A palavra Rebu é uma abreviação de "Rebuliço" que significa confusão.
A TV Tupi foi a primeira emissora a transmitir uma novela em rede nacional com a estréia de A Barba Azul em 1 de julho de 1974. No mesmo ano, a Rede Globo lançou O Rebu, em 4 de novembro.
O Rebu teve suas primeira versão em 1974 também produzida e televisionada pela Rede Globo de televisão. O título provisório da novela era "A Festa". Foi ao ar em 4 de novembro de 1974 até 11 de abril de 1975 no horário das 22h. Tinha como protagonista o ator Lima Duarte e a atriz Bete Mendes. A trama era a mesma tratada hoje: o mistério que rondava uma morte na piscina durante a festa.
Criada por Ângela Mahler, Duda vive na mansão juntamente com sua mãe e é seguidora da mesma nos negócios. É apaixonada por Bruno (Daniel de Oliveira).
Bernardo Rezende
José de Abreu
Casado com Gilda (Cássia Kis Magro) é um rico empresário que não se conforma em ter perdido o poder de sua empresa. Tem como amante Mirna (Bianca Muller).
É casada com Braga (Tony Ramos). Mulher fina e de família tradicional.
Viúva e mãe de Maria Angélica (Camila Morgado), é namorada e morre de ciúmes de Kiko (Pablo Sanábio). Já Kiko é apaxonado por Camila (Maria Flor).
Psicóloga e casada com o bipolar Oswaldo, é apaixonada por Kiko, namorado de Vic.
Ângela Mahler
Patrícia Pillar
Uma mulher rica e fina, Ângela Mahler é empresária e herdeira da empresa Mahler Engenharia. Sozinha, mora apenas com sua filha Duda (papel de Sophie Charlotte)
Carlos Braga Vidigal
Tony Ramos
Proprietário da empresa Braga Engenharia, Carlos é um renomado e respeitado empresário. Tem como parceira nos negócios Ângela (Patrícia Pillar). Tem um ótima reputação como homem honesto e sério. É casado na trama com Lídia (Bel Kowarick)
Gilda Resende
Cássia Kis Magro
Sócia de Ângela e diretora jurídica da empresa Mahler Engenharia, Gilda é casada com Bernardo (José de Abreu) mas se envolve com Bruno (Daniel de Oliveira) que até então é namorado de Duda.
Bruno Ferraz
Daniel de Oliveira
Rapaz ambicioso, Bruno trabalha para Ângela e tem um relacionamento com Duda, mas por interesse mantém uma relação escondida com Gilda. É ele o assassinado na trama.
Parente distante de Lídia, Oswaldo é casado com Camila (Maria Flor) e tem como ocupação a profissão de jornalista. Sofre de transtorno bipolar.
Maria Angélica
Camila Morgado
Filha de Vic, Maria Angélica só pensa em se divertir. Tem um rápido envolvimento com Alain (Jesuíta Barbosa) na novela.