Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify Play PPS Book Download Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Telegram Copy Up Check

Siga-nos

Thiago Mendonça

Grande ator, Thiago Mendonça deu vida a importantes ícones da música brasileira nas telas. Além disso, ganhou destaque ao interpretar o alcoólatra Felipe, na novela Em Família. Conheça mais sobre ele!

28/08/1980
continue lendo
Compartilhar

Nome artístico

Thiago Mendonça

Eu nasci Rodrigo, e aí eu fui fazer um trabalho na Globo e me falaram que eu não poderia usar o meu nome, pois já havia um ator com este nome. Então, pra não abrir mão do sobrenome, eu mudei o nome e depois, conversando com a minha mãe, descobri que a primeira intenção de nome que ela tinha, quando eu nasci, era Thiago. Então o Thiago passou a existir.

Relação com a música

Thiago Mendonça

Eu sou muito eclético. Não consigo me classificar como roqueiro, ou forrozeiro, ou o que for. Tem músicas que me conquistam pelo ritmo, por serem dançantes, por exemplo; já outras me chamam a atenção pela poesia, pela mensagem.

Faria seus personagens passados de outra forma

Thiago Mendonça

A graça está justamente nisso. E é a diferença, porque senão seria teatro. Se você tivesse a oportunidade de revisitar e fazer o diferente, seria teatro. E o cinema tem justamente essa graça do instante, é uma fotografia, uma imagem, que é aquilo que você viveu. É claro que se fôssemos pensar, faríamos diferente, porque hoje sou uma pessoa diferente, e é o meu lado humano que está ali também, de quem eu era naquela época. Como a gente se dispõe a se transformar, possivelmente eu faria diferente, mas eu não sofro com isso.

Cine festivais

Thiago Mendonça

Os festivais não podem ser horizonte. Eu vejo muita gente que produz para os festivais. É difícil eu vir para os festivais justamente porque o que eu gosto mesmo é fazer filme. O espaço dos festivais, por mais que sejamos muito bem recebidos na maioria deles, é algo muito opressivo para mim.

Relação com o cinema

Thiago Mendonça

Meu pai é muito cinéfilo, e eu sempre vi muitos filmes desde criança. Quando eu era adolescente estudei na classe da Eleonora, filha do Carlos Reichenbach. Fazer cinema era algo meio distante, mas quando eu vi que o pai da minha amiga fazia, eu quis fazer isso. Minha aproximação com o cinema vem um pouco daí.

 

Cada um sabe o que faz

Thiago Mendonça

Eu não creio que a sexualidade define o caráter de uma pessoa, ou a valoriza ou desvaloriza, a qualifica ou desqualifica. Eu não sou uma pessoa interessada com quem o outro se deita, eu me interesso com quem eu deito, e tenho cuidado em me deitar com pessoas que venham me agregar algum valor.

Sem preconceitos

Thiago Mendonça

As pessoas são múltiplas nos seus interesses e é querer limitar muito, ou rotular, de uma maneira muito pequena mesmo, é reduzir alguém, falando: “Fulano é gay”. As pessoas são incríveis, independente de com quem elas se deitam e de onde carregam o seu prazer.

Imortalidade do Legião Urbana

Thiago Mendonça

É o valor das mensagens que são transmitidas, porque são valores eternos. Tipo, quando ele canta “compaixão é fortaleza”, “disciplina é liberdade”, “ter bondade é ter coragem”. Essas coisas todas são mensagens que vão atravessar gerações, e que na verdade contribuem para que a gente seja um pouquinho melhor, para que acredite que realmente é só amor que vem a transformar. Isso é quase bíblico, né?

Interpretar músicos reais

Thiago Mendonça

Tem um lado da cobrança, porque como eles existem, são uma referência viva pra todo mundo. Então, nesse sentido de ser comparado, da cobrança ser maior, é algo que complica, que aumenta a responsabilidade. Mas ao mesmo tempo, por serem pessoas que existem, eu tenho um material de pesquisa muito rico.

Interpretar Renato Russo no cinema

Thiago Mendonça

Eu acho que o Renato Russo, não tem como comparar. Com Renato eu aprendi a tocar violão, a tocar contrabaixo. O Renato é incrível, porque ele já era uma referência musical, artística antes, e ter a oportunidade de conhecer ele de perto é incrível, porque eu nunca tinha imaginado. Meu trabalho é o conjunto da contribuição afetuosa de todo mundo que conheceu o Renato.

Bem resolvido

Thiago Mendonça

Pessoas com problemas com sua sexualidade, no fundo, se sentem frustradas e começam a julgar a sexualidade do outro. Se você se respeita e se sente feliz assim, não vai se preocupar em saber com quem alguém está dormindo, quem faz o quê.

Planos para o futuro

Thiago Mendonça

Pretendo continuar no cinema, enfim, interessado em todos os trabalhos que a mim possam chegar. Eu sou uma pessoa muito interessada na vida, e profissionalmente tudo me interessa, e quando não me interessa eu não faço. Eu acho que a gente tem que ter prazer naquilo que faz. Ainda mais nisso, quando você tem que estar ali, tem que estar de verdade, querendo estar.

fechar