Início da carreira
Leonardo Medeiros
Comecei a fazer teatrinho na escola, muito teatro amador, numa época que tinha muito, e aí eu fui me interessando. Acabou que acabei topando com um grande diretor, que foi muito importante pra mim, que me ensinou muita coisa e me fez ficar fascinado com aquele universo, e então eu parti para a profissionalização.
Mulher dominadora
Leonardo Medeiros
Acho que esse tipo de pessoa azucrina a vida de todo mundo. Na minha vida, procuro me afastar desse tipo de gente, porque gente louca é tragédia, lágrima e agressão. Tenho medo de gente assim.
Forma de trabalhar
Leonardo Medeiros
Meu trabalho é muito interiorizado. Eu sou um ator que trabalha muito de dentro para fora.
Vida fora do trabalho
Leonardo Medeiros
Não tem vida fora. Vivo no aeroporto. Agora estou gravando quase todos os dias, então, nem no aeroporto vou mais. Mas tenho minha casa em São Paulo, moro sozinho. Sou super caseiro. Adoro solidão, ficar sozinho. Tenho minhas plantas.
Tipo ideal de mulher
Leonardo Medeiros
Eu gosto muito de mulher independente, autônoma, que tenha sua própria vida. Quando começa a encostar, quando sinto que estou carregando, sinto que começa a ficar dependente, a chorar... Eu me sinto pai, aí, é meu limite. As relações humanas têm que ser entre pessoas equilibradas e fortes.
Cinema brasileiro
Leonardo Medeiros
Acho que o país está produzindo muito. Mas o cinema de arte está desprezado. Vivemos uma época com muita comédia e, é claro que ela tem o seu lugar e valor. Mas o problema é ter somente isso.
Budapeste, Hungria
Leonardo Medeiros
Budapeste é uma cidade bem menor que São Paulo, mas tem tantos teatros quanto a cidade paulista. Budapeste tem uma vida cultural incrível. E o mais impressionante é que as pessoas vão ao teatro. Incrível!
Teatro por diversão
Leonardo Medeiros
Como tenho uma carreira de ator sólida, não preciso do teatro para me sustentar. Faço um teatro bem experimental.
Em busca de um novo amor
Leonardo Medeiros
Sempre estou procurando, é ruim ficar sozinho. Às vezes, dá vontade de compartilhar, de ter alguém perto.
Ator versátil
Leonardo Medeiros
Apesar dos trabalhos que eu fiz, que atingiram um público mais amplo, serem meio parecidos, eu me considero versátil e eu acho que em geral, pelo que eu escuto, as pessoas também acham.
Fama e visibilidade
Leonardo Medeiros
Nunca me incomodou. Cheguei na televisão já coroa, com 41 anos. Nunca fui galã nem garoto de praia, então, circulo na maior tranquilidade, ando de ônibus e metrô. As pessoas têm respeito comigo. Olham e vêm conversar, nada agressivo.
Mudou totalmente a maneira de ver a vida, fez enxergar a realidade de maneira completamente diferente. Se eu voltasse no tempo, não teria filhos, mas é fácil dizer isso depois que você tem. Acho que, se eu não tivesse, ia querer ter. É confuso, sacrificante, mas por outro lado é uma recompensa, uma perspectiva nova de amor.
Sempre encarei o trabalho na TV de forma natural. Acho que é fundamental, faz parte da indústria. O teatro e o cinema são muito restritos e a gente trabalha com pouco dinheiro. Quando participamos de uma novela, ainda tem a questão da visibilidade.
Reconhecimento nas ruas
Leonardo Medeiros
Uma coisa que é difícil para mim é quando homem fica olhando. Até hoje não consegui lidar direito. Até dá uma visão do que acontece com a mulher, porque o homem é muito incisivo nessa coisa da paquera. Como não tenho o costume de homem ficar me olhando, acho estranho. Imagina as mulheres, o cara fica olhando! É uma coisa invasiva, dá raiva. Comecei a ver as mulheres de outro jeito, comecei até a chegar nelas de outro jeito.
Mudanças na carreira
Leonardo Medeiros
O cinema parou de me chamar. Porque sempre fiz cinema marginal, mais barato, e não sei se eles acharam que o meu cachê aumentou. Eu trabalho para solidificar minha carreira na televisão, que é o lugar no Brasil onde está o dinheiro, onde está nossa indústria audiovisual e o lugar onde se tem visibilidade.
Em duas semanas de aula percebi que nunca iria aprender. Não há nenhum parâmetro com a nossa língua. As construções são todas invertidas e, às vezes, fala-se uma frase inteira com uma única palavra.
Requisitado
Leonardo Medeiros
Minha figura e meu temperamento interessaram ao pessoal do cinema. No auge, fiz quatro filmes por ano.
Segredo do sucesso
Leonardo Medeiros
Eu acho que o fundamento do nosso trabalho, pelo menos pra mim, é a observação. Observação pessoal, com os olhos voltados pra dentro, e a observação dos outros, porque o nosso trabalho consiste, basicamente, em fazer esses personagens, fazê-los existir com consistência. Então eu acho que a vida do ator tem que ser muito rica, o ator não pode ter preconceitos, tem que estar aberto a todas as ideias, tem que abraçar todos os personagens.
Quando comecei, queria ser diretor. Realmente, não passava pela cabeça estar em outro lado. Mas eu gosto, sou artista. Para mim, o processo criativo é importante. O trabalho de ator não é necessariamente um trabalho artístico. É um intérprete, como um cantor que canta a música de outra pessoa. Sou ligado ao trabalho de criação, mais na parte de audiovisual, de artes no palco, de diretor.