Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify Play PPS Book Download Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Telegram Copy Up Check

Siga-nos

Tecnologias Black Mirror que não estão tão distantes de acontecer

O seriado de ficção científica Black Mirror aborda histórias que se passam num futuro distante. Mas será que é realmente assim? Muitas tecnologias mostradas na série estão mais próximas de se tornar realidade do que acreditamos. Na verdade, já há protótipos e testes para muitas delas, e algumas já até foram usadas, de forma simplificada, na vida real. Descubra aqui quais são elas! Embora nem sempre tão amigáveis em Black Mirror, as tecnologias no mundo real estão sendo desenvolvidas para ajudar a vida dos humanos. Mas será que elas continuarão sempre assim? Só o tempo irá dizer... É, a realidade também pode ser muito Black Mirror.

continue lendo
Compartilhar

Política como espetáculo

No episódio "The Waldo Moment", a série mostra um urso de desenho animado, como o nome de Waldo, que irá concorrer à presidência. O episódio revela a técnica de representar comportamentos humanos em um avatar, coisa que o Facebook, por exemplo, já trouxe para a realidade com os avatares de pessoas que usam a realidade virtual do Oculus Rift.

Chatbot

No episódio “Chatbot”, uma viúva usa um chatbot para tentar falar com o marido morto. A tecnologia funciona por meio de um banco de dados, estratégia usada na vida real pela engenheira Eugenia Kuyda. Ela criou um aplicativo chamado Luka, que usa as mensagens e posts das redes sociais da pessoa morta para formular possíveis diálogos com ela.

Robôs parecidos com seres humanos

No mesmo episódio do “Chatbot”, a personagem também compra um robô com aparência idêntica a de um humano. E adivinha? Fora das telinhas isso também é realidade. A atriz Scarlet Johansson, por exemplo, serviu de inspiração para uma robô que fala, possui expressões faciais, e ainda interage com outras pessoas.

Super soldados

Ainda na linha de manipular memória, no episódio “Super soldados”, os militares passam por ações de engenharia emocional a fim de abandonarem seus traumas e medos. O laboratório do Pentágono traz essa possibilidade para a vida real por meio de aparelhos de estimulação magnética. Eles prometem instigar ou diminuir das pessoas que usarem os aparelhos.

Descubra 10 fatos sobre a série Stranger Things

Lentes de contato de realidade aumentada

Presente em todas as temporadas da série, o implante cerebral que possibilita aumentar a realidade é no mínimo curioso. Agora pensar que isso pode existir no mundo de verdade choca, porém descobrimos que é verdade. Em 2016, a Samsung patenteou a produção de lentes com micro câmeras integradas, que devem ser controladas pelos celulares. Doideira!

 

Abelhas robôs

No episódio “Abelhas robôs", da 3ª temporada, a série mostrou um problema ecológico real e bem sério: o risco de extinção das abelhas. Assim como rolou em Black Mirror, um grupo de cientistas de Harvard criou uma abelha robô de 3 cm, a RoboBee, para ajudar na polinização, e impedir um desequilíbrio ambiental que evitaria um colapso mundial do ecossistema.

Ranking de pessoas

Já imaginou receber uma nota pelos serviços que você oferece ou consome? No episódio “Ranking de pessoas”, os personagens passam por essa situação. Achou estranho? Mas na vida real já existe algo parecido: empresas de análise de crédito levam em conta todas as informações sobre o cliente que elas puderem encontrar na internet, e dão nota sem medo para eles.

fechar