Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Play PPS Book Download Heart Whatsapp Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube 9 Giga Up

Como organizar um chá de bebê

A gravidez traz com ela diversas fases, inclusive a fase em que é preciso organizar o chá de bebê. Se você tivesse que fazer todos os preparativos, você saberia por onde começar? Como você ajeitaria cada detalhe? Veja dicas de organização, siga os passos e tenha uma festa incrível.

1. Lista de convidados

O primeiro passo quando você decide organizar um chá de bebê é pensar na lista de convidados, afinal, o sucesso das demais etapas e do objetivo da festa depende totalmente de quem participará desse momento tão especial.

Um ponto importante a se pensar é: a festa será exclusivamente para mulheres ou os homens também serão convidados? Hoje em dia está cada vez mais comum ambos os gêneros estarem presentes nesta data. Definindo isso e os nomes que estarão na lista, fica mais fácil pensar como essa festa será composta.

2. Data, horário e duração do evento

Depois que os convidados forem definidos, é o momento de você pensar na data, no horário e até mesmo no tempo de duração da festa. Em relação a data e horário, o ideal é encontrar um dia em que todos possam comparecer, ou seja, o fim de semana ainda é a melhor opção. Caso isso não seja possível, uma sexta-feira à noite pode ser uma boa alternativa.

Se tratando de duração, lembre-se sempre de que o bem-estar da mamãe deve vir em primeiro lugar. Quando for pensar neste ponto, encontre um tempo que seja ideal para que a festa aconteça, mas que não canse tanto assim.

3. Local da festa

O local é um ponto muito importante depois das primeiras etapas. Existem diversas opções para escolher, como o salão de festas de um prédio, a casa de alguém ou até um clube. O crucial é que o lugar comporte todas as pessoas que você resolveu chamar e que todos fiquem bem acomodados.

4. Cardápio

Definindo esses três pontos, é hora de pensar no cardápio. Para isso, você precisa se lembrar do horário em que o chá de bebê será realizado, pois é ele que vai determinar totalmente o que você vai servir ou o que você vai pedir para que as pessoas levem. Não se esqueça de que esse é outro ponto essencial: você vai produzir tudo ou você vai pedir a colaboração de todos? Além de tudo isso, organize-se para comprar os detalhes básicos da festa, como guardanapos, copos, talheres, pratos e demais itens.

5. Presentes

A lista de presentes é um dos itens principais, já que é nela que você vai encontrar e definir o que você precisa. Assim que você estabelecer cada um deles, determine quem vai levar o quê. Caso você convide um casal, o ideal é colocar somente um presente no convite.

Outra situação que pode acontecer é você querer abrir mão de receber esses presentes e aderir a um outro tipo de festa, o que vem acontecendo bastante. Uma dica é pedir para os convidados levarem alguns produtos que depois serão doados para algum orfanato ou instituição de crianças carentes.

6. Brincadeiras

Ah, as brincadeiras! Este é um dos momentos mais divertidos e, às vezes, o mais temido por todos. Caso você seja favorável a esses instantes, procure comunicar aos convidados antes sobre o que você definiu e deixe livre a escolha de cada um participar ou não. Agora, se você prefere que não tenha nada disso, uma das opções é oferecer lembrancinhas quem estará presente como forma de prestigiá-los.

7. O tema da decoração

A decoração, de uma forma ou de outra, faz parte da festa. Definir um tema para ela é divertido porque existem vários deles, como ursinhos, chupetas e até doces. Ou seja, fica literalmente à sua escolha.

Uma outra alternativa, caso você não queira se aprofundar tanto assim, é escolher uma ou mais cores para decorar.

8. Convites

Cumpriu as sete etapas acima? Então agora é o momento de pensar no convite. Coloque nele todas as informações necessárias como nome do convidado ou convidados, data e horário, local e a sugestão de presente para levar. Depois disso tudo, determine a melhor maneira de entregar cada um. Pode ser uma entrega feita pessoalmente ou uma entrega virtual, mas não se esqueça dos detalhes. Se for pessoalmente é preciso entregar com antecedência para que os convidados se organizem. Se for virtual, é preciso achar um jeito de comunicar todos de alguma forma, já que podem ter casos em que algumas pessoas não tenham tanta facilidade com o mundo cibernético.

9. Organizando a decoração

Você provavelmente já definiu o tema da sua decoração, certo? Mas, depois dessa definição que já foi feita no item sete, é preciso colocar a mão na massa e ter consciência do quanto você quer investir. Não se esqueça de que você tem que definir como será o bolo, os docinhos e até mesmo as lembrancinhas. Este último, apesar de não ser obrigatório, é uma forma de agradecer quem esteve presente.

Para uma decoração mais simples você pode usar bexigas, enfeites e os próprios doces que já vão ter na festa. Caso você possa gastar mais sem tanta preocupação, existem empresas ou profissionais especializados que podem montar. Se essa for a sua escolha, procure bem e encontre o melhor valor.

10. Deixe tudo pronto

Agora que você já definiu tudo isso, é hora de arrumar os detalhes e esperar o momento da festa. Lembre-se de separar um local para deixar os presente, caso essa tenha sido a sua escolha no item cinco. Além disso, deixe etiquetas e uma caneta separada para marcar o nome de quem trouxe o quê. Para finalizar, no dia da festa o ideal é que a gestante já esteja no lugar quando os convidados chegarem. Divirtam-se!