Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify Play PPS Book Download Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Telegram Copy Up Check

Siga-nos

Tipos de meditação

Meditar ainda é um desafio para você? Ou será que você nunca tentou fazer isso, mas imagina que seja um trabalho árduo? E se você descobrisse que existe uma meditação específica para iniciantes nesse processo ou que até falando e lendo você consegue meditar? Existem muitos tipos de meditação que podem ser explorados, então listamos cada um deles para você viajar por esse caminho de autoconhecimento com as informações mais confiáveis sobre o assunto. Explore a sua interioridade e descubra verdades profundas sobre você. Entenda como a sua vida pode ser plena e pacífica se colocar em prática uma das formas de meditar que sugerimos! Aproveite!

continue lendo
Compartilhar

O que é meditação?

'Meditação é um exercício que promove a conexão de uma pessoa com o que existe na própria interioridade.' - Tipos de meditação

Meditação é um exercício que promove a conexão de uma pessoa com o que existe na própria interioridade. É um processo de autoconhecimento que pode trazer revelações sobre quem o pratica, sendo essencial para as pessoas que almejam se conhecer melhor. Que tal aprender mais sobre você?

De onde veio?

A origem da meditação, enquanto uma prática que recebe esse nome, é difusa. Civilizações orientais e ocidentais desenvolveram técnicas distintas para meditar e para pensar sobre si, tendo adotado a meditação até mesmo nas religiões. Assim sendo, existem muitos tipos de meditação para que você escolha a sua preferida!

Vipassana

Outra forma de meditação budista é a Vipassana. A tradução do termo se relaciona a “visão clara”. Essa meditação tem como objetivo fornecer uma compreensão sobre o próprio indivíduo. Envolvendo exercícios de respiração e concentração, é uma meditação para quem busca investigar a si. Desvende os mistérios que sua mente esconde de você!

Zazen

Garota sentada em pedra meditando em posição de lótus

A meditação budista Zazen é traduzida como “meditação sentada”. Ou seja, a pessoa que estiver seguindo essa forma de meditar deve estar sentada, com a coluna ereta e com as pernas cruzadas. Durante o processo, a concentração deve estar direcionada para a respiração. Sente-se e respire fundo para sentir seu corpo relaxando.

Amplie seu conhecimento sobre ensinamentos budistas

Consciência plena

A prática budista da consciência plena é uma meditação que tem como foco o momento presente. Nesse caso, não serão trabalhados traumas ou metas para o futuro. Deve-se pensar apenas no processo de meditar e de relaxar, sem outras interferências. O que importa é o agora, não é mesmo?

 

Kindness

Imagem de Buda sentado

A última meditação budista é a Kindness, que pode ser traduzida como “bondade”. Sendo assim, o objetivo do exercício será promover o bem para si, para um amigo, para uma pessoa desconhecida, para uma pessoa que suscita sentimentos negativos e para todo o Universo. Como diria Selena Gomez: “Mate-os com bondade”.

Mostre toda a bondade que existe dentro de você

Transcendental

A meditação hinduísta também dispõe de outras formas de trabalhar os sons para a concentração e para o relaxamento. A meditação Transcendental, criada por Maharishi Mahesh Yogi, estimula a introspecção a partir de músicas e barulhos específicos. Até com som de chuva é possível meditar!

Yoga

Mulheres fazendo yoga com professora em foco e alunas ao fundo em posição de vela

Embora Yoga não seja a técnica de meditação em si, o hinduísmo ensina que os exercícios da Yoga podem ser fundamentais no processo de autoconhecimento de uma pessoa. Pode ser um percurso doloroso e difícil, mas os resultados serão melhores para a vida de quem pratica. Você vai se tornar profissional em elasticidade e em relaxamento!

Mantra

Uma forma de meditação conhecida é o mantra, ou OM, da meditação hindu. Com ela, a pessoa que está meditando deve emitir o som “OM”, provocando uma vibração que auxilia o relaxamento e a concentração, essenciais para o momento de meditar. Vamos começar? OM...

Estimule a sua paz interior com frases hindus

Taoísta

Homem meditando sentado em posição de lótuso de olhos fechados

A meditação chinesa Taoísta concentra um conjunto de meditações que pregam a harmonia entre corpo, mente e Universo. Por meio da meditação Taoísta é possível gerar e locomover as energias que estão fluindo no corpo do indivíduo que medita de acordo com essa técnica. Nada como ser uma pessoa equilibrada e plena!

Chi Kung

Para a meditação chinesa Chi Kung, fazer sutis e leves movimentos com o corpo é uma forma de concentrar as energias em locais específicos para resolver ou compreender problemas de saúde. É uma forma de terapia que pode ser comparada a um conhecimento médico. Aposte nessa meditação quando sentir alguma dor no corpo!

Inspire-se com frases sobre medicina

Sentado com Deus

Homem sentado na grama rezando em preto e branco

A última forma de meditação cristã é “sentado com Deus”. Sem a fala e sem a visão, o ideal para esse exercício de meditação é sentar-se, fechar os olhos e direcionar os pensamentos para os ensinamentos de Deus. É comum que as pessoas busquem algum tipo de comunicação com a divindade nesse processo. Só testando para sentir como é!

Oração contemplativa

Para o cristianismo, a meditação pode se manifestar por meio da fala. Por essa você não esperava, não é? A oração contemplativa é uma forma de meditar que tem como princípio a repetição de frases e orações sagradas para atingir algum objetivo, como paz, proteção ou bênção.

Meditação guiada

Mulher e homem sentados meditando juntos em posição de lótus

Meditação para iniciantes? Temos! A meditação guiada pode incorporar elementos de todas as outras formas de meditação, por ser caracterizada por uma pessoa que estimula outra a meditar. Não é necessário ter conhecimento prévio sobre meditação. O segredo é concentrar-se na voz da outra pessoa e pensar de acordo com o que ela solicita.

fechar