Nome artístico
Thiago Mendonça
Eu nasci Rodrigo, e aí eu fui fazer um trabalho na Globo e me falaram que eu não poderia usar o meu nome, pois já havia um ator com este nome. Então, pra não abrir mão do sobrenome, eu mudei o nome e depois, conversando com a minha mãe, descobri que a primeira intenção de nome que ela tinha, quando eu nasci, era Thiago. Então o Thiago passou a existir.
Relação com a música
Thiago Mendonça
Eu sou muito eclético. Não consigo me classificar como roqueiro, ou forrozeiro, ou o que for. Tem músicas que me conquistam pelo ritmo, por serem dançantes, por exemplo; já outras me chamam a atenção pela poesia, pela mensagem.
Música sertaneja
Thiago Mendonça
Até mesmo sem dar o play a gente sempre acaba ouvindo sertanejo e agora ele faz parte do meu porta-CDs.
A graça está justamente nisso. E é a diferença, porque senão seria teatro. Se você tivesse a oportunidade de revisitar e fazer o diferente, seria teatro. E o cinema tem justamente essa graça do instante, é uma fotografia, uma imagem, que é aquilo que você viveu. É claro que se fôssemos pensar, faríamos diferente, porque hoje sou uma pessoa diferente, e é o meu lado humano que está ali também, de quem eu era naquela época. Como a gente se dispõe a se transformar, possivelmente eu faria diferente, mas eu não sofro com isso.
Cine festivais
Thiago Mendonça
Os festivais não podem ser horizonte. Eu vejo muita gente que produz para os festivais. É difícil eu vir para os festivais justamente porque o que eu gosto mesmo é fazer filme. O espaço dos festivais, por mais que sejamos muito bem recebidos na maioria deles, é algo muito opressivo para mim.
Relação com o cinema
Thiago Mendonça
Meu pai é muito cinéfilo, e eu sempre vi muitos filmes desde criança. Quando eu era adolescente estudei na classe da Eleonora, filha do Carlos Reichenbach. Fazer cinema era algo meio distante, mas quando eu vi que o pai da minha amiga fazia, eu quis fazer isso. Minha aproximação com o cinema vem um pouco daí.
Valor da amizade
Thiago Mendonça
Os amigos são muito amigos, eles ficam nos motivando a fazer o que gostamos.
Eu busco essas referências, mas não precisei me embriagar focando no personagem.
Cada um sabe o que faz
Thiago Mendonça
Eu não creio que a sexualidade define o caráter de uma pessoa, ou a valoriza ou desvaloriza, a qualifica ou desqualifica. Eu não sou uma pessoa interessada com quem o outro se deita, eu me interesso com quem eu deito, e tenho cuidado em me deitar com pessoas que venham me agregar algum valor.
Maior inspiração
Thiago Mendonça
Eu acho que o grande laboratório do ator é a vida em si, pra tudo.
Sem preconceitos
Thiago Mendonça
As pessoas são múltiplas nos seus interesses e é querer limitar muito, ou rotular, de uma maneira muito pequena mesmo, é reduzir alguém, falando: “Fulano é gay”. As pessoas são incríveis, independente de com quem elas se deitam e de onde carregam o seu prazer.
Não desejo pra ninguém
Thiago Mendonça
Eu já vivi muito de perto o alcoolismo. Dividi apartamento com um amigo alcoólatra. Eu saía de casa às 10 da manhã e ele estava caído tentando subir as escadas.
Multitarefas
Thiago Mendonça
Sem grandes pretensões, digamos que sim, sou um artista plástico. Esta paixão já estava em mim desde pequeno.
É o valor das mensagens que são transmitidas, porque são valores eternos. Tipo, quando ele canta “compaixão é fortaleza”, “disciplina é liberdade”, “ter bondade é ter coragem”. Essas coisas todas são mensagens que vão atravessar gerações, e que na verdade contribuem para que a gente seja um pouquinho melhor, para que acredite que realmente é só amor que vem a transformar. Isso é quase bíblico, né?
Tem um lado da cobrança, porque como eles existem, são uma referência viva pra todo mundo. Então, nesse sentido de ser comparado, da cobrança ser maior, é algo que complica, que aumenta a responsabilidade. Mas ao mesmo tempo, por serem pessoas que existem, eu tenho um material de pesquisa muito rico.
Eu acho que o Renato Russo, não tem como comparar. Com Renato eu aprendi a tocar violão, a tocar contrabaixo. O Renato é incrível, porque ele já era uma referência musical, artística antes, e ter a oportunidade de conhecer ele de perto é incrível, porque eu nunca tinha imaginado. Meu trabalho é o conjunto da contribuição afetuosa de todo mundo que conheceu o Renato.
Bem resolvido
Thiago Mendonça
Pessoas com problemas com sua sexualidade, no fundo, se sentem frustradas e começam a julgar a sexualidade do outro. Se você se respeita e se sente feliz assim, não vai se preocupar em saber com quem alguém está dormindo, quem faz o quê.
Mensagem que fica
Thiago Mendonça
O meu desafio é conseguir debater esse tema (alcoolismo) que precisa ser discutido e que é comum na vida de muita gente.
Cada filme vai te trazer um envolvimento diferente. E sem falar que eu já sou uma pessoa diferente.
Interpretar é uma embriaguez por si só, mas fazer um bêbado é ainda mais delicado para não se deixar cair na caricatura.
Tudo junto e misturado
Thiago Mendonça
Eu não consigo separar muito o meu ator do meu humano, não. Até mesmo porque a ferramenta que o ator tem para trabalhar é o ser humano que ele é. É o que ele sente, é sentimento, é emoção.
Planos para o futuro
Thiago Mendonça
Pretendo continuar no cinema, enfim, interessado em todos os trabalhos que a mim possam chegar. Eu sou uma pessoa muito interessada na vida, e profissionalmente tudo me interessa, e quando não me interessa eu não faço. Eu acho que a gente tem que ter prazer naquilo que faz. Ainda mais nisso, quando você tem que estar ali, tem que estar de verdade, querendo estar.
Eu chego no camarim e já estou sorrindo, meu coração dispara eu nem sei o porquê. Talvez por começar a correr e pular com eles. É bem legal, é muito legal, uma experiência incrível e eu espero ansiosamente para ter esse retorno desse público.