do que é considerado saudável para a idade e para a altura da pessoa. Pessoas com anorexia geralmente têm um medo intenso de ganhar peso, mesmo quando elas estão abaixo do peso normal. Elas podem abusar de dietas, de exercícios, ou até mesmo usar outros métodos para emagrecer.

Dentre os sintomas da anorexia, tem-se a distorção da imagem corporal, o fato de ir ao banheiro imediatamente depois das refeições provocando, assim, o vômito e cortar a comida em pequenos pedaços. A anorexia precisa ser tratada de forma multidisciplinar, que vai desde a diminuição de atividade física a um limite adequado até terapia.

4. Esquizofrenia

Uma pessoa que sofre de esquizofrenia possui alucinações e, por essa razão, acaba não discernindo o que é a realidade e o que é criado pela sua mente. Uma pessoa esquizofrênica tende a apresentar episódios de surtos psicóticos, o que pode levar a acontecimentos graves, pois ela acaba não tendo controle em relação aos seus pensamentos.

Os principais sintomas da esquizofrenia são alucinações, delírios e pensamentos desorganizados. Seu tratamento inclui medicamentos antipsicóticos e terapia.

Não deixe de acreditar! - Frases de autoajuda para você se fortalecer

5. Transtorno da personalidade borderline

A pessoa que possui esse transtorno tende a ter atitudes impulsivas e a ser muito instável, ou seja, em um momento, ela pode considerar as pessoas à sua volta alegres e divertidas e, no outro, achá-las completamente desinteressantes. A pessoa que sofre dessa doença costuma ter muito medo de ficar sozinha.

Os sintomas mais comuns da síndrome de borderline são instabilidade emocional, sensação de inutilidade, insegurança e relações sociais prejudicadas. O tratamento desse transtorno é a psicoterapia; e seu diagnóstico é realizado com uma minuciosa série de exames.

6. Depressão

Pessoas depressivas tendem a não sentir sentimento algum, apenas um sentimento de vazio. A doença faz com que o indivíduo não tenha vontade de fazer nada, faz ele ter baixa autoestima e nenhum momento de felicidade, por mais que ele seja uma pessoa muito alegre.

Dentre os sintomas, está a diminuição ou a incapacidade de sentir alegria em atividades que anteriormente a pessoa considerava agradáveis, desinteresse, falta de motivação e apatia. Na maioria das vezes, o tratamento pode ser realizado em conjunto pelo psiquiatra e pelo psicólogo. Há diversos medicamentos antidepressivos que ajudam a regular a química cerebral, o médico escolherá o mais indicado ao paciente.

Demonstre suporte para quem sofre de depressão com belas mensagens

7. Estresse pós-traumático

O estresse pós-traumático é a ansiedade que surge após a pessoa ter sido exposto a alguma situação traumática, como um assalto ou a perda de um ente querido. Comumente, a pessoa afetada por esse transtorno revive persistentemente o ocorrido, seja por meio de recordações, seja por meio de sonhos. Ela também tende a apresentar intensa ansiedade e sofrimento psicológico.

Dentre os sintomas, estão ataques de pânico, alterações de humor, gritos, medo e desconfiança. O tratamento inclui diferentes tipos de psicoterapia, assim como medicamentos para tratar os sintomas.

8. Bulimia

A bulimia é um transtorno alimentar que faz a pessoa oscilar entre a ingestão exagerada de alimentos e episódios de vômitos ou abusos de laxantes para impedir o ganho de peso. A doença leva as pessoas a estarem sempre preocupadas com a aparência e principalmente com o peso.

Os principais sintomas são o medo em ganhar peso, forçar o vômito depois de comer e fazer uso de diuréticos ou laxantes. O tratamento da doença vai depender muito do estágio em que ela se encontra, mas a terapia cognitivo-comportamental (TCC) e a terapia nutricional estão entre as formas de tratamento.

Dia Mundial da Doença Rara: Conheça essa data e conscientize-se!

9. Depressão pós-parto

A depressão pós-parto é uma doença que pode ocorrer nas mulheres logo após o parto ou até mesmo um ano depois.

Os sintomas variam conforme a pessoa e podem incluir estresse, sentimento constante de tristeza ou desespero, irritabilidade, falta de libido e perda de apetite. O tratamento da doença pode incluir terapia, antidepressivos ou tratamento de reposição hormonal.

10. Transtorno Dismórfico Corporal (TDC)

O transtorno Dismórfico Corporal é uma doença mental que envolve um foco obsessivo em um defeito que a pessoa considera ter na sua própria aparência. Pessoas com esse transtorno tendem a examinar frequentemente sua aparência no espelho ou comparar-se constantemente com os outros.

Dentre os sintomas dessa doença, estão o fato de evitar situações sociais ou nas quais haverá registro fotográfico, pensamentos indesejados e higiene excessiva. O tratamento pode incluir terapia e medicação antidepressiva, porém a doença não tem cura.



Existem formas de demonstrar apoio às pessoas que possuem alguma dessas doenças. Uma delas é demonstrar que você está disposto a ouvi-las caso elas precisem desabafar. Cada tratamento pode ser longo, e o apoio de alguém querido com certeza vai ajudá-las a enfrentá-lo.

Faça as pazes com o espelho: Mensagens para você se achar linda!