Não fale mal das pessoas
Falar mal das pessoas é uma atitude negativa, que deve ser repreendida não só no próximo, mas também em nós mesmos. Infelizmente esse é um hábito muito comum em nossa sociedade, apesar de todos os malefícios que ele traz, tanto para quem fala quanto para quem é o alvo da fofoca. Se você pode falar bem das pessoas e ser gentil, por que gastar suas energias fazendo o contrário? Seja o tipo de pessoa que incentiva e levanta quem está ao seu lado. Pode ter certeza de que o mundo devolve toda a energia que emanamos. Reflita sobre esse hábito ruim com nossas mensagens e não fale mal das pessoas! As consequências desse ato podem ser devastadoras.
Abandone atitudes ruins
Uma coisa importante que todos devem fazer é avaliar as próprias ações. Muitos atos que cometemos diariamente podem atrasar nossas vidas. Por isso, siga um conselho muito importante: não perca tempo com fofocas, não viva falando mal da vida dos conhecidos e amigos. Foque no que verdadeiramente importa, cresça ao lado das pessoas que você ama e não tente atrapalhar a vida delas. Abandonando atitudes ruins, você logo perceberá sua vida mais leve.
Para uma vida mais saudável
Você já parou para pensar no que ganha se viver falando mal da vida dos outros? Muito além de um comentário ou de uma curiosidade, a fofoca pode atrasar a sua vida, pois falar mal dos outros é um ato cheio de energias carregadas e pesadas. Pense bem antes de agir assim. Ao invés de ser desse jeito, escolha fugir desse tipo de falatório. Você deve viver uma vida mais saudável em todos os aspectos: físicos, mentais, energéticos e espirituais.
Falar mal custa caro
![]()
Falar mal de alguém custa caro. Custa o seu tempo. Custa a energia que você gasta. Custa a falta de amor pelo próximo e pelo mundo. Custa as orelhas que estão ouvindo coisas ruins. Custa mais do que soma. Use seu tempo de maneira sábia, fale coisas boas, comente assuntos construtivos. Do que adianta querer um mundo melhor, se continuamos presos em atitudes ruins? Não é preciso ser perfeito para ser uma pessoa melhor. Faça o mínimo para que o mundo que você vive não se torne odiável.
Como construir laços mais fortes
Pode parecer muito tentador sair por aí falando mal dos outros. Existe algo na sociedade que permite com que as pessoas pensem que só existem uma forma de fazer amigos: fofocando sobre uma terceira pessoa. Entretanto é preciso se lembrar de que qualquer relação formada dessa forma é quebradiça. Afinal, se essa pessoa está falando mal de alguém para você, ela deve falar mal de você por aí também. Desconstrua essa prática e crie laços mais fortes.
Concentre-se nas suas próprias questões
É fácil falar mal das pessoas. Sem conhecer o contexto da vida de cada um, sem entender as nuances de cada comportamento, parece muito simples julgar o outro pelo que ele faz. Mas tudo isso é uma armadilha do ego. Se você realmente for analisar como é a vida desta pessoa, perceberá o quanto você, provavelmente, não conseguiria aguentar nem a metade dos sofrimentos dela. Portanto evite falar mal dos outros. Concentre-se nas suas próprias questões.
Perda de tempo
Quando você se acostuma a falar mal das pessoas, às vezes nem percebe e já está fazendo isso. Pare e repense essa sua atitude. Qual é o objetivo de falar tanto dos outros assim? Perceba que isso é a maior perda de tempo, afinal só estará espalhando algo negativo sobre as outras pessoas, e o pior: algo que você vê de ruim nelas, mas que nem sempre é verdade!
Reflexo
Uma das possibilidades de quando você está passando muito tempo falando mal das outras pessoas é que você possa estar vendo nos outros o reflexo de você mesmo! Ou seja, não olha muito para os próprios erros e aponta o dos outros. Independentemente de como for, o melhor mesmo é parar de espalhar tantas coisas ruins das pessoas. Foque o seu tempo em coisas boas e que te façam bem de verdade.
Só traz atraso
Fofoca só traz atraso. Não seja uma dessas pessoas que sentem prazer em falar da vida alheia. E ainda mais: em falar mal e inventar versões falsas da realidade. O mundo já é cheio de problemas, você já tem muitas coisas para resolver. Do que adianta se preocupar com a vida alheia? É tempo que se perde, é desperdício de energia que poderia ser canalizada para o seu crescimento pessoal. Pense nisso, fofoca só gera mau-olhado. Não entre nessa.
Ouça nossa playlist no Spotify
Enquanto lê nossas mensagens, aproveite para refletir com essa playlist feita pra você:
Spotify ouça a playlist
Energia pesada
Você já viu, soube ou participou de uma rodinha de pessoas conversando sobre a vida dos outros, não é? Isso é muito comum e acontece até, muitas vezes, sem malícia nem más intenções. Acontece que a fofoca é um ato cheio de energia pesada. Só o fato de falar baixinho, escondido, como se estivessem na ilegalidade, já demonstra que uma atitude obscura e receosa. Não faça parte desses grupos, que podem te atingir com um grande peso nas costas.
Pare de espalhar negatividade
O que você ganha falando mal das pessoas? Está apenas jogando negatividade para o mundo, e é isso que ele vai te devolver. Se acha que não há nada de bom a ser dito, então escolha não dizer nada, pois o que não acrescenta, também não faz falta. Se o que você tem a dizer para a pessoa não vai ajudá-la, então é melhor você guardar o que pensa e tentar transformar esse pensamento em algo positivo.
Chega desse hábito
Tente se colocar no lugar do outro, compreender de onde a pessoa vem e pelo que está passando. Muitas vezes você pode estar falando mal de alguém que nem ao menos conhece de verdade. E, ainda que conhecesse, não é legal ficar fazendo isso, alimentar esse hábito ruim faz mal até para você. Foque mais na sua vida, em coisas que fazem bem e que vão te acrescentar algo.
Falando mal de si mesmo
Falar mal das pessoas pode ser muito tentador, é fato. Mas quer saber o que acontece de verdade? Quando você fala mal de alguém, você só está falando mal de si mesmo. Pois é. Pode pesquisar: os estudos de psicologia afirmam que aquilo que mais nos incomoda no outro não é nada mais do que aquilo que nos incomoda em nós mesmos, mas não queremos admitir. Então, em vez de falar mal dos outros, talvez seja mais produtivo olhar internamente.
Você só está se desgastando
Pense bem: veja o quanto de energia e tempo você gasta falando mal dos outros. Você não acha que seria bem melhor usar essa energia para se dedicar a algo de que você gosta ou passar tempo com pessoas que você realmente ama? No final das contas, ao falar mal dos outros, você só está se desgastando, enquanto poderia estar se enchendo de vida, de alegria e de felicidade. Será que vale tanto a pena assim? Talvez fosse melhor pensar sobre isso.
Inveja e o seu veneno
Não fale mal das pessoas, pois essa atitude mostra mais o seu caráter do que o da pessoa que você está expondo. Falar mal também demostra inveja, um sentimento negativo, que, se for acumulado, vai fazer mal a você mesmo. Habitue-se a não tomar essa atitude e você perceberá que muita coisa que te incomoda vai melhorar. Cuide da sua vida e faça bem à sua alma.
Olhe bem quem está a sua volta
Preste atenção em quem fala mal dos outros para você, pois essa pessoa pode estar falando de você para os outros. Gastar sua energia falando coisas ruins não é inteligente, pois, além de perder tempo, que é muito precioso nos dias de hoje, você não agrega nada de bom à sua volta e só atrai pessoas com a mesma sintonia, ou seja, você acaba se prejudicando para aumentar sua confiança.
Pense duas vezes
É um clichê, mas é verdadeiro: quando você fala mal de uma pessoa, na verdade isso diz mais sobre você do que sobre ela. E é assim porque demonstra que você é uma pessoa fofoqueira e mal-intencionada, que acha normal atacar uma pessoa que está vivendo em sua paz. Então pense duas vezes antes de sair criticando alguém, porque isso pode, inclusive, afastar as pessoas que fazem parte da sua vida, que vão perceber esse seu lado ruim.
Plante o bem
![]()
Não fale mal das pessoas, por mais que isso seja algo que passe na sua cabeça. Procure filtrar essa energia errada. Quando a gente julga o outro, abre espaço para julgamento. Quem tem a alma bonita e florida não envenena o jardim de ninguém.
Ao menos não atrapalhe
Em vez de simplesmente ficar julgando e criticando uma pessoa, que tal se aproximar e entender o lado dela, por que ela age como age e faz o que faz? Se realmente não for possível promover uma aproximação, ao menos deixe essa pessoa em paz, vivendo sua vida, porque é como dizem por aí: aquele que não pode ajudar, que ao menos não atrapalhe.
A verdadeira raiz deste incômodo
Tanto grandes mestres religiosos, como Buda, quanto pensadores e estudiosos, como Freud, já afirmaram: quando falamos mal de outra pessoa, estamos falando mais informações sobre nós do que sobre os outros. Isso porque, de acordo com a psicanálise, o que nos incomoda no outro é o que nos incomoda em nós mesmos também. Portanto, antes de falar mal da vida alheia, procure analisar mais onde está a raiz desse incômodo. Você pode se surpreender.
Dedique-se ao seu próprio sucesso
Quando se fala mal dos outros, gastam-se uma energia vital e um tempo precioso que poderiam ser usados para si próprio. Imagine o quanto você se desenvolveria se passasse seu tempo não procurando defeito na vida alheia, mas tentando desabrochar suas próprias potencialidades e trabalhando melhor suas obras? Não haveria quem pudesse detê-lo. Portanto, em vez de falar mal do próximo, dedique-se ao seu próprio sucesso!
Uma prisão energética
Você gosta de falar mal das pessoas? Pois analise muito bem essa atitude em sua vida. Se você gosta de falar mal dos outros, muito provavelmente você é alvo de alguém que também gosta de falar mal da vida alheia. É um ciclo sem fim, em que todos aqueles que têm os mesmos pensamentos e ações acabam sendo aprisionados. Saia dessa prisão energética, pare de falar mal dos outros.
Em vez de falar mal, fale bem!
Falar mal das pessoas só traz efeitos negativos para sua própria vida! Ao falar coisas negativas de outras pessoas, você acaba atraindo aquela energia, de alguma forma, para a sua vida, e isso não é nem um pouco legal. Falar mal dos outros não te leva a lugar nenhum, não muda a sua vida em nada. Então por que ainda faz isso? Repense! Falar bem é bem melhor e atrai coisas melhores para você.
Não passe a fofoca para frente
Se algum dia você passar por uma situação desagradável com alguém, evite falar mal dessa pessoa. Quem perde seu tempo falando mal dos outros, gasta energia com algo que não importa. Mais vale cultivar boas amizades do que semear a discórdia ou plantar fofocas sobre alguém que te fez mal. Caso alguém venha falar de uma terceira pessoa para você, respire e não passe a fofoca para frente.
Um elogio sincero vale mais do que mil palavras
Quem fala mal dos outros gasta um tempo da sua vida ocupando a mente com assuntos sem importância. Além do mais, isso mostra que você é uma pessoa que só se importa em disseminar o mal sobre alguém. Faça justamente o contrário: passe adiante coisas boas, elogios genuínos sobre outras pessoas. Você vai ver como isso vai fazer de você um cidadão muito melhor.
Olhar para si
Quando passamos muito tempo falando sobre a vida do outro, esquecemo-nos de olhar para a nossa. Quando você perceber, haverá áreas da sua vida que precisarão ser ajustadas porque você as deixou para trás. Sem contar que, muitas vezes, o julgamento vem acompanhado de uma percepção de que você nunca cometeria os mesmos erros ou acabaria na mesma situação do outro, mas você não sabe o dia de amanhã. Que tal olhar mais para si?
Seja verdadeiro
Se você tem um amigo que está sempre falando mal de alguém pelas costas, cuidado! Pois a próxima pessoa também pode ser você. Quanto a você, busque sempre ser uma pessoa verdadeira, bondosa, que não fala da vida alheia. Cuide da sua própria vida e busque alimentá-la de formas positivas, com alegria e bons sentimentos!
Observe o que te incomoda
![]()
Reflita sobre aquilo que você fala sobre os outros. O que incomoda é aquilo que também temos dentro de nós. Por isso, antes de apontar o dedo para alguém, vire-o para si mesmo. Pode ser que você fique surpreso com o que vai encontrar. Sempre temos questões para ser trabalhadas, por isso não devemos nos prender aos problemas de outras pessoas.
É necessário?
Sempre que estiver prestes a falar mal de alguém, faça para si mesmo as seguintes perguntas: "O que isso irá interferir em minha vida?", "Eu gostaria de estar no lugar dessa pessoa?" e "Quais tipos de conversas e energias devo priorizar em minha vida?". Com essas respostas, você perceberá o quanto a sua fofoca é desnecessária em diversos sentidos.
Dois motivos para não julgar
Dispersar sua energia falando coisas ruins das pessoas não é uma atitude inteligente. Primeiramente porque o seu tempo é muito precioso e deve ser utilizado para coisas que vão agregar valor à sua vida. Então ao dedicar tempo falando mal dos outros, você estará prejudicando a si mesmo. Em segundo lugar porque cada pessoa é um ser individual e particular e você não sabe nem nunca saberá o que se passa na vida do outro!
Repense suas atitudes
Viver é também repensar as nossas atitudes. Quando falamos mal de alguém, levamos adiante um sentimento ruim, que no fim das contas sempre pode ser trabalhado. Se você não gosta de alguém, experimente falar sobre isso, dar uma oportunidade para essa pessoa que você julga, mas conhece tão pouco. Você pode acabar se surpreendendo.
Aprenda a perdoar
É muito importante saber perdoar as falhas dos outros, pois você também falha. Quando toleramos os erros alheios, compreendemos que errar é humano. Por isso, ao invés de falar mal das pessoas quando elas cometerem atitudes falhas, tente praticar a empatia! Ela não muda o erro cometido, mas certamente facilita para o entendimento dele.
O que é delas está bem guardado
Não importa o que te fizeram, não importa se estão te provocando, apenas não fale mal das pessoas. Seja da sua família, do seu círculo de amigos ou de qualquer outro lugar, não fale mal. Pessoas ruins acabam encontrando seus aprendizados por meio de suas próprias atitudes, então não se preocupe com elas. Foque em si mesmo, na sua vida e na sua felicidade, e isso trará coisas incríveis à sua existência.
Cuide de quem te quer bem
![]()
Não seja o tipo de pessoa que fala mal de quem está do seu lado, por mais erradas que as pessoas estejam, elas ainda estão ao seu lado e se importam com você. Nem sempre devemos concordar com os outros. Saiba perdoar as pequenas falhas, entender que nem todo mundo precisa pensar igual a você para ser bom, compreenda que ser diferente não é necessariamente ser ruim. Cuide de quem te quer bem e deixe que essas pessoas cuidem de você também.
Jamais entre no fluxo
Toda vez que se sentir revoltado por saber que alguém não foi verdadeiro com você, pare e respire. Falar mal dessa pessoa não vai te levar a lugar algum; pelo contrário, só vai trazer mais sentimentos negativos para a sua vida. Rebata todo negativismo ignorando esses sentimentos ou mudando seu padrão de pensamento, mas jamais se permita entrar no fluxo de falar mal dos outros.
Nunca fale mal da sua família
Os nossos pais não são perfeitos, nós sabemos disso. Ninguém é. Não os julgue por sua criação, mesmo com diversos erros, você está aí graças a eles. Nunca fale mal dos seus pais, isso é ingratidão. Mesmo que a gente não tenha a família mais perfeita do mundo. Ainda assim temos o mesmo sangue correndo nas veias. Não despreze a sua família, todas têm suas falhas, mas é só eles que estarão lá por você nas vitórias e nas dores.
Trabalhe o problema
Não fale mal das pessoas
Quando quiser falar mal de alguém, fale pela frente e não pelas costas, pois isso diz muito sobre quem você é. Se tem um problema com alguém, seja sincero e trabalhe a questão. Falar mal de alguém pelas costas é ir contra os ensinamentos de Jesus Cristo, pois nada pior do que falar de alguém que não está presente para poder se justificar.
Empatia
Ter empatia é se colocar no lugar de alguém antes de tomar uma atitude e refletir se aquilo magoa ou não. A fofoca pode trazer danos irreversíveis na vida de alguém, portanto é necessário que você tome cuidado com o que vai falar e com quem vai falar. Revele seus pensamentos somente com pessoas confiáveis, pois, na boca de quem é suspeito, as situações podem duplicar de tamanho.
Viva a sua vida
Não use o seu tempo para se preocupar com a vida alheia. Além disso, experimente não levar o que é do outro para as pessoas. Tenho certeza de que você tem coisas bem mais importantes para se preocupar do que ficar atraindo energia negativa. Viva a sua vida e tente olhar o outro com carinho, mesmo que você não tenha intimidade com essa pessoa.
Ex não é inimigo
Dobre a sua língua antes de sair por aí falando mal de ex, chamando ele de coisas que você vai se arrepender um dia. Todos somos ex de alguém e se não somos, um dia nos tornaremos. Ex não é inimigo! Não é porque a relação terminou que devemos sair por aí difamando quem nos fez feliz um dia. Isso é muito feio.
Cuidado para não se envenenar
Não fale mal das pessoas
Cuidado para não ser considerada uma pessoa ruim aos olhos dos outros, cuide daquilo que sai da sua boca, pense muito bem antes de falar mal de alguém. Pessoas venenosas não merecem o nosso respeito, só a nossa indignação.
Quem julga é Deus
![]()
Falar mal de alguém é uma atitude horrível, nessa vida não somos juízes e nem devemos agir como tal. Cuidar da própria vida faz bem à saúde da alma e preserva os dentes. Não queira ser o tipo de pessoa conhecida por mexericar, isso é vergonhoso. Seja um ser humano evoluído, não julgue para não ser julgado. Não fale mal de quem não pode se defender porque não está presente. Se quiser falar algo, diga na frente da pessoa e não pelas costas. Quem julga é Deus, nós devemos ser bons o bastante para não fazermos o mesmo com quem conhecemos.
Esteja ao lado do bem
Ao falar mal de alguém, você dá espaço para que os outros falem mal de você também. Nada mais justo, pois o direito de igualdade deve prevalecer. É muito melhor ser reconhecido por ser uma pessoa do bem do que uma fofoqueira. Trabalhe esse lado mais bondoso e veja o quanto pode ser benéfico para a sua vida. Lembre-se de que espalhar o bem sempre vai superar qualquer maldade. Esteja no lado maior e prepare-se para colher bons frutos em sua vida.
Cuidado com quem você anda
Não fale mal das pessoas
Não se deixe levar por quem fala mal de alguém pelas costas, porque amanhã esse alguém pode ser você. Quando alguém começar a falar de outra pessoa para você, ignore ou mude de assunto. Não queira ser o assunto de amanhã, nem queira compactuar com esse tipo de atitude desprezível. Não se envolva com pessoas que querem sempre que a vida do outro esteja exposta em outdoors.
A fofoca nem sempre é verdadeira
Quando alguém chegar em você contando coisas ruins que disseram ao seu respeito, reflita se isso faz algum sentido. Não entre na onda dos fofoqueiros, a fofoca nem sempre é verdadeira, mas sempre é venenosa. E mesmo se alguém falar mal de você, não faça o mesmo. Pois da mesma forma que chegou em seus ouvidos, pode chegar no ouvido de outrem. O fofoqueiro não escolhe lados, só quer causar intrigas e nos ver falando mal do outro também, para ter o que falar amanhã por aí.
Todos falham
Algumas vezes a vida nos testa, precisamos ser melhores do que costumávamos ser. Evitar falar mal das pessoas que nos magoam, por mais que seja difícil conceber a ideia do que foi feito. Todos nós erramos, mas não cabe a nós julgarmos, só a Deus.
Ato prejudicial
Falar mal de alguém é uma atitude de quem é vazio por dentro. Pessoas que não têm ocupação acabam encontrando na fofoca um afazer, porém não pensam no quanto esse ato pode prejudicar a vida de um inocente. Não é perigoso para quem faz, mas, para quem é alvo, pode trazer muitas consequências ruins. Coloque-se no lugar de quem está sendo lesado antes de proferir mentiras.
Seja boa influência
O que você ganha falando mal das pessoas? Aposto que nada, mas queria entender o motivo dessa insistência. O indivíduo pode ser o que for, mas não te dá direito de desrespeitá-lo pelas costas. Não faça algo que você não gostaria que fizessem com você. Tenha empatia e amor pelos outros. Se todo mundo pensasse dessa forma, sem dúvidas o mundo seria um lugar mais confortável de se viver. Busque ser alguém diferente, que influencia positivamente as pessoas.
Falar mal de alguém diz mais sobre você
Quando você fala mal de alguém, isso diz mais sobre você do que sobre a outra pessoa. É assim porque espalhar ódio e negatividade não faz com que a vida de ninguém melhore. Acarreta prejuízos tanto para você, que falou, quanto para o outro, que pode não ter boas atitudes, mas não merece ser difamado publicamente sem ao menos ter a chance de se defender. Nesses momentos, ficar quieto é a melhor solução, porque assim você não prejudica si mesmo nem o próximo.
Não fale mal das pessoas
Quando você fala mal de alguém, fala mal de si mesmo. Quem comenta muito sobre os outros acaba sendo mal falado. Entenda que você precisa achar assuntos mais construtivos para abordar, coisas sobre a sua vida, suas ambições e seus pensamentos, nada de ficar por aí comentando o que fulano fez, o que o outro falou. Isso não é problema seu, abstraia!
Abandone o hábito de falar mal das pessoas e colha os frutos dessa mudança
Não pague na mesma moeda
Pagar na mesma moeda é um dos maiores erros do ser humano. O que uma pessoa faz com a gente é problema dela, o que a gente faz com isso é problema nosso. Entende? Não vale a pena retribuir maldade. Não devemos falar mal de quem fala mal da gente, isso nos iguala com a mediocridade da pessoa e não nos torna seres melhores do que ela. Se alguém falar mal de você, ignore. E pense que falta luz na vida dessa pessoa, mas na sua sobra para não fazer isso.
Seja melhor
![]()
Falar mal das pessoas só deixa você com uma fama ruim. Tudo o que falamos diz muito mais sobre nós do que sobre os outros, pense bem. Cultive coisas boas. Foque nas pessoas certas. Não dê espaço para que a ruindade domine a sua boca. Seja melhor, por favor.
Já olhou para si mesmo?
Antes de falar mal de alguém, olhe para si mesmo. Será que você é tão perfeito para poder apontar o defeito alheio? Por mais errado que o outro esteja, não temos o direito de espalhar coisas ruins sobre ele. Não sabemos os motivos de ele ter agido de tal maneira e nem é da nossa conta. Não queira se intrometer em algo que não lhe diz respeito. Deixe que o tempo cuide disso. Se é seu desejo ajudar, vá até a pessoa e, com respeito, seja franco com ela.
Quem julga se limita
Quando você julga o erro de outra pessoa, sua mente entende que você não pode cometer o mesmo erro, afinal você reprova aquilo. Sendo assim, se um dia você porventura errar da mesma forma que aquele que você julgou, acabará sendo cruel consigo mesmo da mesma forma. Resumindo, você deve ser maleável tanto consigo mesmo quanto com os outros. Permita que o ser humano erre, permita que o ser humano seja falho!
Será que vale a pena?
Não fale mal das pessoas
Tudo bem não gostarmos de todas as pessoas, mas será que é preciso falar mal de quem não gostamos? Será que vale a pena gastarmos as nossas palavras com energias tão ruins? Quando não gostamos de uma comida, simplesmente não comemos, não cozinhamos, recusamos. Por que seria diferente com as pessoas que nos rodeiam? Não gostar de alguém é uma forma de respeito a si mesmo e não de desrespeito ao outro. Não gostou? Evite! Inclusive, evite falar mal.
Gaste a sua energia com algo construtivo
Não gaste a sua energia falando mal das pessoas, isso além de fútil é deprimente. Quando nos preocupamos com a nossa própria vida, não temos tempo de falar mal da vida alheia. A forma como você conduz o seu tempo é problema seu, do mesmo jeito que a forma como as pessoas lidam com a vida delas, é problema delas. Não seja o tipo de pessoa que sai por aí comentando o que acontece na vida alheia, isso só queimará o seu filme.