Fofoca envenena
Você sabe o mal que a fofoca pode fazer e trazer para a sua vida? Inclusive para as pessoas ao seu redor! Reflita com algumas mensagens que vão fazer você se libertar desse mal!
Não faz bem a ninguém
A fofoca não faz bem a ninguém. Escuto muitas piadas e conceitos positivos destinados à fofoca, sempre levada de forma bem-humorada e divertida, mas, após reflexões, é possível perceber que quando destino parte do meu tempo para pensar na vida alheia e compartilhar achismos sobre os outros quando nem sequer sei se aquilo que foi comentado é real, faço mal para as pessoas e para eu mesma, que comparo a minha vida com uma realidade que não é minha.
Não cuide da vida alheia
Não faça com os outros o que você não quer que façam com você. Não importa o status da pessoa, mesmo que ela seja famosa e diariamente exposta na mídia, não compartilhe informações sobre a vida alheia. Além de ser extremamente deselegante, você acaba perdendo o seu tempo apenas debatendo e principalmente julgando a vida alheia. Você sabe da sua vida e das suas razões, então não julgue a vida do outro sendo que você mesmo pode estar cometendo um grande erro.
Destrói lares

A fofoca pode destruir muitas coisas, inclusive um lar. Ela espalha a discórdia e o veneno e acaba se sobressaindo aos sentimentos bons. Às vezes, não há a intenção de fazer mal, mas ela, por si só, já o faz. Uma pequena fofoca ali e outra acolá já são mais que suficientes para causar males incuráveis.
Preserve-se
Antes de falar sobre a vida de alguém, pense bem. Tudo que é proliferado pode voltar contra você. O Universo não falha, ninguém fica impune das obras que realiza. Por isso, atente-se bem ao que você fala, sobretudo o que está em seu coração. Geralmente, quando chegamos à fase mais perigosa, que é da fala, as informações já foram maturadas na mente e no coração. Preserve-se, para não chegar a esse nível.
Sem direito de resposta

Já parou para pensar que a vítima de uma fofoca nunca tem direito à resposta? Que o que foi dito se espalha entre as pessoas sem que ela possa se defender? Sem que ela sequer saiba o que está acontecendo? Você quer mesmo fazer parte disso?
É mais sobre você...
O que você diz e pensa sobre os outros diz mais sobre você que sobre eles. Você pode até pensar que isso não faz sentido, mas, se parar para pensar em tudo com calma, verá que é verdade. Quem te vê fazendo fofoca não tende a pensar mal apenas da pessoa de quem você falou a respeito, mas também sobre você.
Sabe por quê?

Sabe por que a fofoca ainda existe e funciona? Porque há sempre alguém disponível para ouvi-la e propagá-la. Não seja você esse alguém.
Não é apenas um engano
Não é apenas um engano, quem faz fofoca faz com a intenção de atingir, de machucar, de plantar sentimentos ruins nos outros. Quem faz faz por querer e faz sabendo do mal que pode causar! Quando você deixa uma fofoca, por menor que seja, entrar em sua vida, o veneno também começa a se infiltrar em você sem que perceba.
Tenha cuidado!
Tenha cuidado! A fofoca é perigosa e pode também se tornar um vício. Você, sem querer, pode acabar se acostumando a fazer fofoca e gostando do hábito! Já pensou? Evite esse mal em sua vida, pois não te traz nada de bom. E, além disso, afeta a todos que estão ao seu redor.
A você mesmo

Além do mal que causa aos outros, a fofoca também faz mal a você. Ela te envenena e faz com que os pensamentos ruins tomem conta, pouco a pouco, de tudo o que você fala e faz. Além disso, ela te causa sensações estranhas e nem sempre te faz enxergar que o que está fazendo é errado. Não se deixe levar!
Acaba com a reputação
A fofoca acaba com a reputação, sim! Mas se engana quem pensa que é apenas para quem sofre com isso. Quem faz fofoca também perde sua reputação! Ninguém vê com bons olhos pessoas que denigrem gratuitamente a imagem das outras ou que, ainda, espalham boatos sem saber se são verdadeiros ou não. A falta de respeito com a vida alheia também fica evidente nesses casos.
É justo?

É justo espalhar mentiras sobre alguém? Se não for, se a sua consciência te fizer pensar dessa forma, não faça! Não escute e não dê ouvidos a quem tentar envenenar você com fofocas. E, caso não ache que está errado, reavalie sua forma de pensar sobre esse assunto. Ninguém merece ser vítima de uma fofoca.
Acaba com a paz
A fofoca acaba com a paz de quem sofre com esse mal. É difícil conviver com a ideia de que outras pessoas estão falando inverdades sobre você e que você nada pode fazer para reverter isso. Prejudica o sono, as tarefas cotidianas e traz uma tristeza imensa. Quem faz a fofoca também sofre, acredite!
Amargura

A fofoca deixa as pessoas amarguradas. Vai consumindo a alma, a compaixão e a bondade. Se você deixar, ela te corrompe ao ponto de não perceber o mal que causa na vida das pessoas. É um círculo vicioso que só tende a ser pior.
Consequências da fofoca
Eu vivi na pele o quanto uma fofoca pode prejudicar a vida de alguém. Inverdades sobre mim foram ditas e quase acabaram com minha vida. Para uma fofoca se espalhar, é muito fácil. Mas invalidar a sua procedência é o mais difícil de tudo. Hoje, eu tomo muito cuidado a respeito do assunto e me distancio de pessoas que aprovam e fazem esse tipo de ação. A fofoca pode parecer inofensiva, mas só quem sente na pele sabe das suas consequências.
Não acrescenta nada
Pode até ser legal falar sobre alguém com os outros, seja bom ou ruim. Mas não se esqueça de que a fofoca não te acrescenta em nada! Melhor que ter uma conversa ociosa, que vise prejudicar a reputação de alguém, é não ter conversa nenhuma.
É diferente

Fofoca é diferente de opinião. Opinião não envolve a vida alheia. Opinião não visa ofender, atacar ou causar problemas. Opinião é o que você pensa e sente, de forma extremamente pessoal. Fofoca é apenas uma maldade mascarada de “mentirinha do bem”.
Pense bem
Antes de reproduzir uma fofoca, pense bem: você gostaria que fizessem o mesmo com você? Como você se sentiria? Vale mesmo a pena entrar nessa para espalhar dor e sofrimento por aí? Se coloque um pouco no lugar do outro e procure sentir suas dores. A compaixão é a maior arma contra a fofoca!