Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify Play PPS Book Download Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Telegram Copy Up Check

Siga-nos

O que é nostalgia?

Você sabe diferenciar a nostalgia da saudade? Será que você compreende realmente quando seu coração está apenas se sentindo nostálgico em relação a algo? Venha descobrir mais sobre esse sentimento, explore as diversas variáveis sobre ele e veja como ele também pode ser bom!

continue lendo
Compartilhar

Momento vivido

Nostalgia é aquela sensação de saudade de um momento vivido, de um momento especial que ficou gravado em nossa memória. Ao olhar algo, presenciar algo ou estar em algum lugar, você se lembra daquele momento único que ficou marcado. Isso é nostalgia!

Estou nostálgico

Quando alguém diz que "está nostálgico", quer dizer que essa pessoa está relembrando momentos vividos naquele mesmo dia, naquele mesmo lugar ou com aquela mesma roupa, por exemplo, porém em anos anteriores. A nostalgia te permite retornar ao passado e experimentar lembranças, vivenciar, mesmo que apenas na memória, todas as sensações daquilo que está em seu coração.

Nostalgia e tristeza

Normalmente, a nostalgia costuma ser relacionada apenas a sensações tristes ou, no mínimo, difíceis de lidar. Mas não precisa ser necessariamente assim! A nostalgia pode sim ser inquieta e saudosa, mas não necessariamente triste. É possível ficar nostálgico da infância, da adolescência, mas não necessariamente se sentir triste por isso. Afinal, o aqui e agora é tão bom quanto os momentos vividos no passado!

Clique aqui e leia mais frases nostálgicas!

Nostalgia faz bem

Você vive tendo momentos nostálgicos em sua vida? Agradeça por isso! Porque essa é a prova de que sua vida tem valido muito a pena ser vivida. Isso mostra que seu passado foi importante para você e que os momentos estão gravados tanto em sua mente quanto em seu coração. Além disso, a nostalgia faz bem, porque é sempre uma lembrança oportuna de quem realmente somos e de onde realmente viemos.

Sentido a si próprio

A nostalgia pode ser uma importante ferramenta de reconhecimento próprio, você sabia? Pode ser por meio dessa sensação de saudade, misturada com leve melancolia, que você retorna às suas raízes, recoloca o pé no chão e sente-se grato por aquilo que realmente importa.

Animação!

Quem disse que nostalgia está presa a sentimentos ruins, como tristeza e melancolia? Aproveite os momentos nostálgicos para recuperar as energias, entender o porquê de tudo o que você faz e voltar ao foco para aquilo que realmente importa.

Momentos nostálgicos

Adoro viver momentos nostálgicos. Porque, em meio a esse caos da vida adulta, são esses momentos que me dão a oportunidade de retornar ao passado, sentir paz interior e felicidade verdadeira por ter vivido tantas coisas tão boas que para sempre vou lembrar.

 

Como me sinto

Quando estou nostálgico, sinto-me triste. Mas, ao mesmo tempo, sinto-me feliz por ter lembranças especiais. É um mix de sentimentos que, dentro de mim, representam a saudade dos bons momentos com a alegria de um futuro desafiador em frente, para essa pessoa que, no passado, nem imaginaria estar onde chegou.

Saudade de outro tempo

Antes de se tornar matéria para os poetas e os sonhadores de plantão, a nostalgia foi considerada uma doença leve, como uma gripe comum. Esse estado de espírito foi descrito pela primeira vez no século 17 pelo médico suíço Johanes Hofer. Para ele, pessoas que passavam muito tempo fora de seus lares eram tomadas por esse inexplicável mal. Hoje, sabemos que a nostalgia pode até parecer saudade de um lugar, mas ela é a saudade de um tempo diferente!

Viver intensamente

Sabe qual é a certeza de que tudo o que você já viveu valeu a pena? Quando, passado algum tempo, você sente saudade de determinados momentos. Ou quando, passado algum tempo também, algum lugar, pessoa ou sensação te faz recordar de algum momento específico. Pura nostalgia de tempos bem vividos!

Mix de tristeza e alegria

A nostalgia é um verdadeiro mix de tristeza e alegria. A alegria vem da recordação de momentos felizes que, automaticamente, fazem com que um sorriso estampe seu rosto. Já a tristeza é resultado da percepção de que tantos momentos incríveis já não voltam mais.

Lembranças inesquecíveis

Sinto-me nostálgico cada vez que venho aqui. Porque este lugar marcou uma fase maravilhosa da minha vida. Tenho lembranças simples, porém absolutamente incríveis, de tudo o que foi vivido aqui, das pessoas que conviveram comigo, de tudo o que foi dito, sentido, falado, absorvido... Que delícia e que saudade!

Saudade e nostalgia

A saudade pode até acabar, pois você se acostuma a viver sem aquilo. No dia a dia, você nem ao menos se lembra de qualquer coisa que, anteriormente, era motivo de celebração. Porém, a nostalgia não diminui. É como se, para sempre, determinado lugar, algo ou alguém te lembrasse de momentos vividos. Você pode até não sentir saudade, mas a nostalgia é eterna.

Lembranças

Como é bom ter lembranças especiais. Cada fase da vida é marcada por um momento (ou mais de um momento) que valeu a pena ser vivido - tanto que, não importa quanto tempo passe, é possível lembrar desse momento. E é quando nos lembramos dessas vivências que, ao mesmo tempo, nos sentimos nostálgicos.

Saudade

Se você sente saudade de algum momento, significa que aquele momento valeu a pena ser vivido. E, se de fato valeu a pena, acredite, para sempre estará em sua memória. Com isso, vira e mexe, você sentirá a nostalgia daqueles minutos (horas ou dias) que foram tão marcantes em sua vida.

Um lugar que não existe mais

A origem etimológica da palavra “nostalgia” tem suas raízes no grego. Nessa língua, “nostos” significa “voltar à casa” e “algia” exprime noção de dor. Portanto, nostalgia pode ser definida como a dor de não conseguir voltar a um lugar que não existe mais; isto é, o nosso passado. Abraçar esse sentimento pode ser uma boa forma de aprendermos com o que vivemos. Mas tome cuidado para não depositar todas as suas energias no passado! O que passou já passou!

fechar