Os melhores jogadores de futebol do mundo são os que mantêm a sua liberdade. Eles treinam duro e são muito bons taticamente, mas eles também se expressam em campo ... como artistas. Tirar isso e você tirar a sua alma. Mas há menos desses jogadores hoje do que costumava ser. Hoje em dia, as táticas, o gerente, ou oposição evitam que os jogadores se expressem.
Sensação de eternidade
Éric Cantona
Em minha visão, um artista é alguém que pode iluminar um quarto escuro. Eu nunca encontrei e nunca encontrarei diferença entre o passe de Pelé para Carlos Alberto na final da Copa de 1970 e a poesia do jovem Rimbaud. Há em cada uma dessas manifestações humanas uma expressão de beleza, que nos toca e dá a sensação de eternidade.
Eu não sou um homem, sou Cantona.
Todo tipo de vício
Éric Cantona
Deschamps fica por porque ele sempre dá 100 por cento, mas ele nunca vai ser nada mais do que um carregador de água. Você pode encontrar jogadores como ele em cada esquina. Atualmente Didier gosta de agir como um monge e um moralista, mas ele vai acabar chafurdando em todo tipo de vício.
Nenhum, eu sou.
Eles não existem mais
Éric Cantona
Muitas vezes, há jogadores que têm apenas o futebol como uma forma de se expressar e nunca desenvolver outros interesses. E quando já não jogam futebol, eles não fazem nada; eles não existem mais, ou melhor, eles têm a sensação de não mais existente.
O melhor é Messi
Éric Cantona
O melhor é Messi. O segundo melhor é Messi. O terceiro também é Messi. E, em seguida, muito atrás, vem Cristiano Ronaldo.
Eu já vi muitos jogadores marcando gols e todos ele sabem a sensação. Mas esta, de pular e chutar um hooligan, não é algo que você encontra todos os dias.
Não apoio a França
Éric Cantona
Eu não apoio a França. Eu sou francês, mas eu não estou interessado na França.
Nada é mais estúpido
Éric Cantona
Meu pai me ensinou que nada é mais estúpido do que um jogador de futebol que finge ser mais indispensável do que a bola.
Eu não jogo contra um time em particular. Eu jogo contra a ideia de perder.
Melhor momento
Éric Cantona
Meu melhor momento? Eu tenho vários bons momentos, mas o meu preferido é quando chutei o hooligan.
Chutado com mais força
Éric Cantona
Se eu me arrependo de ter chutado o hooligan no Selhurst Park? Sim, me arrependo de não tê-lo chutado com mais força.
Cruyff foi o melhor
Éric Cantona
Cruyff foi o melhor. Ele era um criador. Ele foi o coração de uma revolução com seu futebol. O Ajax mudou o futebol e ele era o líder disso tudo.
Você para de jogar
Éric Cantona
Se você tem apenas uma paixão na vida – o futebol – e o persegue excluindo tudo mais que possa existir, isso se torna muito perigoso. Quando você para de jogar, é como se estivesse morrendo. A morte dessa atividade é uma morte em si.
Meu próximo papel
Éric Cantona
Para o meu próximo papel no cinema eu gostaria de fazer como um psicopata ou pessoa desagradável.
Treino no paraíso
Éric Cantona
Depois de seu primeiro treino no paraíso, George Best, de sua predileta ponta direita, entortou Deus, que estava ocupando a lateral esquerda.
Um revolucionário
Éric Cantona
Ser francês, para mim, é antes de tudo ser um revolucionário.
Nossas próprias vidas
Éric Cantona
Eu não gosto quando há muita interferência em nossas vidas. Não somos crianças. São nossas próprias vidas em nossas mãos.
Sinto-me inglês
Éric Cantona
Eu nasci lá (França), mas sinto-me Inglês.
Eu tenho orgulho do que alcancei, mas uma vida construída em memórias não é uma vida.
Uma paixão na vida
Éric Cantona
Se você tem apenas uma paixão na vida - o futebol - e você persegui-lo com a exclusão de tudo o mais, torna-se muito perigoso. Quando você parar de fazer esta atividade, é como se você estivesse morrendo. A morte da atividade é uma morte em si.
Parei de jogar futebol, porque eu tinha já tinha feito tudo o que eu podia. Eu precisava de algo que ia me excitar tanto quanto o futebol tinha me excitado.
Tão orgulhoso
Éric Cantona
Estou tão orgulhoso fãs ainda cantam o meu nome, mas eu temo o amanhã quando eles vão parar. Temo, porque eu adoro isso. E tudo o que você ama, você tem medo, você vai perder.