Por conta de graves ataques terroristas no mundo, o povo árabe passou a ser mal visto desde 2001, quando aconteceu o ataque das Torres Gêmeas em Nova York. Chego a dizer que fico triste em sentir que o povo árabe hoje em dia é visto como gente perigosa. Não se pode generalizar. Não é todo árabe que apoia esses ataques! Sou de origem libanesa, católico, da paz e também me preocupo com esses ataques. Assim como me preocupo com a violência no Brasil, a crise econômica, a fome no mundo.
Beleza não é tudo
Juliano Laham
Tudo depende do perfil que o personagem tem definido por quem criou a história. No meu caso, não vejo a beleza como geradora de oportunidades por si só. Mas também não acho que seja um fator negativo. Ela pode ajudar, mas não se pode depender apenas dela. A atuação, sem sombra de dúvidas, é o mais importante.
Para o trabalho, me dediquei ao boxe durante semanas, assisti a diversos filmes de luta e fiz algumas pesquisas na internet sobre esse universo para poder vivenciar esse novo personagem da melhor forma. Também tive que mudar minha alimentação. A dieta foi fundamental no início da trama para que eu ficasse com o corpo adequado para um cara que pratica lutas.
Eu já era ator antes disso, mas o programa foi uma porta que se abriu para mim, foi divisor de águas. Muita coisa boa aconteceu, fiz turnê com minha peça, fiz testes dentro e fora da Globo. Foi uma oportunidade maravilhosa. As pessoas viram meu trabalho ali.
Mudança na rotina
Juliano Laham
Uma das grandes mudanças foi a minha reeducação alimentar. Eu me adequei a novas formas de alimentação por conta do personagem e estou buscando viver como um atleta. Tenho acordado mais cedo, me dedicado aos treinos, à academia. À noite, após a gravação, eu estudo os capítulos. Estou totalmente focado neste nosso projeto.
Estamos chegando na reta final de Malhação, e é uma sensação de dever cumprido. Mas dá aquele aperto, porque é o que todo mundo fala, Malhação é família. Todo mundo unido ali, o tempo todo, sempre ajudando. Sou muito grato aos diretores que eu tenho, pelo figurino, pelos meus assistentes, pelos próprios atores, o elenco é muito parceiro, todo mundo se ajuda. Eu fico um pouco triste de ter que deixar tudo isso, e é um sonho conquistado. Espero que daqui pra frente eu consiga conquistar novos sonhos, novos desafios, trabalhos, e com certeza essa “Malhação” eu vou levar pro resto da minha vida. São pessoas muito do bem, e que fizeram e fazem parte da minha história.
Origem libanesa
Juliano Laham
Pessoas próximas a mim já falaram ‘olha que é lá da sua terra’, quando aparece algum ataque desses. Mas sou orgulhoso da minha origem. Falo fluente o árabe e converso com minha família no idioma todos os dias.
Amor pela profissão
Juliano Laham
Quando enxergamos em nós mesmos a nossa própria evolução, é o que nos preenche, você sai satisfeito. Você fala: “Caraca, realmente estou fazendo a diferença”. E eu me sinto diferente. Quando você gosta do ambiente de trabalho e das pessoas, é isso que eu sinto: gratidão, amor e paixão pelo meu trabalho.
Redes sociais
Juliano Laham
Estamos vivenciando uma nova era digital em que as pessoas estão cada vez mais ligadas às redes sociais e acho que esse apego acaba nos tornando reféns do que os outros vão dizer. Por isso, acho que infelizmente estamos em um momento de valorizar ainda mais o que se vê na internet ao invés de buscar o que está aqui ‘no mundo real’, no olho no olho. Eu adoro rede social sim, pra manter minha proximidade com os fãs. Sou um cara à moda antiga, que valoriza a essência das pessoas da minha vida.
Namorada, Juliana Paiva
Juliano Laham
Eu admiro a Juliana cada dia mais, ela sempre me surpreende. A sua postura, humildade e a forma como ela leva a vida com uma leveza, eu acho isso incrível. Ela tem um astral maravilhoso que contagia todos ao seu redor, ela tem muita luz.
É a conquista de um sonho. Cresci assistindo à novela e vendo atores incríveis serem lançados. Eu amo o trabalho e há alguns anos me dedico, estudando para conquistar um espaço na profissão que pretendo levar pelo resto da vida.
Desde que o programa acabou, não tive mais contato com nenhum dos participantes. Foi um afastamento natural da vida.
Foi uma experiência muito legal passar pelo reality como ator. Mas, se eu fosse convidado para participar como jogador, eu não aceitaria. Não conseguiria ficar tanto tempo num lugar fechado.
A tecnologia acaba ajudando, nos falamos por facetime pra matar um pouco da saudade. Sempre que temos uma folga que coincide buscamos aproveitar ao máximo pra ficarmos juntos e fazer o que mais gostamos.
Batalha para ser ator
Juliano Laham
Eu acredito que nada vem fácil, você tem que batalhar pra conquistar. E no meu caso não foi diferente. Estou há mais de três anos caminhando para mostrar o meu trabalho como ator.
Participação no BBB16
Juliano Laham
No BBB16, eu fui chamado para um teste como ator. Não sabia exatamente do que se tratava, mas fui. E foi incrível fazer parte do programa, ainda que por apenas 36 horas. Foi uma experiência única vivenciar outra pessoa por tanto tempo, diante de todas as câmeras, não podendo errar e não podendo entregar que era um ator. Foi um dos maiores desafios da minha vida, mas, sem dúvidas, me ajudou a amadurecer ainda mais como profissional.
Nada vem fácil
Juliano Laham
Já recebi muitos ‘nãos’ e é claro que isso te desanima, mas não a ponto de desistir. Se você persistir no que ama, uma hora vai ter retorno. E quando isso acontecer, você tem que estar preparado para fazer seu melhor.
É sempre muito contagiante! O pessoal é muito generoso e é incrível poder contracenar ao lado de pessoas que eu cresci admirando, como o Oscar Magrini. No meu núcleo tem o Sérgio Malheiros, que eu cresci vendo fazer diversas novelas. É muito bacana também ver esses novos talentos, novos atores que estão começando, assim como eu. A gente troca muito e é muito prazeroso estar ali.
Reconhecimento
Juliano Laham
O Big Brother foi a oportunidade que eu precisava para mostrar o meu trabalho de ator. Segurar um personagem 36 horas seguidas sem poder vacilar foi um grande exercício. E a repercussão foi imensa. Nem eu esperava tanto retorno, foi uma grande surpresa.
Você pegar no sono pensando no personagem é fácil, difícil é acordar ainda sendo o personagem. Dormi poucas horas lá para estar sempre atento, para de forma alguma dar um deslize e agir como Juliano e não como o personagem Laham. Estou orgulhoso, de verdade, dever cumprido. Passei por esse desafio.
Beijo em Munik no BBB16
Juliano Laham
Quem beijou ela foi o Laham, os beijos foram pelo personagem, pelo trabalho. Pensar no BBB é algo fora da minha realidade, eu, Juliano, não participei. Entrei ali como ator para fazer um novo trabalho. Quando eu saí, eu vi que a Munik ficou chateada, mas eu não posso ficar pensando nessa chateação por ela, tenho que ficar feliz que meu personagem deu certo.
Mudou totalmente o meu olhar cênico. Aqui você aprende, Malhação é um lugar pra aprender também e eu acredito que esse novo Juliano é mais maduro. É o que tempo faz com a gente, amadurece a gente, então estou muito feliz que, neste tempo todo de Malhação, eu pude ver a minha evolução como profissional, como ator. Isso é muito interessante.
Foi uma experiência incrível, na qual eu pude conhecer gente, aprender sobre o dia a dia de um programa de sucesso, ganhar mais intimidade com a câmera e aprendi a lidar com o público.
No meu caso, toda vez que me mudei e tive que me adequar aos novos lugares porque eram países muito distintos um do outro, com hábitos e culturas diferentes. Mas sempre foram experiências bacanas, nas quais, mesmo quando surgia uma dificuldade de adaptação, eu estava com minha família.
Relação com o esporte
Juliano Laham
Já pratiquei por quase três anos o jiu-jitsu e, atualmente, tenho intensificado os treinos para o boxe para compor o meu personagem. Nunca briguei com ninguém dessa forma. Sou um cara bem da paz. Acho que isso não leva a lugar nenhum.
Sou muito grato pela oportunidade que me deram e espero que venham novas oportunidades. Deixo nas mãos de Deus.
A gente se admira e troca muito por conta da profissão. Seria um prazer poder trabalhar com ela algum dia.