Mensagens e Frases / Cumprimentos / Luto

Mensagens de Conforto

Quando nos deparamos com a perda de algum parente ou amigo querido, é um momento muito difícil e por vezes as palavras fogem. Se alguém próximo está passando por isso, agrade com uma bela e tocante mensagem de conforto.

Tristeza e Luto

Onde está você agora? Gostava de te ver uma vez mais e te pedir desculpa por não te ter dito mais vezes que eu te amo!

Não consigo dormir nem sonhar, porque com você partiram todos os meus sonhos e alegrias, que foram substituídos pela tristeza e pelo luto. Você era o brilho dos meus olhos, a força para enfrentar os meus desafios e a bonança depois das minhas tempestades.

A minha única esperança é que Deus possa me ajudar a conseguir viver com a tua ausência. Sempre te amarei.

Compartilhar

A dor da perda

Letícia Thompson

É um caminho inevitável. Temos todos, um dia ou outro, de uma forma ou de outra (e geralmente de várias formas mesmo), que viver isso. Não porque é uma fatalidade do destino, mas porque faz parte da vida.
E cada um de nós vive, mesmo se de maneira dolorosa igual, de um jeito diferente as diferentes perdas pelas quais temos que atravessar.

A pior de todas, é quando alguém que a gente ama morre. Esse é um sentimento de perda irreparável. Um amigo não vale pelo outro, um irmão não vale pelo outro e nada no mundo poderá substituir nossos pais. Tenho uma amiga sábia que diz que “nunca somos velhos o suficiente para ficarmos órfãos.” E ela tem razão. E mesmo se o tempo aplaca essa dor, sempre vai ficar dentro da gente aquele sentimento indecifrável de vazio. É a ideia do “nunca mais ver” que dói mais. E quando esta se une à ideia de não termos feito algo mais, não termos dito algo mais, ainda é pior.

Outra dor de perda é quando a pessoa que se ama se vai. Nesse caso existe uma mistura de dor de orgulho e dor de medo de se ficar sozinho, muitas vezes porque o que existia não era realmente amor, mas uma dependência emocional do outro. Dor de orgulho, porque ninguém nessa vida foi feito pra perder. Dor de ter sido deixado, dor de rejeição, que chega a doer até fisicamente. Não adianta dizer nesse momento que “quando se perde um ônibus vem dez atrás”, porque a pessoa vai te dizer que o que perdeu era justamente aquele que queria. Mas quando o tempo cura essa ferida (e o tempo cura todas as feridas!) e o coração começa a bater mais forte por outra pessoa, aí então a gente esquece. E ninguém precisa ter medo de ficar sozinho, pois só vai ficar sozinho quem não se abrir a novas possibilidades.

E com isso tudo, o que é preciso mesmo é que aprendamos o sentimento de aceitação. Não passiva, de se deixar levar. Mas aquela de quando se sabe que vai se viver o inevitável, de viver isso da melhor maneira possível. Nenhum de nós está preparado pra isso, mas sabemos que é a vida.
E não deixar que a dor do orgulho possa impedir que vivamos, isso é importante. Alguém me contou recentemente que sofreu dois anos por ter perdido um amor e depois é que reconheceu que o sofrimento não era realmente de amor, mas do orgulho de ter sido deixado. Uma vez reconhecido isso, ele deu um passo à frente e encontrou aquela que hoje em dia é sua esposa, que portanto já fazia parte do grupo que conhecia e frequentava. É preciso muita sabedoria para se tirar a venda do orgulho dos olhos.

Fazer com que os que amamos saibam disso é uma maneira de se preparar a viver diferente a perda, se esta se der. É preciso dar de si mesmo enquanto se pode. É preciso evitar o “ah, se eu soubesse” e “ah, se eu pudesse voltar” do futuro. É preciso oferecer flores enquanto se pode vê-las e senti-las.
Se você gosta de alguém, diga, demonstre. Nem todo mundo sabe adivinhar. Transforme em gestos e palavras tudo aquilo que se passa no seu coração.

Vive muito melhor dor de perda quem sabe que fez a sua parte. Ainda vai doer, mas de maneira bem diferente.

Compartilhar

Dias difíceis

Antônio Reis

Tem sido dias difíceis desde que você se foi. Procuro coisas para passar o tempo, para não sentir tanto sua falta. Nada tem sido fácil. Tudo saiu do lugar, tudo está confuso. Tento te procurar entre as linhas do meu caderno, tento sentir seu cheiro no travesseiro, mas tudo se foi com você. Faz dias que penso em você. Faz dias que busco te encontrar. Eu sinto sua falta.

Tudo parecia real demais para ser mentira. Você está fora do meu alcance agora. E nada me coloca para cima. Parece que meu mundo girava apenas à sua volta; agora que você não está, tudo se descontrolou. E é duro imaginar, que dessa maneira tudo ficará. Não ouvirei seu bom dia pelas manhãs, nem sentirei seu cheiro enquanto te abraço. Você se foi e só me resta um buraco onde estava meu coração.

Compartilhar

Recomeços

Letícia Thompson

Nascemos independente da nossa vontade. Mas a vida é um encanto. E nos encanta.
Os primeiros risos, as primeiras flores, os primeiros amanheceres, os primeiros anos… as primeiras descobertas. Vamos desbravando a vida e enfrentando o desconhecido maravilhados.
Então vêm os primeiros nãos. As primeiras quedas, as primeiras decepções, as primeiras lágrimas que não nos impedem, nem por isso, de ir em frente.
Mas um dia o desconhecido, o inexplicável, pode tirar nossa vontade de viver. As perdas, as grandes, aquelas sem volta que, por mais alto e forte que gritemos, fazem-se de surdas. E a vida perde seu sentido…
Os amanheceres e entardeceres tornam-se uma e a mesma coisa: enfado. Nos recusamos a ver a luz do dia, o sol que brilha, a vida que palpita, os pássaros que cantam e as flores que, teimosas, continuam se abrindo em total indiferença à nossa dor.
E é preciso, nesse momento onde queremos parar mas que a vida não pára, é preciso reaprender a viver.
Não aceitamos nossas perdas irreparáveis e absurdas, mas precisamos aprender a viver com elas e apesar delas. E ver a vida com outros olhos. Talvez, reconhecer de vez nossa pequenez diante do desconhecido. E reviver. A pequenos passos, tímidos, lentos, tal qual criança que ainda não viu nada, mas com a sabedoria dos velhos que já sabem que a vida é um poço de mistérios.
E vamos assim, não importa nossa idade, desbravando novamente a vida. Vamos sorrir novamente. Ver a luz do dia, olhar nos olhos dos que ficaram e que estiveram do nosso lado mesmo quando estivemos temporariamente cegos a tudo o mais. Ver as flores, que nunca desistiram de viver e experimentar o dia-a-dia, novos gostos dessa nova vida que se oferece a nós.
Tudo pode ter um fim. Mas todo fim pode ser o início de um recomeço. E a vida continua linda. E Deus sabe do que precisamos para nos pôr de pé e Ele nos guia, se nos abandonamos a Ele nessa nova chance de recomeçar.

Compartilhar

Aconteça o que acontecer

Meu querido amigo, ainda não consigo acreditar na tragédia que aconteceu. Muitas vezes pensamos que coisas assim não acontecem com os mais próximos da nossa vida.

Nem sei bem o que dizer, não sei se há algo que possa ser dito para aliviar a tua dor nesse momento. Talvez só o tempo possa curar essa ferida. Mas ao mesmo tempo quero que você saiba que eu não vou te desamparar nesta fase de luto. Sempre que você precisar, eu estarei pronto para te ouvir e te confortar.

Aconteça o que acontecer, conte comigo!

Compartilhar

Saudade da Avó

Minha avó amada, como sinto a falta do seu abraço, da sua voz calma me dizendo que tudo vai correr bem.

A senhora foi a pessoa mais carinhosa e dócil que eu tive o prazer de conhecer nesta vida.

Por muito que eu tente, eu sei que as palavras nunca vão conseguir expressar a saudade que eu vou sentir todos os dias da minha vida.

Compartilhar

Você continuará vivo no meu coração

Meu querido avô, o senhor nunca me desamparou, sempre me ouviu com atenção e fez questão de transmitir para mim a sabedoria que me ajuda a ser um ser humano mais digno.

Por esse motivo, acho que nunca vou conseguir preencher o vazio deixado na minha vida pela sua morte.

Hoje eu sou obrigado a dizer adeus, mas eu garanto que uma parte sua permanecerá viva no meu coração.

Compartilhar

Adeus, minha querida mãe

Não consigo descrever a dor que estou sentindo neste momento. Acho que não existem palavras capazes de expressar a importância que você sempre teve na minha vida.

Você sempre tinha o dom de me acalmar e melhorar o meu dia. O teu sorriso era capaz de curar qualquer ferida e apaziguar os meus medos.

A nossa convivência não era perfeita, tínhamos algumas discussões, mas isso é porque sempre fomos muito parecidos. A verdade é que tudo se resolvia facilmente, porque o nosso amor sempre prevalecia. E apesar de tudo, esse amor sempre continuará vivo no meu coração.

Descansa em paz, minha querida mãe.

Compartilhar

Separação Causada pela Morte

Poderia dizer que sei exatamente o que você está sentindo nesse momento, mas isso não seria verdade. Cada pessoa vive a perda de uma pessoa querida de uma forma muito particular, e o luto se manifesta de maneiras diferentes em cada um.

O que eu posso dizer é que eu já sofri a dor de uma separação causada pela morte, e sei quanto pode doer. O mais importante nesse momento é você estar perto dos seus amigos e família, pessoas que gostam de você e que vão ajudar a dissipar a escuridão.

Você até pode sentir que está quebrado e sem esperança, mas eu farei todos os possíveis para recolher e colar cada pedacinho, devolvendo a sua alegria.

Seja forte neste momento complicado, e tenha a certeza que você não está sozinho nem desamparado.

Compartilhar

Deus Te Fortalecerá

Meu querido irmão, mais importante do que dizer que eu estou contigo neste momento de dor, é dizer que o nosso Deus nunca saiu do teu lado.

Ele conhece a mágoa no teu coração, e sempre que você caiu, Ele te amparou, segurando a tua mão. Ninguém é melhor do que Ele para te ajudar a lidar com a morte de uma pessoa tão especial.

A Bíblia diz para você não ter medo, porque Ele te fortalecerá e ajudará. Acredite nisso e deposite a tua confiança no Senhor. Só Ele pode nos dar o verdadeiro consolo nos momentos de luto.

Que Deus te abençoe e cure o teu ser!

Compartilhar

O Tempo não apaga a saudade

Um dia eu ouvi dizer que o tempo é capaz de apagar ou atenuar a saudade. Sinceramente, eu acho que isso é ridículo.

Cada dia que passa, eu sinto um maior aperto no coração por não ter você aqui. É como ter um espinho que não consigo remover da minha vida.

Apesar de toda a escuridão, e da saudade de você ser eterna, eu sei que um dia o luto terminará e o Sol voltará a brilhar para mim.

Compartilhar

Confiando em Deus

Meu irmão,

A verdade é que só Deus sabe a tristeza que você está sentindo agora. E é por isso mesmo que ninguém melhor do que Ele para te ajudar nesta situação delicada.

Ele é a luz que brilha na escuridão, é a direção certa para quem está perdido, o rumo para quem não tem um propósito.

Deposite aos Seus pés tudo aquilo que te aflige e destrói por dentro, confie n’Ele mesmo nos momentos mais difíceis da vida e você será recompensado.

Os meus sinceros pêsames.

Compartilhar

Nos braços do senhor

Meu amigo,

Finalmente você pode descansar. Se algum guerreiro merece o seu descanso, depois de muitos anos de batalha, esse guerreiro é você.

Você foi fiel no pouco, fiel no muito, e sempre tinha uma palavra de encorajamento para aqueles que precisavam.

É impossível não ficar triste por saber que não podermos mais contar com a tua alegria contagiante, com os teus conselhos sábios, com o teu abraço carinhoso. Mas apesar disso, é importante lembrar que você deixou um grande tesouro: um exemplo de vida.

Tenho a certeza que o Senhor te recebeu com os braços abertos e que neste momento você está celebrando no Céu.

Descansa em paz!

Compartilhar

Lágrimas

Letícia Thompson

Que as lágrimas não nos impeçam de nos lembrar que uma pessoa que chega na nossa vida é um presente que nos foi oferto.
Há presentes assim valiosos que não duram muito, quando nossos corações desejariam que durassem eternamente e ignoramos por que eles se vão quando a vida parece apenas começar.
Mas se nos perdemos nesse mundo de questões sem respostas, a dor será muito maior que as lembranças de tudo o que a vida nos permitiu juntos enquanto durou a caminhada na terra.
Se tivéssemos que voltar atrás, teríamos preferido não ter encontrado, não ter conhecido, somente por que não pudemos guardá-lo no nosso seio mais tempo?
Não…
O vento passa, mas nos refresca; a chuva vem e vai, mas sacia a terra. O importante mesmo não é a quantidade de tempo que as coisas ou pessoas duram, mas a riqueza que elas trazem à nossa alma, o amor que nos permitimos dar e o que aceitamos receber.
As dores das partidas definitivas são indizíveis, indefiníveis, mas que elas nunca nos impeçam de nos lembrar da vida compartilhada.
Que as lágrimas não nos impeçam de sorrir novamente um dia quando a dor for mais amena e as lembranças felizes começarem a voltar, como as flores no jardim a cada primavera.
A eternidade existe para que esperemos por ela, para que tenhamos o consolo de saber que um dia, se o Deus-Pai permitir, Ele que nos ama de amor infinito, poderemos novamente nos encontrar.

Compartilhar

As coisas como elas são

Paulo Coelho

É claro que nem sempre as coisas acontecem como queríamos que acontecessem. Existem momentos em que sentimos que estamos buscando algo que não está reservado para nós, dando murros em portas que não se abrem, esperando milagres que não se manifestam.
Ainda bem que as coisas são assim – se tudo andasse como a gente quer, em breve não íamos ter mais assunto para escrever o roteiro dos nossos dias. Este roteiro é feito de nossos sonhos como alimento, mas de nossa luta como energia. E como sempre acontece com os guerreiros que gastam sua energia no Bom Combate, há momentos em que é melhor relaxar, e acreditar que o Universo continua trabalhando por nós em segredo, mesmo que não possamos compreender.
Deixemos, portanto, que a Alma do Mundo cumpra sua missão e quando não podemos ajudá-la, a melhor maneira de colaborar com ela é prestar atenção às coisas simples da vida – no pôr do sol, nas pessoas que passam na rua, na leitura de um livro.
Entretanto, em muitos casos o tempo continua passando, e nada de excepcional acontece. Mas o verdadeiro guerreiro da luz acredita. Assim como as crianças acreditam.
Porque crê em milagres, os milagres começam a acontecer.
Porque tem certeza que seu pensamento pode mudar sua vida, sua vida começa a mudar.
Porque está certo que irá encontrar o amor, este amor aparece.
De vez em quando, se decepciona. Às vezes, se machuca.
E então escuta os comentários: “como é ingênuo!”
(…)
Em um interessante e minúsculo livro, “O Breviário da Cavalaria Medieval”, há um texto que deve ser lembrado nestes momentos de espera:
“Eis o primeiro ensinamento da Cavalaria: tu irás apagar o que até então tinhas escrito no caderno de tua vida: inquietação, insegurança, mentira. E iras escrever, no lugar disto tudo, a palavra coragem. Começando a jornada com esta palavra, e seguindo com a fé em Deus, chegarás onde precisas”.

Mesmo assim, às vezes continuamos esperando – com paciência, resignação, coragem – e as coisas a nossa volta não se movem. Mas como foi esta a estrada que escolhemos, é impossível que as bênçãos da vida não estejam trabalhando a nosso favor. Cabe, portanto, uma profunda reflexão sobre aquilo que chamamos de “resultados”: nosso destino está se manifestando de uma maneira que não chegamos a compreender totalmente – mas está se manifestando!
Todos nós temos uma razão – uma razão muito importante – para estarmos aqui, neste momento, nesta manhã.
Relaxe, portanto. E preste atenção.

Compartilhar

Melhor Pai do Mundo

Nunca pensei que a tristeza conseguisse fazer um buraco tão profundo no coração de alguém.

Todo o mundo sabe que ninguém vive para sempre, mas na realidade ninguém está verdadeiramente preparado para se despedir de alguém tão especial como você.

Você foi o melhor pai do mundo, um pai que toda criança merece ter. Tudo o que eu sou é fruto do teu amor, sabedoria, carinho e paciência.

Cada passo que eu der, a cada respirar, todos os dias da minha vida, eu sei que vou sentir a tua falta.

Te amo, pai! Descansa em paz!

Compartilhar

O dia em que você partiu

O fim de algumas coisas é muito difícil de aceitar. Quando a vida de uma pessoa próxima chega ao fim, o coração é invadido pelo luto e fica repleto de tristeza. Nunca esquecerei o dia em que você partiu e deixou um vazio enorme na minha existência.

A única coisa que posso esperar e pedir a Deus é que um dia eu consiga preencher esse vazio e que a felicidade possa ser a minha companheira mais uma vez.

Você partiu, mas as memórias de uma pessoa fantástica sempre ficarão comigo.

Descansa em paz! Eu te amo!

Compartilhar

comentários

anterior

Mulheres da história

Quem são as mulheres que mudaram o Brasil?

próxima

Nós nunca iríamos dizer adeus

O que aconteceu com todas as promessas que fizemos?