Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Play PPS Book Download Heart Whatsapp Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube 9 Giga Up

Sabedoria budista

Existem algumas frases que passam sabedoria, mesmo que curtinhas. Na prática budista, estas mensagens são conhecidas como provérbios budistas. Eles vão te ensinar sobre o valor da vida, sobre paciência, responsabilidade e muitos outros tópicos muito importantes. Veja alguns deles aqui!

Sobre as escrituras sagradas

“Mesmo que você leia muitas escrituras sagradas, e mesmo que você fale muito sobre elas, o que de bom elas podem fazer por você se você não agir sobre isso?”

A sabedoria budista ensina que mais que conhecer o que dizem as escrituras sagradas é necessário colocar em prática o que elas determinam. Do contrário, não é possível dizer que elas realmente fizeram a diferença em você.

Sobre a paciência

“Um jarro enche gota a gota”

A sabedoria budista ensina que é preciso ter paciência para conseguir o que queremos. O exemplo disso é a ideia de que um jarro só ficará cheio se uma série de gotas cair sobre ele, uma a uma.

Sobre a responsabilidade

“Todo ser humano é o autor da sua própria saúde ou da sua própria doença”

De acordo com a sabedoria budista, é necessário entender que o mal que existe no mundo e nas pessoas é resultado de ações do próprio ser humano.

Sobre o silêncio

“Melhor do que mil palavras ocas é uma palavra que traga paz”

Segundo a sabedoria budista, não importa falar muito. O que realmente importa é falar o essencial, aquilo que irá nos trazer paz e bem-estar. Por causa disso, o silêncio pode ser preferível em muitas situações.

Sobre as palavras

“Quaisquer palavras que pronunciamos devem ser escolhidas com cuidado, porque as pessoas ouvem e são influenciadas por elas, para o bem ou para o mal”

A sabedoria budista nos mostra que as palavras que dizemos atuam sobre as outras pessoas, fazendo elas se sentirem bem ou mal. Por isso, precisamos dizer o que queremos com cautela, evitando prejudicar outras pessoas.

Sobre o livre-arbítrio

“Ninguém nos salva a não ser nós mesmos. Ninguém pode e ninguém consegue. Nós devemos percorrer o caminho”

De acordo com a sabedoria budista, é a nossa capacidade de escolha e de decisão que define como será o nosso caminho. Deixar outras pessoas decidirem por nós não vai resultar em salvação.

Sobre a calma

“No momento de uma polêmica em que sentimos raiva, já deixamos de lutar pela verdade e começamos a brigar com nós mesmos”

A sabedoria budista nos mostra que é essencial manter a calma nos momentos mais difíceis e estressantes. Somente dessa forma conseguimos discutir e argumentar pelos fatos, sem nossas emoções influenciarem nosso julgamento.

Reflexões budistas para o dia-a-dia

Sobre a justiça

“A justiça protege o justo como uma capa o resguarda da chuva”

A sabedoria budista ensina a confiança de que a justiça sempre será feita. É essencial compreender que uma pessoa justa sempre será privilegiada e protegida.

Sobre a tristeza

“Antes chorar pelos vivos do que pelos mortos”

De acordo com a sabedoria budista, os nossos sentimentos devem se voltar para as pessoas que, como nós, estão vivas. As pessoas que já morreram não estão em sofrimento.

Sobre o propósito

“Aqueles que se lembram de que devemos ter um fim neste mundo, as suas querelas cessam prontamente”

A sabedoria budista ensina que a melhor forma de lidar com a nossa existência é saber que ela vai se encerrar na Terra. Tendo essa consciência, os problemas desaparecem da vida de qualquer pessoa.

Sobre o sagrado

“A melhor oração é a paciência”

De acordo com a sabedoria budista, o exercício da paciência é uma forma de entrar em contato com o sagrado e com o divino, como uma prece.

Sobre o desejo

“Os desejos humanos são infindáveis. São como a sede de um homem que bebe água salgada, não se satisfaz e a sua sede apenas aumenta”

A sabedoria budista ensina que as pessoas não podem se ater aos desejos que nutrem por alguém ou por alguma coisa, já que elas só irão se sentir ainda mais motivadas a atenderem todos os seus desejos em vez de buscar o que realmente importa.

Mensagens de monges budistas

Sobre a censura

“Diz um antigo provérbio: censuram quem se mantém calado; censuram quem fala muito; censuram quem fala pouco, neste mundo ninguém está livre de censuras”

Segundo a sabedoria budista, todas as pessoas podem ser censuradas, de inúmeras formas. Existe uma dificuldade em reconhecer a liberdade que toda a humanidade deveria ter.

Sobre a mente

“A água turva não mostra os peixes e as conchas embaixo dela, assim como a mente nublada”

De acordo com a comparação estabelecida pela sabedoria budista, é preciso ter a mente limpa para que possamos entender e enxergar o que existe dentro dela, assim como a água do mar.