Poucas pessoas sabem, mas o famoso Pedro Rocha, jogador e treinador de futebol que fez parte dos times São Paulo e Coritiba, era uruguaio! Ele se naturalizou brasileiro somente em 1977, depois de alguns anos em que já era conhecido no Brasil por conta de seu trabalho com as equipes que já foram citadas!
Antes de começar a participar dos times brasileiros, Pedro Rocha fez história no Uruguai. Isso porque, pelo time Peñarol, ele venceu sete campeonatos uruguaios e três Copa Libertadores. Além disso, o jogador também foi bicampeão mundial de interclubes!
Não são todas as pessoas que podem dizer que já foram citadas pelo Pelé. Esse número abaixa ainda mais quando tratamos de jogadores que foram colocados como um dos cinco melhores do mundo por esse ícone do esporte, mas esse é o caso de Pedro Rocha!
Por conta de sua facilidade em fazer gols, Pedro Rocha, o jogador uruguaio, ficou conhecido como “El Verdugo”. Em português, isso significa “O Carrasco”, já que ele não perdoava ninguém e sempre fez muitos gols em todos os jogos em que participou.
Divirta-se com frases engraçadas de jogadores de futebol
Pedro Rocha possui mais de 200 gols em sua trajetória. Só pelo Peñarol, time do Uruguai, fez 81 gols em 159 jogos; no São Paulo, realizou 113 gols em 375 jogos; e, no Celeste, estufou as redes 17 vezes em 52 jogos.
Por conta de seu trabalho impressionante como jogador de futebol, Pedro Rocha foi um dos uruguaios homenageados no livro “Tricolor Celeste”, que resgata a saga dessa nacionalidade dentro do time brasileiro São Paulo!
“Acho que, principalmente, poderia ter dado mais carinho para o Pedro Rocha. Em momento algum nenhum diretor do São Paulo ligou para minha irmã ou para mim para saber se ele estava bem.”
“Acho que eu, Forlán, Lugano, todo mundo que veio para o São Paulo, veio por causa dele. Ele deixou uma boa impressão, tanto tecnicamente como pessoa, pelo comportamento dentro e fora de campo.”
Frases para torcer pelo Tricolor Paulista!
“Ele era muito técnico, não olhava para a bola, o tempo inteiro com a cabeça erguida. Também batia falta muito bem. E era um líder, um líder do bem, positivo, que passava coisas boas para nós.”
“Dentro de dez anos, vocês vão gritar meu nome porque eu é que estarei vestindo a camisa da Celeste.”
Maior jogador uruguaio
Pablo Forlán
“É o maior jogador uruguaio dos últimos 50 anos. Vou dizer como ele jogava: caminhava com a bola pelo meio e lançava o centroavante, continuando a correr. Quando recebia a bola, tinha facilidade em marcar. Tocava para um dos pontas e corria para a área. A defesa se preocupava com o centroavante e era ele quem cabeceava. Quando não havia a possibilidade do passe, ele segurava a bola, chegava perto e chutava muito forte, de 30 metros de distância. De esquerda ou de direita, como no final da Copa América de 67, quando fomos campeões. Se o ponta esquerda sofria uma falta, Rocha cobrava com o pé direito no canto esquerdo do goleiro.”
Amante da sinuca
Muricy Ramalho
“Ele era muito educado, um cara diferente no futebol. Caladão, não era de muita brincadeira e gostava muito de jogar sinuca. Era invencível, tinha uma precisão para defender e atacar, até parecia que estava jogando futebol. Para ficar perto dele, comecei a jogar sinuca também. Melhorei muito, mas nunca consegui vencer Pedro Rocha. Mas estava ali, perto dele. Era a prova de que estava vencendo na vida. O cara era um gênio da bola.”
“Pedro Rocha fazia o que queria com a bola, e ela acreditava totalmente nele.”
Grande atleta
Danilo Menezes
“Espero que o legado dele continue com a geração de jogadores que vem pela frente. Além de um grande atleta, era um ser humano muito bom, que unia o grupo.”
No dia 2 de dezembro de 2013, com 70 anos, Pedro Rocha faleceu. Com uma trajetória incrível dentro do futebol, foi homenageado pela sua família, por seus colegas e também por muitos dos times dos quais fez parte da equipe.
Frases de Pelé - conheça o Rei do Futebol!