Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify Play PPS Book Download Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Telegram Copy Up Check

Siga-nos

Orival Pessini

Você sabe quem criou Fofão, um dos mais populares personagens infantis dos anos 1980? Conheça mais sobre a história e carreira de Orival Pessini, um dos grandes nomes do humor na TV.

14/10/1944 14/10/2016
continue lendo
Compartilhar

Quem foi Orival Pessini?

"Uma pessoa que trouxe alegria a várias gerações com seu humor adulto ou para crianças com o Fofão." GOMES, Álvaro.

Ator e humorista, Pessini iniciou sua carreira no teatro em 1944 e em 1963 teve sua estreia na TV, no infantil "Quem conta um conto". Criou grandes personagens de sucesso como o Fofão, Patropi ( Praça Brasil) e participou de programas como A Praça é nossa, Escolinha do Gugu e Escolinha do Professor Raimundo.

Fofão

Orival Pessini

Criei o Fofão há 33 anos e até hoje vou aperfeiçoando a máscara. As crianças conhecem pela internet e gostam. Os adultos se emocionam quando o encontram. Quero preservar essa imagem, mas infelizmente tem essas coisas.

Posições políticas

Orival Pessini

Procuro ser isento de posições políticas. Não para ficar em cima do muro, eu tenho minhas opiniões, mas evito porque o pessoal não sabe separar o ator dos personagens. E eu sou de um tempo em que se discutia política. Hoje não se discute, se briga. Para evitar esse ódio que está no ar de alguns, procuro evitar o máximo possível.

 

Revista

Orival Pessini

Uma revista colocou na capa o desenho do Fofão com uma cara satânica e lá dentro esclarece que era um apoio de cabeça. Mas fazer uma capa daquelas? Não sei quem disse, mas aqui no Brasil fazer sucesso é ofensa pessoal.

30 anos

Orival Pessini

Fico abismado com a reação do público. Fofão fez 30 anos em 2013 e as pessoas querem fazer foto comigo. Hoje em dia participo de eventos para adultos. Pessoas que me viam quando criança.

Manifestação política

Orival Pessini

Deixei bem claro para eles que não autorizo a participação do meu personagem em qualquer tipo de manifestação política. Se eles usarem... vamos ver. Não quero briga com ninguém, mas tenho que defender os meus direitos.

Nascimento do Fofão

Orival Pessini

Inspirado em Chico Anysio, que interpretava vários personagens com o advento do videotape, eu quis fazer o mesmo no teatro amador. Comecei a fazer as máscaras antes de entrar para a TV. A Globo ia lançar o programa "Planeta dos homens" (1976), uma sátira ao "Planeta dos macacos". Fúlvio Stefanini me indicou, fiz uma máscara de macaco e fui mostrar para o Boni em 1975. Criei o personagem Sócrates, que foi um sucesso na época. Quando terminou, Boni pediu que eu criasse um personagem infantil. Não queria nem ver o piloto, o que eu criasse iria para o ar direto. Na época, o filme "E.T." fazia um baita sucesso. Pensei: vou criar um extraterrestre que é uma mistura de urso, cachorro, porquinho, palhaço e gente. Daí, nasceu o Fofão.

fechar