Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify Play PPS Book Download Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Telegram Copy Up Check

Siga-nos

Frases budistas que vão mudar sua vida

A milenar sabedoria budista demonstra em seus ensinamentos que alcançar uma vida iluminada é possível, quando se é capaz de acalmar a mente, abandonar os excessos e o apego e buscar o equilíbrio e a reflexão. As mais importantes frases budistas que chegaram até nós ao longo da tradição da religião são ferramentas transformadoras, capazes de ajudar a mudar a vida daqueles que as tomam como ensinamento, as guardam no coração e na mente e as usam para controlar de forma consciente seu próprio destino. Leia aqui algumas dessas frases e deixe que essas palavras ancestrais lhe ensinem lições preciosas sobre a vida, a alma e o poder da mente.

continue lendo
Compartilhar

Lições de Buda

O budismo teve origem há mais de 2.500 anos com os ensinamentos do buda Siddhartha Gautama. O famoso buda histórico não deixou nenhuma obra ou texto escrito, mas seus ensinamentos foram preservados e registrados pelos discípulos que continuaram o trabalho de ensinamento e prática de sua filosofia. Até hoje, os ensinamentos budistas trazem consigo a capacidade de mudar vidas.

Conheça e inspire-se com as principais crenças budistas

Pensamentos

"Tudo o que somos é resultado do que pensamos; está baseado em nossos pensamentos e está feito deles."

Se você mantém pensamentos positivos em sua vida, logo atrairá resultados positivos. Tente ver a vida com outros olhos. Tente ver o que você quer que aconteça.

Ensinamento universal

“Não ferir os outros com o que causa dor a si mesmo.”

Essa é uma frase budista cuja riqueza que traz consigo está presente também em grandes religiões e sistemas filosóficos. O próprio cristianismo tem sua versão para o mesmo profundo ensinamento: não ser causa de dor nem sofrimento para nenhum ser, praticando o bem ao outro como se fosse a si próprio.

Menos é mais

“Não é mais rico quem tem mais, mas quem precisa menos.”

A riqueza pode ser vista no ser ou no ter. Sendo pessoas que de nada precisamos, mesmo o nada que tivermos será uma riqueza sem fim.

Momento

"Alegre-se porque todo lugar é aqui e todo momento é agora."

Pensar no passado é normal, assim como fazemos com o futuro, com a ansiedade por algo que ainda não aconteceu ou com saudade de algo que já passou, já acabou. Mas isso nos impede de viver o agora, de viver momentos extraordinários. Desfrute de cada momento como se fosse o último.

Pequenos milagres

“Se você pode apreciar o milagre que mantém uma única flor, toda sua vida vai mudar.”

A vida é repleta de milagres por toda a parte, esperando apenas que possamos parar, respirar, admirar e absorver o fantástico da vida. Assim, um minuto em que paramos para contemplar o milagre da vida na sua forma mais singela, pode ser o minuto que vai mudar a nossa vida toda.

Lei da mente

“A lei da mente é implacável.

O que você pensa, você cria.

O que você sente, você atrai.

O que você acredita torna-se realidade.”

Não subestime o poder da sua mente. Crie seu próprio futuro na sua cabeça, acredite nele, e experimente a felicidade de trabalhar pelo sucesso do próprio destino.

 

Evolução

"Vale mais a pena usar chinelos do que cobrir o mundo com tapetes."

Precisamos estra conscientes de nossos potenciais, daquilo que somos capazes de fazer. Sendo assim, também precisamos saber como lidar com nossos dons e recursos para assim podermos evoluir na vida.

Dor e sofrimento

“A dor é inevitável, o sofrimento é opcional.”

No caminho para nos libertarmos do sofrimento, precisamos dissociá-lo da dor. Seja a dor física ou emocional, precisamos encontrar formas de compreender que somos responsáveis pelo nosso destino e que, ainda que tenhamos que passar pela dor, não somos obrigados a viver em sofrimento.

Guerra interior

“Ninguém tem culpa pela forma a qual você se sente, o outro só está auxiliando a trazer para a superfície a sua própria guerra interior.”

Infelizmente, o meio de vida que cultivamos no ocidente nos afasta da nossa própria essência e nos alheia dos processos que envolvem o sentir. Mesmo assim, podemos buscar a autonomia emocional. O primeiro passo é tomar para si a responsabilidade pelo que sentimos, e entender que cada um só pode dar o que tem.

Consequências

"Não machuque os outros com o que te causa dor."

Sabe aquela velha frase que diz: "Não faça com os outros o que não gostaria que fizessem com você?". É nessa mesma linha de raciocínio que se constitui a frase budista. Pense bem antes de agir ou falar. Pense nas consequências que as palavras e atos podem trazer.

Interior e exterior

"Cuide de seu exterior tanto quanto cuida de seu interior, pois tudo é um só."

Precisamos que nosso corpo e nossa mente estejam sempre em equilíbrio para encontrar um estado de paz, de bem estar. Concentrar-se em mudar isso na vida pode nos deixar mais conscientes do que está acontecendo aqui e agora.

Tudo é um

“Tenha cuidado com o exterior, bem como seu interior, porque tudo é um.”

A ilusão da separação e das dualidades é, por si só, fonte de sofrimento. Até podemos dividir didaticamente as esferas da nossa vida, mas é essencial entender que somos unidades, complexas e inteiras, e que, não devemos descuidar de nenhuma parte do nosso eu.

Outra moeda

“O ódio não diminui o ódio. O ódio diminui com o amor.”

Nunca será demais lembrar: violência só gera mais violência. Da mesma forma, gentileza gera gentileza e a regra se aplica à grande maioria dos sentimentos. Se sentimentos iguais se retroalimentam, serão os opostos que vão se anular uns aos outros. E diante da força incontestável do amor, o ódio não tem alimento para crescer.

Pensamento é poder

“Tudo o que somos é resultado do que pensamos; está baseado em nossos pensamentos e está feito deles.”

Há uma força inexplorada no pensamento. Tudo o que foi feito no progresso da humanidade, precisou ser pensado em algum momento. No início ou no decorrer dos processos, o pensamento foi uma força criadora fundamental. Na vida, a lógica é a mesma: somos o que pensamos.

Dor

"A dor é inevitável, o sofrimento é opcional."

As pessoas só podem nos machucar se souberem ao que damos importância. Evitar o sofrimento inútil pode consistir, simplesmente, em dar um passo para trás, em se desligar emocionalmente e ver as coisas sob outra perspectiva. Não tente adiar as emoções e os sentimentos que estão dentro de seu coração. Tudo nessa vida tem o motivo, seja para o bem ou não..

Livre-se do rancor

“Aqueles que estão livres de pensamentos rancorosos certamente encontram a paz.”

Seguir a vida com mágoa e rancor é caminhar carregando um peso, desnecessário e incômodo, que te impede de carregar coisas boas e muito mais leves. Cultivar o perdão e a gratidão é um caminho muito mais leve para a paz.

Palavras não são só palavras

“As palavras têm o poder de ferir e de sarar. Quando elas são boas, têm o poder de mudar o mundo.”

Não subestime nunca o poder das palavras, e faça das suas próprias, ferramenta para fazer do mundo um lugar melhor. Não as deixe ferir ninguém por falta de cuidado. Transforme-as em bálsamo e você verá que, divulgando amor e paz, eles retornam multiplicados.

Necessidade

"Não é mais rico aquele que mais tem, senão aquele que menos necessita."

Sempre desejamos ter mais do que temos, tanto na vida espiritual, quanto na vida material. E isso acaba tomando muito tempo de nossas vidas. Aceite tudo o que você tem e agradeça por tudo. Isso proporcionará uma vida mais equilibrada, reduzindo o estresse e muitas tensões internas.

Agora

“Só há um tempo em que é fundamental despertar. Esse tempo é agora.”

Não desperdice o agora. Hoje é o único dia em que algo pode realmente ser feito. Deixar para depois aquela mudança que só vai trazer coisas boas para a sua vida é perder um grande tempo em que estaria sendo e vivendo melhor. Não depois, agora.

Trabalho

“Sua tarefa é descobrir o seu trabalho e, então, com todo o coração, dedicar-se a ele.”

Pense em algo que realmente goste de fazer. Agora imagine como essa atividade, feita com alegria e dedicação, pode mudar o mundo para melhor. Esse é o seu trabalho e precisa ser feito. Não importa como você vai encontrá-lo, se por afinidade inata ou por simples acaso, o importante é saber que ele existe.

Aprendizados

"Para entender tudo, é preciso esquecer tudo."

A vida é feita de aprendizados, e isso não é novidade para ninguém. Mas precisamos abrir a nossa mente e esquecer de alguns aprendizados. A vida pode sempre nos surpreender e trazer novidades que nem imaginamos.

Aprender, ensinar e praticar

“Há três classes de pessoas que são infelizes: a que não sabe e não pergunta, a que sabe e não ensina e a que ensina e não faz.”

Ninguém nasce sabendo de tudo. Cultivar a curiosidade e buscar o conhecimento é um caminho para a felicidade. Mas só isso não basta. É preciso ir além. Aprender o que falta, ensinar para multiplicar e perpetuar o conhecimento e, principalmente, realmente fazer o que fala.

Compartilhe mensagens de reflexão budista pelo WhatsApp!

fechar