A história acontece no município de Bole-bole, em Pernambuco, que é cenário da eterna guerra entre a tradicional família Rosado e a família Vilar. E ess aguerra está cada vez mais forte. Um lado, liderado por Zico Rosado, luta para manter o atual nome da cidade, já o outro lado, comandado por Tibério Vilar e sua neta, Zélia, querem que o nome da cidade mude imediatamente para Saramandaia, alegando ter vergonha do nome Bole-bole e do "passado sujo" da cidade. Além da disputas pelo nome da cidade, outras tramas se desenrolam junto com a guerra entre as família Vilar e Rosado.
Marcina, interpretada por Chandelly Braz, é uma garota sensual que trabalha com o pai Cazuza em sua botica, e namora o misterioso e recatado João Gibão. Ela arde de paixão e desejo por ele. Ela é tão apaixonada que, literalmente, chega a pegar fogo perto dele.
Cazuza, interpretado por Marcos Palmeira, não suporta discutir sobre o nome da cidade. Tradicionalista roxo, toda vez que a discussão vem a tona, quase que seu coração pula para fora da boca.
João Gibão (Sergio Guizé), é idealista e sonhador, e sofre por ter nascido com asas. Tem um dom: consegue prever coisas que estão para acontecer, e consegue, também, tocar o sino da cidade com a força do pensamento. Isso faz com que algumas pessoas tenham medo dele.
Candinha, interpretada por Fernanda Montenegro, passa o dia conversando com dezenas de galinhas imaginárias que só ela vê, por isso, a família acha que ela está louca. Mas ela sabe de tudo o que acontece ao seu redor, mas prefere se manter calada, esperando que, um dia, seu grande amor, Tibério Vilar, vá buscá-la.
Teimosa e sonhadora
Leandra Leal
A Zélia é muito teimosa, idealista e sonhadora com o que ela acha que é o melhor. Defende as coisas com muito afinco e verdade.
De volta as telinhas
Fernanda Montenegro
A motivação para voltar para um set de gravação é estar viva. É fazer a minha vocação, é estar disposta e ainda ter fôlego. Imagina não fazer mais o que faço? Para mim, seria uma doença.
Trabalho artesanal
Vera Holtz
São muitas coisas sendo feitas ali na hora. É um trabalho artesanal, artístico. É bacana parar, dar uma respirada, esperar a cola secar. Não dá para fazer com pressa.
Arte da política
José Mayer
Zico representa os políticos brasileiros, porque aparentemente é um personagem afetivo, amoroso, habilidoso e representante de uma linhagem nobre de malandros na arte da política.
Tibério é um enraizado como muitas pessoas são, é um enraizado mesmo! É um velho teimoso, cismado, cheio de crenças muito próprias, muito pessoais. E não se move daquela posição. Chega a ser divertido.
O João Gibão é muito completo e tem virtudes que eu ainda não tenho, mas gostaria muito de ter.
Lua Viana, interpretado por Fernando Belo, é o prefeito que toda cidade merece. Apartidário e honesto, governa para o povo. O político incorruptível não escolherá um lado, nem mesmo quando a disputa ficar feia, e nem sendo pressionado pela sua namorada, Zélia Vilar.
Tibério Vilar, vivido por Tarcísio Meira, viveu com o ódio de sua família pelos Rosados, sem nem mesmo entender o porquê desse ódio. A grande frustração de sua vida é não ter conseguido conquistar seu grande amor, Candinha Rosado. Hoje, não sai de sua cadeira e transformou-se literalmente em uma árvore, criando até raízes.
Evangelina, mais conhecida como Redonda, vivida por Vera Holtz, é espalhafatosa, cheia de apetite e resmungona. Com seus 250 quilos, faz o solo tremer e as crianças gritarem quando passeia pela cidade.
Depois de 30 anos fora da cidade, Vitória Vilar (Lilia Cabral), filha de Tibério, retorna a cidade para tentar se entender com o seu amor do passado, o "formiguento" Zico Rosado
Nas noite de quinta-feira, o professor Aristópulo (Gabriel Braga Nunes) se transforma em lobisomem. A favor da causa bole-bolense, recatado e tímido, o professor não dorme há 10 anos e está sempre a procura de algo que ajude a passar o tempo na madrugada.
Dono dos canaviais e das usinas de açúcar, Zico Rosado, interpretado por José Mayer, quer manter o nome da cidade. É casado com Helena (Angela Figueiredo), mas deseja Vitória. É tão raivoso, que em situações de exaltação, solta formigas pelos nariz.
Caracterização
Vera Holtz
Esse processo de elaboração do trabalho, conviver com a equipe, entender como funciona a caracterização, é um mundo novo para mim. Tudo é motivação.
Nos outros trabalhos nós vivíamos como cão e gato.
Fantástico
Chandelly Braz
As pessoas ficam nuas na vida, no cinema, no teatro. Na TV isso acaba virando algo fantástico, e não é.
Dona Candinha
Fernanda Montengro
A dona Candinha tem um bom humor que me ajuda a fazer a personagem.
Personagem maravilhoso
Sergio Guizé
Acho que a maior pressão é por ser um personagem maravilhoso, icônico e que foi feito por um mestre.
Galinhas imaginárias
Fernanda Montenegro
As galinhas ficam na delas, são completamente malucas, mas como as cenas com elas são malucas, acaba que dá certo.