"Divergente" conta a história de Beatrice (Shailene Woodley), uma menina que vive numa cidade futurista chamada Chicago. Ao completar 16 anos, precisa fazer uma importante escolha: optar por uma das 5 facções disponíveis na cidade. Cada uma dessas “tribos” possui um ponto forte, entre eles: coragem, generosidade e honestidade. A jovem acaba escolhendo a facção da Audácia, que tem foco em pessoas destemidas, o que destoa da escolha da sua família. Após ter seu nome alterado para Tris, ela compreende que acabou de entrar em uma nova jornada que a transformará. Se você também foi impactado por esse filme, baseado no livro de Veronica Roth, relembre as frases mais marcantes dele!
Vida pálida
Tris Prior
Não consigo me imaginar vivendo da maneira que ele vive [...] incapaz de sentir amor, lealdade ou perdão, como um homem de um olho só, procurando pelo olho de outra pessoa para furar. Isso não é viver, é uma versão mais pálida da vida.
Leia esse livro de emoções com uma Playlist para acalmar o coração e refletir!
- Você tem medo de mim, Tobias?
- Tenho pavor - responde ele, sorrindo.
Eu viro a cabeça para frente e beijo a cavidade sob a sua garganta.
- Talvez você não continue na minha paisagem do medo - murmuro.
Ele inclina a cabeça para baixo e me beija devagar.
- Aí, todos poderão chamar você de Seis.
- Quatro e Seis - digo
Abismo
Divergente, p.72
O abismo serve para nos lembrar que há um limite tênue entre a coragem e a estupidez!
Controle
Beatrice Prior (Shailene Woodley)
Eu não devo ter medo da água. Devo ter medo de estar fora do controle. Diante disso, eu preciso retomar o controle.
Minhas palavras não fazem sentido. Os soluços dominam meu corpo, minha mente, tudo. Ele me puxa para perto do seu corpo, e a água da banheira encharca as minhas pernas. Seu abraço é apertado. Ouço seu coração e, depois de um tempo, encontro uma maneira de deixar que seu ritmo me acalme.
Veneno
Os seres humanos, de uma maneira geral, não conseguem ser bons por muito tempo antes que o mal penetre novamente entre nós e nos envenene
O fato de Quatro sair da sala me deixa nervosa. Deixar-nos sozinhos com Eric é como contratar uma babá cujo passatempo preferido é amolar facas.
Raiva
Beatrice Prior (Shailene Woodley)
Quando termino de me vestir e a vontade de chorar passa, sinto algo quente e violento remoendo minhas entranhas. Quero machucá-los. Encaro meus olhos no espelho. Eu quero machucá-los, e é exatamente isso que eu vou fazer.
Justificativa
A razão humana é capaz de justificar qualquer mal; é por isso que não devemos depender dela.
Personalidade
Tobias Eaton (Theo James)
Acredito que você ainda está aí dentro - diz ele, com a boca perto da minha. - Volte para mim.
Amo a Tris, a Divergente, que toma decisões independente de lealdades a facções, que não é o estereótipo de uma facção. Mas a Tris que está fazendo de tudo para destruir a si mesma… não consigo amá-la.
Medo
Divergente, p. 251
Aprender a controlar seu medo e libertar-se dele é o verdadeiro objetivo.
Bem e mal
Insurgente
Nossa sociedade não é dividida entre "bem" e "mal". Ser cruel não torna uma pessoa desonesta, da mesma maneira que ser corajoso não faz de ninguém gentil.
Alguém se ajoelha ao lado do rosto dele e fecha seus olhos. Deve ser para fazer parecer que ele está dormindo. Que idiotice. Por que as pessoas cismam em fingir que a morte é um tipo de sono? Não é. Não é.
Careta
Beatrice e Tobias
- Pensei que teria problemas com a garota da Franqueza perguntando demais- afirma ele friamente. - Agora tenho uma Careta na minha cola também?
- Deve ser porque você é tão acolhedor- digo diretamente. - Sabe? Quase como uma cama de pregos
Vou encontrar novos hábitos, novos pensamentos, novas regras. Vou ser outra coisa.
Audácia
Beatrice Prior (Shailene Woodley)
Abro os olhos e lanço meu braço para a esquerda. O sangue pinga no carpete, entre os dois recipientes. Depois, com um suspiro que não consigo conter, lanço meu braço para a frente, e meu sangue faz as brasas chiarem. Sou egoísta. Sou corajosa.
Há décadas nossos antepassados perceberam que a culpa por um mundo em guerra não poderia ser atribuída à ideologia política, à crença religiosa, à raça ou ao nacionalismo. Eles concluíram, no entanto, que a culpa estava na personalidade humana, na inclinação humana para o mal, seja qual for sua forma. Dividiram-se em facções que procuravam erradicar essas qualidades que acreditavam ser responsáveis pela desordem no mundo.
Adrenalina
Beatrice Prior (Shailene Woodley)
Meu coração bate tão forte que o peito dói, e não consigo gritar ou respirar, mas ao mesmo tempo sinto tudo, cada veia e cada fibra, cada osso e cada nervo, todos vivos e alertas em meu corpo, como se tivessem recebido uma carga elétrica. Eu sou pura adrenalina.
Os que culpavam a agressividade formaram a Amizade. Os que culpavam a ignorância se tornaram a Erudição. Os que culpavam a duplicidade fundaram a Franqueza. Os que culpavam o egoísmo formaram a Abnegação. E os que culpavam a covardia formaram a Audácia.