Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify Play PPS Book Download Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Telegram Copy Up Check

Siga-nos

Silvio Luiz

Radialista, apresentador e locutor, Silvio Luiz é um mito no âmbito esportivo. Com mais de 50 anos de profissão, o narrador tem muito o que contar. Leia mais.

14/07/1934
continue lendo
Compartilhar

Jornalismo Esportivo

Silvio Luiz

Há muitos meninos que saem da faculdade, não sabem nada e são jogados em um clube de futebol. Seus professores são mestres, têm pós graduação, mas nunca conversaram com um atleta. E hoje há as figuras dos empresários dos jogadores, dos assessores de imprensa. São trinta jornalistas participando de coletivas que não rendem nada.O jogador é orientado a não falar nada de verdade. A situação é falsa, boba.

 

Atleta x Jornalista

Silvio Luiz

O atleta fica irritado quando lê o jornal, a Internet. Os dois lados, o dos jornalistas e o dos jogadores mal se suportam. A situação é ruim e só piora a cada dia. Eu sei bem do que estou falando porque fui repórter.

Relação com o Atleta

Silvio Luiz

Havia intimidade, amizade com o jogador. Ia para todos os lugares. Éramos amigos, mas todos se respeitavam. A confiança era grande. Se no dia do jogo, ele fosse mal, não havia perdão: cacete nele. A relação era verdadeira, não essa falsidade de hoje.

Diversão

Silvio Luiz

Procurei seguir a minha intuição e parti para divertir o telespectador. Narro o jogo, mas várias situações que acontecem durante a partida são ditas do meu jeito. Os bordões vieram naturalmente, do meu poder de observação. Eu brinco, faço quem está assistindo se envolver com o jogo. Dar uma risada, descontrair, além de torcer. Esquecer um pouco a dificuldade da vida. Fico feliz demais quando percebo que as pessoas realmente se divertiram com o jogo.

Segundo Plano

Silvio Luiz

Tem muita gente que está diante das câmeras por causa dos patrocínios que leva. Leva dois, três patrocinadores e vira o rei. Hoje, meu filho, o que vale é o dinheiro. Em todo o lugar. O valor da pessoa, o talento fica em segundo plano.

Copa da África

Silvio Luiz

Eu iria cobrir a minha décima Copa do Mundo. Me preparei para ir. Mas faltando uma semana, o diretor da emissora onde eu estava me chamou e disse que eu não iria mais. Não admiti a situação, o desprezo com que fui tratado. E pedi demissão. Não me arrependo. Fiz o certo. Posso brincar muito e as pessoas não percebam, mas tenho minha dignidade.

Globo

Silvio Luiz

Recebi um convite em 1981. Percebi que a Globo estava tentando me tirar da Record só para que eu não narrasse. Tipo de atitude que ela costuma ter até hoje. Comprar as coisas para não mostrar. Mas comigo não, negão.

Galvão Bueno

Silvio Luiz

O Galvão muitas vezes quer tanto que a sua tese prevaleça que ele briga com a imagem. É uma postura absurda, que não tem cabimento hoje em dia. Há 16 câmeras mostrando um lance. Não será gritando o contrário do que todos estão vendo que terá razão.

fechar