Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify Play PPS Book Download Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Telegram Copy Up Check

Siga-nos

Coisas que você deve saber antes de abrir o Instagram

Num mundo tão “contaminado” pela tecnologia na palma da mão e – literalmente – a qualquer hora do dia, uma plataforma que supostamente mostra a realidade de famosos, ou até de pessoas que conhecemos, pode se tornar um gatilho para graves problemas pessoais, como baixa autoestima ou ansiedade. É preciso lembrar que fora das telas, ou por trás delas, existem pessoas reais, que não vivem a vida perfeita 24 horas por dia, como mostram as fotos. Saiba como fazer o uso do Instagram de forma mais saudável e, antes de entrar, mais uma vez, no app para dar uma olhada no que o pessoal está fazendo, confira algumas dicas para não deixar que isso tenha um impacto maior que o necessário na sua vida.

continue lendo
Compartilhar

Edição da vida

Assim como uma imagem pode ser ajustada, os momentos que são expostos no feed do Instagram também podem ser. A maior parte dos usuários do Instagram usam a rede social para mostrar os melhores momentos de sua vida, o que não quer dizer que essas pessoas não tenham situações ruins. Então, lembre-se de que ninguém é feliz o tempo inteiro.

Troco likes

Postar uma foto e ficar aguardando as notificações de curtidas pode se transformar até em gatilho para a ansiedade, segundo psicólogos, sabia? E comparar as suas curtidas com as dos demais também não é algo saudável. O número de likes não define quem você é ou seu nível de aceitação.

Sorteio e compra de seguidores

Provavelmente você já tentou a sorte ou foi marcado em algum sorteio no Instagram, não é? Mas você sabia que a maioria dessas ações de sorte são realizadas para aumentar o número de seguidores de determinados perfis? É isso mesmo! Outras pessoas e marcas preferem até comprar seguidores por meio de aplicativo.

Nem só de pessoas vive o Instagram

Normalmente, a linha do tempo no Instagram é composta majoritariamente de perfis de pessoas. Algumas em viagens de férias, outras na balada, e por aí vai... Agora que tal entrar na rede social e buscar perfis de atividades com as quais você se identifica? Por exemplo, se sua pegada é ilustração, entre na aba de pesquisa, digite “ilustração” e encontre perfis nessa linha.

Falar sobre a pressão que a rede social pode gerar

Fingir que algo não existe ou varrer a sujeira para debaixo do tapete... Quando o assunto é “pressão das redes sociais”, muita gente faz isso. Porém, é necessário falar abertamente sobre como a lógica do Instagram, por exemplo, pode ser opressora. Não tenha medo de reconhecer isso nem de conversar com pessoas que possam até corroborar esse cenário.

 

Redes sociais não refletem quem somos

Em tempos de publiposts exagerados e a vontade de ser aceito pela unanimidade, nem sempre as publicações no Instagram vão expressar o que os influenciadores realmente pensam. Então, não leve como uma sentença ou verdade absoluta tudo o que aparece na rede social, pois os interesses estarão por trás de tudo.

Encontre ajuda no próprio Instagram

Para conseguir ajuda por meio do Instagram, pesquise pelas hashtags #depressão, #ansiedade ou #suicídio e selecione a opção “Obter apoio”, que aparecerá na mensagem com o título “Podemos ajudar?” Depois, selecione o tipo de ajuda: entrar em contato com um amigo, pedir ajuda anonimamente para um voluntário ou receber dicas de apoio. Isso não substitui o acompanhamento psicológico, mas pode ser mais uma ferramenta de apoio à saúde mental.

Como bombar seu Instagram?

Siga perfis em que você possa se reconhecer

Você se enxerga nos influencers que aparecem na sua linha do tempo? Ou são pessoas com padrões de vida, de corpo, de etnia e de gênero completamente diferentes dos seus? Bom, se pintou uma dúvida aí, não custa nada procurar pessoas que tenham pontos em comum para servirem de inspiração. Mas lembre-se de que todos têm suas particularidades, que precisam ser valorizadas.

fechar