Durante nossa passagem pelo planeta Terra, a única coisa que verdadeiramente levamos daqui são nossas memórias, nossas experiências. Por isso não guarde mágoas, guarde amor. Preencha sua vida de momentos afetuosos. As mágoas só servem para te deixar chateado e ressentido —e muitas vezes, convenhamos, as pessoas não vão mudar. Então perdoe, faça esse exercício de deixar as lembranças ruins para trás e ficar só com os momentos bons.
Se a vida fosse um banco, em que você tivesse que investir pra poder seguir em frente, você perderia tempo guardando mágoas e ressentimentos? Depositaria rancores, se soubesse que eles iriam render tanto? Pois é! A vida é, sim, um banco, e tudo que nela guardamos cresce com juros e correção. Se é pra ser assim, então, que guardemos amor, alegria, gratidão. Aposto que será um investimento muito mais rentável!
Eu tinha todos os motivos do mundo para guardar uma mágoa infinita no coração, mas preferi deixar esse sentimento sumir aos poucos até sobrar novamente o amor que eu senti por muito tempo no meu peito.
Pare de se torturar pensando no passado
Quando guardamos mágoa, culpa, rancor e toda sorte de sentimento negativo quanto aos outros, nosso corpo adoece. Pra que guardar dentro de si ressentimento por outra pessoa? Já dizia o ditado, é como tomar veneno e esperar que o outro morra. Então não se envenene, muito menos espere o mal da outra pessoa. Viva, siga em frente, perdoe. Guarde amor no seu coração. Pois, quando precisar botar pra fora, você vai inundar o mundo de coisas boas!
Apague tudo o que for de lembrança ruim em sua memória, guarde apenas aquelas que trazem paz para a sua alma e coração, fazendo-lhe abrir um largo sorriso. Nenhuma mágoa merece ser maior do que o amor, nem mesmo pode te impedir de perdoar quem já errou contigo.
Encontre motivos para acabar com a mágoa em você
Deixe que o seu coração habite somente coisas boas, sentimentos positivos, paz e amor. Faça com que o rancor não se instale em ti, mesmo que você tenha muito a lamentar, dezenas de coisas para comprovar que te feriram, ainda assim escolha ter somente o bem em você.
Eu não sou uma pessoa vingativa, até porque se eu fosse, muita coisa estaria destruída entre nós agora. Mas eu abstraí, deixei passar e convivi com erros imperdoáveis, com atitudes indignas da minha amizade, e mesmo assim não morri. O destino por fim afastou a gente, e foi uma boa coisa, pois pude eliminar da minha memória os momentos ruins e guardar o que realmente valeu a pena, que foi o amor que um dia nos uniu.
Ninguém é perfeito! E dentro do nosso peito há sentimentos que podemos cultivar ou expulsar para que não transcenda à nossa alma. Então, se há qualquer resquício de rancor, o elimine de sua vida agora mesmo antes que o amor tenha que partir.
Cumpra estes passos para seguir em frente com sua vida
Ser feliz, é o que eu preferi para a minha vida. De resto, não quero nada. Por isso, não sei guardar rancor e mesmo que eu tente, mesmo que momentaneamente eu fique triste com algo, ainda assim tudo passa.
Nos tempos que eu fiquei remoendo as tristezas dentro do meu peito, eu só perdi. Acabei deixando o ódio se criar em mim e assim o rancor foi tomando espaço. Você foi o meu motivo desencadeador, mas a decisão de sentir isso foi totalmente minha, mas eu estava cega demais para me dar conta. Foi então que precisei acordar e colocar os pés no chão, assim retomando novamente todas as memórias boas e afastando esse mal de mim. Desse modo lhe perdoei, mesmo que você não se importe, eu me livrei de tudo o que não tinha amor.
Infelizmente, eu não posso me esquecer de tudo o que passou, mas isso não significa que eu guarde alguma mágoa em mim, não. Pelo contrário, consegui compreender que somente o bem deve ser vivido e por esse motivo eu admiro, cultivo e quero para a minha vida tudo o que simbolize o amor.
Eu escolhi não guardar rancor, cultivar somente o amor e me afastar de quem não me quer bem. Decidi que a vida deve ser vivida dessa maneira, assim eu não sofro as consequências, não implanto tristeza no meu coração e carrego comigo apenas coisas boas.
Inspire-se com reflexões que te ajudam a crescer
Eu aprendi a não cultivar o ódio mesmo depois de tanto apanhar da vida, de me decepcionar com pessoas que eu amava e fazia de tudo para proteger. Consegui eliminando as lembranças que mais me doíam e, assim, tudo foi se ajeitando, o meu mundo foi ficando em paz novamente e o amor fixou raízes.
O perdão é a única solução, mesmo diante de casos muito extremos. Guardar mágoas é uma ação que não vai melhorar em nada a sua relação com as pessoas e com o mundo ao seu redor. As mágoas transformam você em uma pessoa amarga, cheia de ressentimentos. Por isso, da próxima vez em que alguém ferir seus sentimentos, repense: respire fundo, perdoe e deixe ir. Este é o melhor caminho para viver uma vida plena e mais leve.
Há pessoas que preferem guardar rancor ao amor, mas esse não é o meu caso. Todos os meus ressentimentos foram deixados para trás assim que percebi o quanto me feri cultivando isso em minha alma. Agora, eu sou só paz e bondade.
Eu tenho diversos defeitos, mas ainda bem que não sou do tipo rancorosa. Logo eu, que nunca consegui guardar nada, iria logo querer a vingança de alguém? Eu não. Preferi ser do tipo que só guarda energias boas e as ruins eu libero imediatamente.
Para que guardar mágoas de quem só merece dó? Eu não. Decidi que para eu viver bem, de ti, eu não guardarei nada de ruim, apenas as lembranças de um tempo bom que vivemos bem, do qual tudo era amor.
Felicite-se com as lembranças que permanecem
Você não precisa ser perfeita ou puxar o saco de ninguém, apenas siga sem guardar rancor e sem empurrar ninguém goela abaixo. A sinceridade e a inexistência de sentimentos ruins fazem da vida de qualquer pessoa um lugar de paz, bom para morar.
O ódio é um sentimento destruidor e que não deve se abrigar no coração de ninguém. Ele começa com um rancor e vai evoluindo até matar aos poucos a pessoa que o sente. Por isso, o melhor é só trazer no peito os momentos bons que passou ao lado de quem lhe feriu, mas para evitar novos ressentimentos, se afaste e tudo ficará bem.
Pratique atitudes para acabar com o ódio
Fique tranquilo, de ti, eu não guardo rancor nenhum. Escolhi lembrar-me apenas dos momentos bons que passamos juntos, do amor que um dia sentimos no peito e dos tantos aprendizados que tivemos. O resto eu deixei para trás, em um passado bem distante do qual eu sequer consigo me recordar.