Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify Play PPS Book Download Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Telegram Copy Up Check

Siga-nos

Ícaro Silva

Ícaro iniciou a carreira artística longo dos palcos. Sua paixão na infância eram os livros, o que fez ele lançar um deles com oito anos de idade. De lá para cá, começou a batalhar para ser ator e hoje é um dos mais talentosos de sua geração. Já são mais de 30 trabalhos. Conheça-o melhor!

19/03/1987
continue lendo
Compartilhar

Teatro e cinema

Ícaro Silva

Eu tenho feito musicais há alguns anos e uma das grandes vantagens de cantar e dançar no palco é a conexão que se cria com o próprio corpo para que a ação, o canto e a dança fluam naturalmente. Me encanta o poder que a música tem de tocar com tão pouco. Às vezes, um único acorde é capaz de transportar para uma nova dimensão.

Exemplo

Ícaro Silva

Essa responsabilidade de ser um exemplo é uma das maiores alegrias do meu trabalho. Toda vez que um jovem negro vem me cumprimentar pelo meu trabalho, sinto uma conexão que deixa claro o valor da representatividade. Os anos de luta de nossos antepassados estão presentes em nosso código genético e essa afirmação cultural é o que abre caminho. Ainda estamos longe da igualdade, mas sigo otimista.

Transformações

Ícaro Silva

Acho que mostra essa categoria de artista que anda um pouco desvalorizada graças à glamourização da vida artística. E me mostra como profissional disso, porque muita gente ainda achava que eu tinha saído da Malhaçã’, e nunca mais tinha feito nada ou achava que aquela tinha sido uma fase da vida de um garoto que passou por ali. Mas foi isso que eu escolhi da vida. Sou um artista, realmente gosto de afirmar isso para as pessoas de alguma maneira.

Violência

Ícaro Silva

Eu não acho que a gente tenha que perpetuar histórias de violência com crianças. Não sei nem o que dizer. A gente só tem essa realidade hoje porque minha mãe venceu essas coisas.

Mudança na carreira após Dança dos Famosos

Ícaro Silva

Isso mostra para o público um tipo de artista que tem um esmero grande pelo ofício, que acredita efetivamente nesse ofício, porque a arte e o entretenimento se confundem muito com o lugar da fama, com esse lugar de business. Existe um lugar do fazer artístico que está muito voltado a questões humanas e sociais.

 

Lado escritor

Ícaro Silva

Os livros eram meus melhores amigos na infância. Meu pai trabalhava em uma biblioteca e me trazia vários. Foi assim que aprendi a ler e escrever, aos 4 anos. A partir daí, comecei a escrever cada vez mais e, aos 12, já tinha três livros publicados.

Papel social

Ícaro Silva

Ser artista pressupõe engajamento social. Se a arte tem uma função prática, é dar voz a quem precisa ser ouvido. Creio que um rapaz jovem, negro e vestido de mulher no horário comercial da televisão aberta com repercussão tão positiva é uma vitória para todos aqueles que lutam pelo direito de ser quem são.

Racismo

Ícaro Silva

É ingênuo perguntar a um brasileiro negro se ele já sofreu racismo. O racismo está presente em cada setor da sociedade. Quantas protagonistas de novela negras temos? Quantos políticos? Quantos jornalistas? Quantos líderes negros temos no Brasil?

Dilson em Pega Pega

Ícaro Silva

E o Dilson é um personagem que acho que tem uma possibilidade de identificação grande com as pessoas, porque ele tem uma realidade muito simples, mas é ambicioso — isso vai se mostrar em diversos lugares, não só positivamente.

Mais amor

Ícaro Silva

A gente está num momento agora em que as pessoas estão tendo que brigar por quem elas são. As pessoas estão tendo que brigar pra amar quem elas amam. Os índios estão tendo que brigar pelas terras que são deles. A gente está precisando muito de amor, entendeu?

Interpretando Beyoncé

Ícaro Silva

Fui extremamente ousado ao interpretar a Rainha, como os fãs a chamam. Podia ter dado errado, mas o suporte de toda a equipe e muito trabalho nos colocaram nesse lugar tão especial junto ao público.

Atrevido

Ícaro Silva

Sou um atrevido. Quando se trata do meu trabalho, sou muito camicase: gosto de imaginar os lugares mais altos e me jogar. É disso que se trata, é de mergulhar o mais possível no fundo da sua verdade, e, esses artistas que representei, admiro por algum motivo, pelas verdades deles.

fechar