Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify Play PPS Book Download Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Telegram Copy Up Check

Siga-nos

Dia de Santa Letícia

Santa Letícia, embora pouco conhecida, é uma santa de grande devoção religiosa, que morreu virgem e é considerada uma das mártires cristãs. A santa morreu dando a vida em nome da fé e solidariedade a Santa Úrsula e a Jesus Cristo. Santa Letícia foi morta pelos hunos por se recusar a negar sua fé e religião. Em seu dia, 21 de outubro, relembramos sua vida e história de amor, fé, castidade e devoção orando: “Ó Deus, que destes a Santa Letícia a alegria e a glória de oferecer a própria vida para defender a fé em vosso Cristo, dai-nos a graça da perseverança para defender a fé em todas as situações da vida. Pelo mesmo Cristo, Senhor nosso, amém. Santa Letícia, rogai por nós”.

continue lendo
Compartilhar

Origem do nome

Letícia se origina do latim Laetitia, cujo significado é “alegria”. Estima-se que Santa Letícia tenha vivido por volta do ano 406, na mesma época de Átila, o rei dos hunos, que tem relação com sua morte. Seu dia é celebrado em 21 de outubro.

Companheira de Santa Úrsula

Santa Letícia (cujo dia se celebra em 21 de outubro) foi uma das dez virgens que acompanharam Santa Úrsula em sua comitiva para a cerimônia de casamento, a ser realizada na França. Santa Úrsula havia sido prometida em casamento a um rei pagão que se comprometeu a se converter à fé cristã.

No meio do caminho

Já em território francês, a caminho da cerimônia, a comitiva de Santa Úrsula deparou-se com o exército dos hunos. Devido à sua beleza, Úrsula foi escolhida para ser uma das esposas de Átila. Mas Úrsula se recusou e recebeu o apoio de Letícia e das outras virgens. Santa Letícia, cujo dia se celebra em 21/10, tem sua história de martírio relacionada à de Santa Úrsula.

Prova de fé cristã

O ato de manter a fé em Cristo, independentemente das consequências, faz de Santa Letícia um exemplo de doação incondicional à religião e ao amor por Jesus. Guie-se pelo exemplo de Santa Letícia e fortaleça a sua fé. Celebre o seu dia, 21 de outubro, dedicando seu amor.

Prova do martírio

Um achado arqueológico prova o martírio da virgem Letícia: a inscrição encontrada em uma igreja localizada em Colônia (Alemanha), que guarda o túmulo de Úrsula e suas companheiras. Na inscrição, é mencionada a morte de todas elas pelas ordens de Átila. Mais uma prova da fé de Santa Letícia (celebrada em 21/10), que deu a vida em nome da fé e em solidariedade a Úrsula.

Conheça a história de fé de Santa Beatriz

Letícia, mártir

Em exumação dos restos mortais de Santa Úrsula, realizada em 1521, foi encontrada a cabeça de uma das virgens, na qual estava escrito: “Letícia, mártir”. A relíquia foi levada para Ayerbe (Espanha), cidade da qual Santa Letícia é padroeira. O Dia de Santa Letícia é comemorado em 21/10, mas as festas em honra a ela em Ayerbe são celebradas em 9/9.

Oração a Santa Letícia

Neste 21 de outubro, Dia de Santa Letícia, use de toda a sua dedicação para fortalecer sua fé em Cristo, a exemplo da santa, com esta oração em sua devoção:
“Ó Deus, que destes a Santa Letícia a alegria e a glória de ter oferecido a própria vida para defender a fé em vosso Filho Jesus Cristo, dai-nos, por sua intercessão, a graça da perseverança e de defendermos a fé em todas as situações da vida. Pelo mesmo Cristo, Senhor nosso, amém. Santa Letícia, rogai por nós.”

 

Cidades

Além de Santa Letícia ser a padroeira da cidade espanhola de Ayerbe, diz-se que é possível que o nome da cidade de Letícia, na Colômbia, tenha sido escolhido em homenagem à santa (pelo menos é o que diz uma das versões sobre a misteriosa origem do nome dessa cidade). Verdade ou não, seria mais um motivo para celebrá-la, especialmente em seu dia, 21 de outubro.

A data

Em 21 de outubro, celebra-se o Dia de Santa Letícia, virgem que entregou a vida em virtude da fé em Cristo. Existem poucos dados sobre sua história, que tem uma relação com Santa Úrsula, por Letícia ter sido uma de suas acompanhantes.

Agradeça pelo infinito poder da fé

Reúna-se em oração

Mesmo que você não seja devoto de Santa Letícia, até pela pouca informação sobre ela, tome como exemplo a história dela de fé e reúna-se em oração com sua família e seus amigos da igreja para celebrar o amor a Cristo. E no Dia de Santa Letícia, 21/10, faça uma oração.

A morte em nome da fé

Por causa de sua fé, Úrsula se recusa a ser uma das esposas de Átila, e obtém o apoio das virgens. Átila então exigiu que elas renegassem a fé em troca da vida. Entretanto, todas, inclusive Letícia, se recusaram prontamente a renegar a fé em Cristo, e por essa razão foram mortas. O Dia de Santa Letícia se comemora em 21 de outubro.

fechar