Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify Play PPS Book Download Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Telegram Copy Up Check

Siga-nos

Sobre o Feminismo

Tudo o que você pensa sobre o feminismo pode ser quebrado aqui. O movimento feminista defende a equidade entre homens e mulheres. Não sabe o que é equidade? Corre já pra cá!

continue lendo
Compartilhar

Correntes

Há várias correntes dentro do feminismo, com pensamentos e posicionamentos distintos. Não há “o” feminismo, mas vários feminismos.

Lugar de Mulher É...

As feministas afirmam que sua luta não tem por objetivo destruir tradições ou a família, mas alterar a concepção de que “lugar de mulher é em casa, cuidando dos filhos”. O compromisso dos movimentos feministas é pôr fim à dominação masculina e à estrutura patriarcal. Com isso, acreditam, garantirão a igualdade de direitos.

Obrigatoriedade no Serviço Militar

Pra começar, a maioria das feministas acha que serviço militar não devia ser obrigatório pra ninguém, mas essa briga não é nossa, é de vocês, homens. Ou seja: se virem! O serviço militar obrigatório é um serviço que o indivíduo presta à sociedade em que vive. E as mulheres, meu caros, já têm seu próprio serviço obrigatório à raça humana: produzir mais seres humanos. Essa é uma divisão de trabalho feita pela própria natureza. Aí tem quem diga: ué, mas tem mulher que nunca é mãe. E eu respondo de maneira brilhante: e tem homem que nunca é soldado.

Estrutura Física

É por conta de nossa estrutura física que somos menores que os homens, mas as mulheres apenas são mais vaidosas porque a sociedade nos faz assim. Duvida? Então porque dá espelhinhos e batons às suas filhas e não a seus filhos?

Recomeço das Famílias

Feministas querem famílias com mais equidade e não o fim da família. Na verdade, se todo mundo vivesse conforme prega o feminismo, as famílias seriam muito mais felizes e a taxa de divórcio talvez até caísse. Sabe por quê? Porque ninguém ia bater na esposa, mentir, trair e trazer AIDS pra casa, encher a cara enquanto a mulher lava a louça. Pra começar, as mulheres só se casariam se realmente quisessem e não porque a sociedade faz pressão.

Equidade

Nenhuma feminista, NUNCA NA VIDA, disse que homens e mulheres são iguais. Nossos corpos são diferentes, nossos hormônios são diferentes e tudo isso graças e aleluia à mamãezinha natureza! As feministas não pregam a igualdade, mas uma coisa meio parecida chamada EQUIDADE. A equidade é prima da igualdade e significa direitos iguais a seres diferentes, respeitando suas especificidades.

Jornada de Trabalho de 60 Anos

Porque nós trabalhamos jornada dupla, ganhamos menos e ainda temos os filhos, que é um trabalho insubstituível que prestamos à sociedade. E lembra daquilo que falei sobre equidade? Igualdade pros diferentes? Então, o corpo da mulher sofre mais com a menopausa e ela experimenta doenças como osteoporose muito mais cedo.

Crimes

Ainda somos as maiores vítimas de estupro, assédio moral e sexual no trabalho e tantos outros crimes no mundo inteiro. E alguém ainda quer dizer que o feminismo passou da validade?

 

Afazeres Domésticos

Não é obrigação da mulher cuidar da casa, dos filhos e do marido. Os afazeres domésticos e cuidado com as crianças devem ser de igual responsabilidade para homens e mulheres.

Imposição da Sociedade

Mulheres não devem ser discriminadas no mercado de trabalho e suas oportunidades não devem ser limitadas aos papéis de gênero que a sociedade impõe sobre elas.

Estupro

Qualquer ato sexual sem consentimento é estupro. Nenhum homem tem o direito de dispor sexualmente de uma mulher contra a vontade dela.

Identidade

Mulheres trans são mulheres e, portanto, são pessoas. Todas as pessoas merecem ter sua identidade respeitada.

Na Mídia

A representação da mulher na mídia não pode nos reduzir a estereótipos que nos desumanizam e ajudam a nos oprimir.

Produtos

Mulheres não são produtos. Não podem ser tratadas como mercadoria, isca para atrair homens, moeda de troca ou prêmio.

Políticas Públicas

O espaço político também é um direito da mulher. Devemos ter direito ao voto, a sermos votadas, representadas politicamente e a termos nossas questões contempladas pelas leis e políticas públicas.

Uniões

Se duas mulheres decidem viver juntas (ou dois homens), isso não é da conta de ninguém e o Estado deveria reconhecer legalmente essas uniões.

No Esporte

Por que homens e mulheres criam categorias diferentes pra competir? Porque eles têm corpos diferentes, oras bolas! Logo, não podem competir de igual pra igual, mas nada mais justo que a categoria feminina e a masculina receberem o mesmo investimento público, tempo de TV e etc.

Violência e Desigualdade

Sabia, por exemplo, que nos EUA, as mulheres não têm direito legal a NENHUMA licença maternidade? Sabia que nos últimos 30 anos, no Brasil, o número de assassinatos de mulheres cresceu 217%, e muito por culpa da violência doméstica? Na Índia, o estupro de gangue é comum nos noticiários.

Propriedade

Nenhuma mulher é uma propriedade. Nenhum homem tem o direito de agredir fisicamente ou verbalmente uma mulher, ou ainda determinar o que ela pode ou não fazer.

Meu Corpo, Minhas Escolhas

O corpo da mulher é de direito somente da mulher. A ela cabe viver a sua sexualidade como bem entender, decidir como vai dispor de seu corpo e da sua imagem, com quem ou como vai se relacionar.

Assédio

Assédio de rua é uma violência. A mulher tem o direito ao espaço público (e também ao transporte público) sem ser constrangida, humilhada, ameaçada e intimidada por assediadores.

Mulheres Reais

Não existe tal coisa como “mulher de verdade”. Todas as mulheres são bem reais, independente de se encaixar em algum padrão.

Aparência

Amar o próprio corpo e se sentir bem com a própria aparência não deve depender dos padrões de branquitude e magreza que a sociedade racista e gordofóbica determinou como “beleza".

Obrigações

Mulher não “tem que” nada, se não quiser. Isso vale para ser “amável” ou falar palavrão, fazer sexo ou não fazer, se depilar ou não depilar, usar cabelo grande ou curto, "encontrar um homem” ou ficar solteira, sair com vários caras ou preferir mulheres, ter filhos ou não ter, gostar de maquiagem ou não (e por aí vai em todas as regras que cagam ou possam vir a cagar sobre nossas vidas).

Fim da Dominação

É um movimento político que luta pelo fim da dominação de um gênero sobre outro, questiona o papel da mulher na sociedade e procura promover a igualdade entre os sexos. Isso pode até parecer coisa de vó, especialmente se você vive em uma cultura ocidental. Mas ainda é uma questão muito atual (e triste) em países de culturas diferentes.

Representação das Mulheres

A representação das mulheres deve contemplar toda a sua diversidade: somos negras, brancas, indígenas, transexuais, magras, gordas, heterossexuais, lésbicas, bi, com ou sem deficiências. Nenhuma de nós deve ser invisível na mídia, nas histórias e na cultura.

Garota Poderosa

O feminismo vai além de ser uma garota poderosa. Trata-se de engajar-se para conquistar direitos e modificar políticas públicas.

Voz

A voz das mulheres precisa ser valorizada. A opinião das mulheres, suas vivências, ideias e histórias não podem ser descartadas ou consideradas menores pelo fato de serem mulheres.

Origem

O feminismo é um movimento que tem origem no ano de 1848, na convenção dos direitos da mulher em Nova Iorque. Este movimento adquire cunho reivindicatório por ocasião das grandes revoluções. As conquistas da Revolução Francesa, que tinha como lema Igualdade, Liberdade e Fraternidade, são reivindicadas pelas feministas porque elas acreditavam que os direitos sociais e políticos adquiridos a partir das revoluções deveriam se estender a elas enquanto cidadãs. Algumas conquistas podem ser registradas como conseqüência da participação da mulher nesta revolução, um exemplo é o divórcio.

Maquiagens

Feminismo não tem nada a ver com deixar de usar batom, salto ou rímel. Aliás, usar a maquiagem e a roupa que tem vontade também são conquistas femininas. Sabia que minha avó passava o batom escondido para sair e tirava antes de voltar pra casa?

Gêneros

Papéis de gênero são construções sociais e não verdades naturais e universais. Nenhum papel de gênero deve limitar as pessoas, homens ou mulheres, ou ainda permitir que um gênero sofra mais violência, seja mais discriminado, tenha menos direitos e considerado menos gente.

Movimentos

Os movimentos feministas são, sobretudo, movimentos políticos cuja meta é conquistar a igualdade de direitos entre homens e mulheres, isto é, garantir a participação da mulher na sociedade de forma equivalente à dos homens. Além disso, os movimentos feministas são movimentos intelectuais e teóricos que procuram desnaturalizar a ideia de que há uma diferença entre os gêneros. No que se refere aos seus direitos, não deve haver diferenciação entre os sexos. No entanto, a diferenciação dos gêneros é naturalizada em praticamente todas as culturas humanas.

fechar