Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify Play PPS Book Download Heart Whatsapp Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube 9 Giga Up

José de Abreu

Depois de muitos anos de carreira e muitos trabalhos, José de Abreu, que quase sempre atua como vilão, viveu muitas experiências. Um dos atores mais politizados da TV brasileira, José conta um pouco mais sobre sua vida.

Antigamente

José de Abreu

Eu era baixinho, feio e queixudo. Mas usava um topete, tinha uma chinfra. E dançava muito bem rock, twist, hali-gali, essas coisas. Minhas melhores amigas acabavam virando namoradas.

Esportes

José de Abreu

Li sobre dois tipos de gente: o ateniense e o espartano. Sou totalmente ateniense. No meu tempo, o pior do vôlei passava num corredor polonês. Eu apanhava todos os dias. A única coisa em que me dei bem foi natação, um esporte solitário. Bola é pra mim um negócio impossível de dominar.

Comportamento hippie

José de Abreu

Essa história de usar roupa colorida e desbotada, lenço na cabeça, sentar no chão... Isso mudou o comportamento do ser humano, cara. Hoje o homem pode usar a roupa que quiser, a cor que quiser.

Não basta

José de Abreu

Não basta 3 mil pessoas falarem “vamos” no Facebook e acabarem não indo. Fora que as causas são mal escolhidas. Marcha contra a corrupção?! É a mesma coisa que dizer que você é contra a morte. Todo mundo é!

Atores

José de Abreu

Antigamente, o ator vinha do teatro ou do cinema. De um modo geral, era um ator mais consciente, mais lido. Hoje estão saindo direto das passarelas, das escolas de teatro ou do BBB. Os caminhos mudaram. Não estou falando contra ou a favor. Apenas constatando.

Papo de sempre

José de Abreu

Este papo de sempre, que pessoa de esquerda não pode gostar de coisa cara, não me incomodo. Como diria Geraldo Vandré (importante músico com vertente comunista que lutou contra ditadura militar no Brasil), não vou me fantasiar de proletário para defender meus ideais.

Atuar

José de Abreu

Não vou parar de atuar nunca. Atuar é meu ar, minha bebida, minha comida e meu sexo.

Inacreditável

José de Abreu

Olha, é inacreditável onde eu cheguei. A minha família não é de atores, todos eram do mato, muitos não sabiam nem falar direito. Nunca tinha pensado em estudar teatro na vida. Comecei a fazer antes de assistir.

Acabou

José de Abreu

Hoje o pobre tem respeito. Hoje a empregada tem lei. Acabou o reinado da burguesia no Brasil.

Atores que pensam

José de Abreu

Muita gente às vezes me fala: “Pensei que ator não pensasse”. Eu não sou o que mais pensa. Eu sou médio. A maioria dos atores são atores que pensam.

Projac

José de Abreu

O Projac é um mundo à parte. Não tem ligação nenhuma com a realidade brasileira.

Personagem

José de Abreu

A gente tinha muito medo de ele ser rejeitado. Veja você: um cara sujo daquele jeito, maltratando crianças, é uma coisa pesada demais. Não é uma coisa comum de se ver em novela das nove. As pessoas sentem o cheiro do Nilo em casa.

Ativismo

José de Abreu

Não tem como explicar a ditadura pra quem nunca viveu ela. Ser ativista era uma obrigação moral de qualquer ser humano que se prezasse. Hoje se faz ativismo com toda a liberdade do mundo. Dá pra fazer no ar-condicionado, clicando no mouse. É um ativismo leve, quase uma brincadeira. Mesmo que fale de assuntos sérios de vez em quando.

Processado por Gilmar Mendes

José de Abreu

O processo significa que eu estou incomodando. Quando uma pessoa muito poderosa processa uma pessoa que não tem poder nenhum, ela demonstra mais fraqueza do que força.

Dúvidas

José de Abreu

Eu não tenho certeza de nada. Quero provocar dúvidas, fazer as outras pessoas pensarem.

Vilão não faz comercial

José de Abreu

Não faço comercial. Só faço vilão. É muito difícil um vilão fazer comercial. Agora então, depois do Nilo, acabou: nunca mais vou fazer comercial. Só de graça, para o governo.

Tecnologia como hobby

José de Abreu

Monto e desmonto computador, troco HD, coloco mais memória...Com Apple é um pouco diferente, mas também não é difícil.

O sentido do artista

José de Abreu

O sentido do artista é jogar merda no ventilador. É a dúvida que te faz mudar, a mudança que te joga pra frente. As coisas começam a fazer sentido agora. O seminário na infância, a religiosidade, a luta política, a droga psicodélica, o ácido bom da Califórnia, o budismo...

Filhos

José de Abreu

As gerações são diferentes, mas sou um cara antenado no mundo por causa da minha profissão. Isso me faz ter um bom diálogo com qualquer um deles.

Na novela

José de Abreu

A gente tem que ser realista. Não adianta você querer fazer uma coisa que vai ser rejeitada e que você vai ter que cortar. Não é obrigação da novela denunciar a existência de lixão, até porque já tem uma lei que proíbe.