Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify Play PPS Book Download Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Telegram Copy Up Check

Siga-nos

Carlos Alberto Parreira

Carlos Alberto Parreira é um dos grandes treinadores do futebol brasileiro, ganhou diversos títulos e é uma referência no meio futebolístico. Confira as melhores frases dele.

27/02/1943
continue lendo
Compartilhar

Copa no Brasil e Maracanazo

Carlos Alberto Parreira

É um resgate que tem de ser feito. Já perdemos uma Copa e não queremos perder a segunda. A seleção será motivo de orgulho, vai ser apoiada, incentivada, o torcedor será o 12º jogador, como foi na Copa das Confederações. Eu já conversei com o Flávio Costa (técnico do Brasil na Copa de 1950, quando a Seleção perdeu a final para o Uruguai no Maracanã) e as coisas que ele me contou de fora do campo eram inacreditáveis, com políticos no vestiário. O fora de campo não ajudou.

Favoritismo

Carlos Alberto Parreira

Quantos favoritos não fracassaram? Em 2002, 90% da mídia especializada apontava Argentina e França como favoritas e elas não passaram da primeira fase. Somos favoritos, sim. Não temos obrigação de ganhar, mas somos favoritos. Confiamos nesses jogadores, olha o time que temos. A zaga mais cara do mundo, um timaço. São jogadores experientes, respeitados no futebol mundial, jogamos em casa. Apenas retratamos o que sentimos.

Preparação

Carlos Alberto Parreira

Os testes físicos e exames médicos vão nos dar condições de avaliarmos a condição de cada um e centrarmos o trabalho nas necessidades individuais. O time já está formado, esses amistosos serão um reencontro importante para começarmos bem na estreia.

Condição física dos jogadores

Carlos Alberto Parreira

Eles não chegaram desgastados, acho que o número médio de atuações deles na temporada foi o mais baixo das últimas Copas. Se alguém não estiver na melhor condição agora, com certeza estará até o início da competição. A princípio, ninguém preocupa. É uma situação boa, confortável. O mais importante é a alegria, o brilho no olho de cada um, a felicidade de estar aqui.

Análise dos rivais

Carlos Alberto Parreira

Já temos 16 equipes totalmente observadas: os melhores jogadores, a maneira de jogar, bolas paradas. Não apenas nossos adversários. Do grupo que tem Itália, Uruguai e Inglaterra, pode ser qualquer um dos três. Do confronto das oitavas, temos que ver Chile, Holanda e Espanha. Já nos adiantamos e não seremos surpreendidos.

 

Abertura para imprensa e torcida

Carlos Alberto Parreira

Vamos tentar evitar abertura total e fechamento total. É importante treinar com tranquilidade e segurança, e que vocês sejam atendidos na necessidade de fazer a cobertura. A segurança não permite que haja mil pessoas aqui por dia. A Seleção não ficará exposta por isso. Não somos nós que não queremos presença de público. Estamos até pensando em sortear 10 ou 15 torcedores para virem aqui.

Neymar na Europa

Carlos Alberto Parreira

É o mesmo Neymar, muito mais experiente, reconhecido internacionalmente, talvez, como um dos três melhores jogadores do mundo. Essa estampa ele ganhou no Barcelona. Ele volta de maneira diferente, com uma experiência que só vai agregar em sua performance, muito mais consistente.

Apesar dos anos

Carlos Alberto Parreira

É claro que apesar dos anos de experiência a gente sente medo, fica tenso, vem o friozinho na barriga. Mas essas coisas servem para nos dar motivação. Não é aquele medo que te intimida, mas que te dá coragem para superar os desafios.

Ganhar fora do Campo

Carlos Alberto Parreira

O que aprendi em seis ou sete Copas? Que ganhar fora do campo é o mais importante, e não é fácil. Envolve parte operacional, logística, planejamento, relacionamento com torcedores, imprensa, ambiente de trabalho. E isso nós já conseguimos, portanto já estamos com uma mão na taça.

fechar