Não fale mal das pessoas
Falar mal das pessoas é uma atitude negativa, que deve ser repreendida não só no próximo, mas também em nós mesmos. Infelizmente esse é um hábito muito comum em nossa sociedade, apesar de todos os malefícios que ele traz, tanto para quem fala quanto para quem é o alvo da fofoca. Se você pode falar bem das pessoas e ser gentil, por que gastar suas energias fazendo o contrário? Seja o tipo de pessoa que incentiva e levanta quem está ao seu lado. Pode ter certeza de que o mundo devolve toda a energia que emanamos. Reflita sobre esse hábito ruim com nossas mensagens e não fale mal das pessoas! As consequências desse ato podem ser devastadoras.
Observe o que te incomoda

Reflita sobre aquilo que você fala sobre os outros. O que incomoda é aquilo que também temos dentro de nós. Por isso, antes de apontar o dedo para alguém, vire-o para si mesmo. Pode ser que você fique surpreso com o que vai encontrar. Sempre temos questões para ser trabalhadas, por isso não devemos nos prender aos problemas de outras pessoas.
Será que vale a pena?
Não fale mal das pessoas
Tudo bem não gostarmos de todas as pessoas, mas será que é preciso falar mal de quem não gostamos? Será que vale a pena gastarmos as nossas palavras com energias tão ruins? Quando não gostamos de uma comida, simplesmente não comemos, não cozinhamos, recusamos. Por que seria diferente com as pessoas que nos rodeiam? Não gostar de alguém é uma forma de respeito a si mesmo e não de desrespeito ao outro. Não gostou? Evite! Inclusive, evite falar mal.
Repense suas atitudes
Viver é também repensar as nossas atitudes. Quando falamos mal de alguém, levamos adiante um sentimento ruim, que no fim das contas sempre pode ser trabalhado. Se você não gosta de alguém, experimente falar sobre isso, dar uma oportunidade para essa pessoa que você julga, mas conhece tão pouco. Você pode acabar se surpreendendo.
Aprenda a perdoar
É muito importante saber perdoar as falhas dos outros, pois você também falha. Quando toleramos os erros alheios, compreendemos que errar é humano. Por isso, ao invés de falar mal das pessoas quando elas cometerem atitudes falhas, tente praticar a empatia! Ela não muda o erro cometido, mas certamente facilita para o entendimento dele.
Cuide de quem te quer bem

Não seja o tipo de pessoa que fala mal de quem está do seu lado, por mais erradas que as pessoas estejam, elas ainda estão ao seu lado e se importam com você. Nem sempre devemos concordar com os outros. Saiba perdoar as pequenas falhas, entender que nem todo mundo precisa pensar igual a você para ser bom, compreenda que ser diferente não é necessariamente ser ruim. Cuide de quem te quer bem e deixe que essas pessoas cuidem de você também.
Nunca fale mal da sua família
Os nossos pais não são perfeitos, nós sabemos disso. Ninguém é. Não os julgue por sua criação, mesmo com diversos erros, você está aí graças a eles. Nunca fale mal dos seus pais, isso é ingratidão. Mesmo que a gente não tenha a família mais perfeita do mundo. Ainda assim temos o mesmo sangue correndo nas veias. Não despreze a sua família, todas têm suas falhas, mas é só eles que estarão lá por você nas vitórias e nas dores.
Trabalhe o problema
Não fale mal das pessoas
Quando quiser falar mal de alguém, fale pela frente e não pelas costas, pois isso diz muito sobre quem você é. Se tem um problema com alguém, seja sincero e trabalhe a questão. Falar mal de alguém pelas costas é ir contra os ensinamentos de Jesus Cristo, pois nada pior do que falar de alguém que não está presente para poder se justificar.
Seja verdadeiro
Se você tem um amigo que está sempre falando mal de alguém pelas costas, cuidado! Pois a próxima pessoa também pode ser você. Quanto a você, busque sempre ser uma pessoa verdadeira, bondosa, que não fala da vida alheia. Cuide da sua própria vida e busque alimentá-la de formas positivas, com alegria e bons sentimentos!
Quem julga é Deus

Falar mal de alguém é uma atitude horrível, nessa vida não somos juízes e nem devemos agir como tal. Cuidar da própria vida faz bem à saúde da alma e preserva os dentes. Não queira ser o tipo de pessoa conhecida por mexericar, isso é vergonhoso. Seja um ser humano evoluído, não julgue para não ser julgado. Não fale mal de quem não pode se defender porque não está presente. Se quiser falar algo, diga na frente da pessoa e não pelas costas. Quem julga é Deus, nós devemos ser bons o bastante para não fazermos o mesmo com quem conhecemos.
Ex não é inimigo
Dobre a sua língua antes de sair por aí falando mal de ex, chamando ele de coisas que você vai se arrepender um dia. Todos somos ex de alguém e se não somos, um dia nos tornaremos. Ex não é inimigo! Não é porque a relação terminou que devemos sair por aí difamando quem nos fez feliz um dia. Isso é muito feio.
Viva a sua vida
Não use o seu tempo para se preocupar com a vida alheia. Além disso, experimente não levar o que é do outro para as pessoas. Tenho certeza de que você tem coisas bem mais importantes para se preocupar do que ficar atraindo energia negativa. Viva a sua vida e tente olhar o outro com carinho, mesmo que você não tenha intimidade com essa pessoa.
Cuidado para não se envenenar
Não fale mal das pessoas
Cuidado para não ser considerada uma pessoa ruim aos olhos dos outros, cuide daquilo que sai da sua boca, pense muito bem antes de falar mal de alguém. Pessoas venenosas não merecem o nosso respeito, só a nossa indignação.
Plante o bem

Não fale mal das pessoas, por mais que isso seja algo que passe na sua cabeça. Procure filtrar essa energia errada. Quando a gente julga o outro, abre espaço para julgamento. Quem tem a alma bonita e florida não envenena o jardim de ninguém.
A fofoca nem sempre é verdadeira
Quando alguém chegar em você contando coisas ruins que disseram ao seu respeito, reflita se isso faz algum sentido. Não entre na onda dos fofoqueiros, a fofoca nem sempre é verdadeira, mas sempre é venenosa. E mesmo se alguém falar mal de você, não faça o mesmo. Pois da mesma forma que chegou em seus ouvidos, pode chegar no ouvido de outrem. O fofoqueiro não escolhe lados, só quer causar intrigas e nos ver falando mal do outro também, para ter o que falar amanhã por aí.
Cuidado com quem você anda
Não fale mal das pessoas
Não se deixe levar por quem fala mal de alguém pelas costas, porque amanhã esse alguém pode ser você. Quando alguém começar a falar de outra pessoa para você, ignore ou mude de assunto. Não queira ser o assunto de amanhã, nem queira compactuar com esse tipo de atitude desprezível. Não se envolva com pessoas que querem sempre que a vida do outro esteja exposta em outdoors.
Todos falham
Algumas vezes a vida nos testa, precisamos ser melhores do que costumávamos ser. Evitar falar mal das pessoas que nos magoam, por mais que seja difícil conceber a ideia do que foi feito. Todos nós erramos, mas não cabe a nós julgarmos, só a Deus.
Falar mal custa caro

Falar mal de alguém custa caro. Custa o seu tempo. Custa a energia que você gasta. Custa a falta de amor pelo próximo e pelo mundo. Custa as orelhas que estão ouvindo coisas ruins. Custa mais do que soma. Use seu tempo de maneira sábia, fale coisas boas, comente assuntos construtivos. Do que adianta querer um mundo melhor, se continuamos presos em atitudes ruins? Não é preciso ser perfeito para ser uma pessoa melhor. Faça o mínimo para que o mundo que você vive não se torne odiável.
Não fale mal das pessoas
Quando você fala mal de alguém, fala mal de si mesmo. Quem comenta muito sobre os outros acaba sendo mal falado. Entenda que você precisa achar assuntos mais construtivos para abordar, coisas sobre a sua vida, suas ambições e seus pensamentos, nada de ficar por aí comentando o que fulano fez, o que o outro falou. Isso não é problema seu, abstraia!
Abandone o hábito de falar mal das pessoas e colha os frutos dessa mudança
Não pague na mesma moeda
Pagar na mesma moeda é um dos maiores erros do ser humano. O que uma pessoa faz com a gente é problema dela, o que a gente faz com isso é problema nosso. Entende? Não vale a pena retribuir maldade. Não devemos falar mal de quem fala mal da gente, isso nos iguala com a mediocridade da pessoa e não nos torna seres melhores do que ela. Se alguém falar mal de você, ignore. E pense que falta luz na vida dessa pessoa, mas na sua sobra para não fazer isso.
Gaste a sua energia com algo construtivo
Não gaste a sua energia falando mal das pessoas, isso além de fútil é deprimente. Quando nos preocupamos com a nossa própria vida, não temos tempo de falar mal da vida alheia. A forma como você conduz o seu tempo é problema seu, do mesmo jeito que a forma como as pessoas lidam com a vida delas, é problema delas. Não seja o tipo de pessoa que sai por aí comentando o que acontece na vida alheia, isso só queimará o seu filme.
Seja melhor

Falar mal das pessoas só deixa você com uma fama ruim. Tudo o que falamos diz muito mais sobre nós do que sobre os outros, pense bem. Cultive coisas boas. Foque nas pessoas certas. Não dê espaço para que a ruindade domine a sua boca. Seja melhor, por favor.
Ouça nossa playlist no Spotify
Enquanto lê nossas mensagens, aproveite para refletir com essa playlist feita pra você: