Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify Play PPS Book Download Heart Whatsapp Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube 9 Giga Up

O estilo de vida dos anos 80

Os anos 80 foram muito marcantes! Quem viveu essa época, com certeza, nunca esquece. Quem ainda não era nascido certamente reconhece a estética dessa fase. Os cabelos eram ousados, as músicas empolgantes, o cinema, então, trouxe clássicos que nunca saem de moda. A década do exagero também teve espaço para importantes movimentos na política e na sociedade. Tecnologias que hoje são tão naturais começavam a dar seus primeiros passos. Os anos 80 foram uma época de muitas mudanças e, hoje, despertam a nostalgia. Conheça (ou relembre) aqui tudo aquilo que mais marcou uma das décadas mais importantes do século XX.

Esportes

A década de 80 abrangeu grandes acontecimentos no mundo dos esportes. As Olimpíadas de Moscou, a Copa do Mundo na Espanha, os Jogos Olímpicos de Los Angeles, a Copa do Mundo no México e as Olimpíadas de Seul.

Cinema e TV

Foi na década de 80 que as séries policiais ganharam notoriedade. As produções se tornaram mais explícitas: bandidos, traficantes de drogas, contrabandistas e assaltantes de bancos ganharam espaço nas telas. Os heróis deixam de ser perfeitos e tornam os enredos mais reais. Bons exemplo dessas produções são a série Desejo de Matar, As Cores da Violência e Os Selvagens da Noite.

10 desenhos esquecidos dos anos 80

Política na cultura

As produções culturais deixam de ser mero entretenimento para se associar diretamente a aspectos sociais. Bons exemplos disso são a demonstração do poderio bélico dos Estados Unidos por meio das telas e as produções dos filmes Rambo, Braddock, Comando Delta e Top Gun.

Games

Nos games, a violência e as guerras voltam ao protagonismo. As guerras e intervenções militares são protagonistas nos enredos que contam com tanques de guerra, helicópteros e referências aos Estados Unidos. Alguns exemplos desse fenômeno são os jogos Contra, After Burner e Zelda.

Relembre os jogos que marcaram sua infância

Desenhos de sucesso nos anos 80

Os desenhos foram outra febre dos anos 80, conquistando não só as crianças, mas também os adultos, que se lembram com carinho dos programas até hoje. Afinal, como esquecer de A Família Addams, Alf, o ETeimoso e Capitão Caverna.

Clube dos Cinco

Um filme clássico que surgiu nos anos 80, o Clube dos Cinco conta a história de cinco jovens que ficam de detenção no colégio e aprendem a conviver com suas diferenças. Um filme atemporal que desperta fãs até hoje.

Álbuns de figurinhas

Os álbuns de figurinha foram uma febre dessa década, reunindo principalmente crianças e jovens com o objetivo de completar todas as figurinhas. Quem não teve um álbum de figurinha nos anos 80? Os mais famosos despertam saudade nos nostálgicos. Menudo, Moranguinho e Sua Turma e Animais de Todo o Mundo são exemplos disso.

Poster de famosos

Outra mania entre os jovens e adolescentes dessas época eram os posters. De apresentadores, cantores, bandas… O importante era ter as paredes cobertas de posters de artistas que admiravam. Não era raro ver paredes com os rostos de Tom Cruise, dos Menudos ou de outra boy band por todos os lados.

Diretas Já!

A redemocratização do Brasil aconteceu durante essa década. O movimento Diretas Já reivindicou eleições presidenciais diretas no país. As eleições se tornaram concretas após a votação da proposta de emenda constitucional Dante de Oliveira.

Blunt cut e pixie

Os cortes de cabelo dos anos 80 são memoráveis! Nesses anos os cortes mais comuns eram o blunt cut e pixie. Os cabelos com bastante volume e tamanhos variados eram moda entre os jovens.

Toca-discos

Ouvir música nos anos 80 não era uma tarefa simples. Além do disco de vinil, era necessário ter um toca-discos. As playlists eram feitas por meio das gravações de áudio dos rádios, fazendo com que a qualquer momento surgisse a voz de um locutor.

Ser fã nos anos 80

Sem as redes sociais, ser fã de algum artista era tarefa que necessitava de dedicação. Ficar em frente à TV esperando seu clipe favorito passar na MTV ou comprar revistas e jornais só para saber as últimas sobre seu artista preferido era uma coisa comum.

Bailes de garagem

Ser adolescente nos anos 80 também não era tarefa fácil. As baladas de hoje eram os bailinhos de anos atrás, que aconteciam nas garagens de algum amigo, sem bebidas alcoólicas e com hora marcada para voltar para casa.

Tirar fotos

Nada de selfie! Nos anos 80, além de não existirem as famosas selfies, as câmeras não eram digitais. Você tirava a foto e esperava o filme acabar para revelar todas e saber se alguma ficou boa.

Internet

Nos anos 80, a internet ainda era discada, os programas simples e os fóruns e bate-papos online já eram moda. Já as contas poderiam ser uma surpresa. E ainda reclamam quando a internet cai hoje em dia…

Moda

A moda nos anos 80 foi marcada pelos excessos. As misturas de estampas, a cintura alta, maquiagem carregada, bandanas, croppeds e a inesquecível pochete eram marcas registradas do estilo da época. Muitas dessas tendências estão novamente em alta. Você pode se inspirar em alguns ícones da época, como Xuxa e Madonna, para trazer um pouco dos anos 80 aos seus dias!

Conheça mais sobre a moda dos anos 80