MC Delano nasceu no Conjunto Santa Maria, na Região Centro-Sul de Belo Horizonte. Delano nasceu em uma família de músicos, no dia 25 de janeiro de 1997. Começou na banda de baile da sua mãe, depois participou da escola de samba Cidade Jardim e ainda foi integrante de um grupo de pagode, fez apresentações ao lado de Fabinho do Terreiro e Dudu Nicácio. Aos 18 anos, ele se tornou um nome de relevância na cena nacional do funk, chegando a ter uma média de 30 a 40 shows por mês pelo Brasil.
Conheça a história de MC Lan e saiba o que ele pensa
Delano já emplacou muitos hits. Como exemplo: Devagarinho, Na Ponta Ela Fica, Remexe Mexe, Que Grave É Esse, Baile da Esquina e Baile da Central 1.
Delano é conhecido por reformular o funk em Belo Horizonte. Em entrevista ao portal G1, o jornalista e pesquisador Gabriel Albuquerque analisa “Delano é o principal responsável pela renovação da cena mineira (…) Além da mistura irresistível do beat, grave, pandeiro e cavaquinho, as músicas apresentam um refinamento até então inédito na produção. Ele foi o responsável por descolar o funk mineiro de suas raízes e lançá-lo no futuro, mergulhando de cabeça na sonoridade dos anos 2010. É uma arquitetura sônica minuciosa e experimental, mas ainda assim cativante.”
“O funk ainda sofre muito preconceito, mas felizmente estamos ultrapassando barreiras. O ritmo vem ganhando espaço.”
“O funk foi um ritmo que apareceu na minha vida por acaso, de repente, na brincadeira. Gravei uma música e postei na internet e logo viralizou. Foi uma surpresa muito boa e que deu certo. Eu sempre fiz a produção musical de uns amigos, estava inserido no meio há algum tempo. No começo eu era o MC DJ Delano, depois, com anos, fui amadurecendo e deu certo de hoje estar aqui mesclando ritmos junto ao funk.”
“Minha família é muito musical. Desde criança estou acostumado a ouvir samba e outros ritmos. Atualmente admiro o trabalho do Drake, de como ele diversifica a música dele. Também escuto sertanejo, música cubana, trash/hip hop, o samba, que aprendi em casa, e claro, o funk, que é o berço de tudo. Ainda cito como referências Novos Baianos, Jorge Aragão, os Mutantes, Rita Lee e Led Zeppelin, entre outros.”
Parceria com Kondzilla
Delano comenta sobre o clipe Na Ponta Ela Fica, produzido pelo Kondzilla, durante entrevista ao Tracklist
“Foi uma parceria bacana, de troca mútua de conhecimento e interação. Não teve um roteiro muito trabalhado, pois resolvermos fazer em cima da hora. Foram 14/15 horas de gravação, e diversão também. Quem sabe num futuro próximo não podemos refazer essa parceria de sucesso.”
“Assim como houve amadurecimento no ritmo, houve também nas letras, mas sempre de maneira natural. Eu quero que as pessoas se divirtam, dancem, remexam quando escutam o som do Delano, e isso fica mais claro com letras suaves.”
Leia frases da poderosíssima Jojo Todynho
“Isso aconteceu muito cedo. Quando tinha nove anos, ganhei meu primeiro instrumento. Sempre tive contato com a música por meio da minha mãe, que tinha uma banda de samba. A partir daí, descobri minha verdadeira paixão. Fui aprendendo a tocar instrumentos – hoje toco 12 – e fui desenvolvendo meu próprio estilo.”
“Essa mistura de ritmos eu já buscava desde Na Ponta Ela Fica e ela fica ainda mais evidente agora em Remexe Mexe. O samba sempre me acompanhou, e esse novo single reflete um amadurecimento natural do trabalho e das misturas que busco fazer, sempre trazendo algo diferente para o público.”
“É um processo natural. Às vezes, escrevo primeiro para depois fazer a batida. Às vezes, não. Não existe muita regra. A inspiração surge de todos os lados, das coisas que vivo, assisto, histórias de amigos e por aí vai.”
“Sim, toco 12, mas meu favorito é o cavaquinho. Comecei a aprender desde muito cedo, aos nove anos, e então não parei mais. Vi que isso era o que realmente amava e aprendi todos sozinho.”
“Ter o reconhecimento do público mesmo tão jovem é gratificante para mim. É legal ver que consigo levar minha música para diferentes públicos, passar uma mensagem. Graças a Deus, com a música, pude dar uma condição melhor para minha família e ver todos eles felizes.”
“Minha qualidade, e meu defeito ao mesmo tempo, é o perfeccionismo. Eu compus Remexe Mexe há três anos e só lancei agora, depois de muito mudar e buscar trazer o ritmo e a letra perfeitos para os fãs. Na música eu gosto muito do som que o Drake faz. Meu maior desejo é consolidar minha carreira.”
“Minha maior mania é comprar, e perder ao mesmo tempo, óculos (risos). Se pudesse mudar algo em mim, melhoria minha timidez. Ainda sou muito tímido em frente e fora das câmeras.”
“É um pouco. Gosto de pessoas interessantes, isso já é um grande passo para a conquista.”
Leia frases de Mr. Catra, o funkeiro que deixou saudades