Palavras também machucam
As palavras que dizemos não são inócuas: elas podem causar tanta dor e sofrimento quanto ações ou golpes físicos. Quem sente tristeza após ter sido ferido por palavras não é frágil: elas realmente são armas poderosas! É por isso que devemos sempre medir nossas palavras, ter empatia e considerar os sentimentos alheios antes de dizer qualquer coisa. Reflita sobre como você está transmitindo seus pensamentos para os outros e procure não colocar ainda mais dor no mundo. Quando compreendemos que palavras também machucam, podemos começar a mudar nossa postura e evitar as consequências negativas do que dizemos sem pensar.
Soco no estômago
Nós sempre dizemos que palavras não significam nada sem atitudes que as acompanhem, mas quando se tratam de palavras negativas elas podem nos impactar de maneira que nunca esperamos. Ouvir algo negativo de quem menos esperamos é uma surpresa que dá um soco no estômago. Congelamos, engolimos em seco e tentamos disfarçar a dor que sentimos naquele momento…
É difícil esquecer
Por mais evoluído que você seja, por mais que você tenha a capacidade de não absorver tudo que lhe falam e consiga não se afetar com certos julgamentos, todo mundo tem um ponto fraco. É preciso tomar cuidado com o tipo de pessoa que te observa calado para captar suas fraquezas e depois jogá-las na sua cara no momento em que você menos espera só para te magoar — e é difícil cicatrizar esta ferida.
Reflita sobre seus atos ao som dessa playlist!
É preciso ter cuidado
As pessoas muitas vezes têm o costume de pensar que algo só dói no outro quando a dor é física, mas as palavras ferem muito mais, por isso você precisa estar sempre atento ao que está falando, pois não se sabe qual é a realidade do outro nem o que a pessoa passa ou sente na vida. Às vezes, algo dito da boca pra fora sem pensar direito fere, e essas palavras podem desencadear gatilhos e sentimentos sobre os quais nem fazemos ideia.
Realidades diferentes
A única coisa da qual podemos ter certeza na vida é a realidade que pertence a nós mesmos. Você só tem total conhecimento da sua vida. Para manter uma relação sociável e saudável no dia a dia é preciso se colocar plenamente no lugar da outra pessoa, para talvez conseguir compreender uma pequena porcentagem do que cada um passa. A vida já é difícil demais para arruinar a alheia com palavras vazias e destrutivas sobre algo desconhecido.
Espinhos
Sinceridade é uma qualidade boa e todo mundo gosta, mas ela não deve ser confundida com falta de educação. Só dê a sua opinião alguém tiver perguntado algo, não faça comentários maldosos e não exagere na acidez das palavras. Nós só transbordamos o que há dentro de nós e nossas palavras são reflexos do que há em nossas mentes e nossos corações. Se você fere alguém com suas palavras, significa que há espinhos dentro de você.
Poupe palavras
Às vezes, podemos ter alguma opinião e até estarmos certos. Podemos até ter razão e essa opinião pode até ter um fundamento, mas é preciso ter a sabedoria e a inteligência emocional, às vezes, para simplesmente guardar para si. Às vezes, não vale a pena compartilhar tudo o que pensamos, mesmo que tenhamos razão. Poupar um pouco as palavras faz bem tanto para a sua própria saúde mental quanto para a dos outros!
Através das telas
Você pode achar que escrever um punhado de frases agressivas pelo celular não me afetaria. Que os likes que você recebeu compensariam a dor causada em outra pessoa. Mas a verdade é que elas machucaram, sim. E muito! Pela tela, eu chorei. E fiquei destruída por tanta exposição. Palavras ferem, ainda mais quando vêm de alguém em quem eu já confiei. Ainda mais quando jogadas nas redes para todo mundo ver…
Sinceridade até demais
Uma coisa que sempre prezei na nossa relação é a sinceridade. Se algo te incomoda, você fala. Se algo me incomoda, eu falo. Mas o tempo e a intimidade saturaram o nosso acordo. Hoje, em vez de conversas amigáveis, nós nos expressamos por xingamentos, joguinhos de ego, reclamações. As palavras já não são mais aliadas do nosso relacionamento. E me dói muito saber que não conseguimos mais nos comunicar por meio do amor.
Palavras podem rasgar corações
As mães sempre ensinam seus filhos como as ações não têm volta e que é preciso prestar muita atenção antes de agirmos. Entretanto, dificilmente falarmos acerca de como as palavras também são poderosas e que não podemos voltar atrás depois de dizê-las. As pessoas acabam falando demais sem pensar e suas palavras podem rasgar nossos corações como se fossem de papel. Por isso é necessário cuidar mais do que dizemos.
Não custa nada
Você precisa entender que palavras não são apenas palavras. Elas são lâminas, prontas para atacar. É preciso se atentar ao que for falar, principalmente se seu ouvinte for sensível. Coloque-se no lugar do outro, pois o que para você é apenas uma brincadeira ou uma piada pode ser um insulto muito cruel e doloroso para quem está ouvindo. Portanto, não custa nada prestar atenção nas palavras que saem da sua boca.
Observe-se
Palavras estão presentes dentro de nós o tempo todo, nós até pensamos com palavras. E isso significa que pode passar todo tipo de ideia sem filtro em nossa mente, já que temos luz e sombra dentro de nós. É normal que pensemos algumas coisas “erradas” de vez em quando, mas é preciso controlar a impulsividade e observar melhor a própria mente para ter um certo controle sobre o que se externaliza e o que se descarta. Cuidado com suas palavras.
Cuidado com o coração do outro
Palavras são menos relevantes que atitudes, mas elas importam também. Sempre ouvimos que devemos valorizar mais as atitudes do que apenas palavras, mas, às vezes, uma palavra dita fora do lugar pode destruir toda uma muralha que foi construída com boas atitudes. Amor é também tomar muito cuidado para não machucar o outro, nem mesmo em momentos de irracionalidade... Deve-se ter cuidado com o coração do outro!
As palavras têm capacidade de ferir a alma

As palavras têm capacidade de ferir a alma, dilacerar o coração e colocar tudo em desordem na vida de quem as escuta. Uma palavra, mesmo sem intenção, tem uma força enorme e pode se tornar real na vida de quem a deseja e para quem é desejada.
Ter empatia, mesmo ao falar, é fundamental
Sempre que você for proferir alguma palavra, precisa pensar no quanto acha que o discurso que você está prestes e dizer é capaz de impactar a vida de alguém, positiva ou negativamente. Cada coisa que você diz carrega um monte de sentimento. Palavras também podem machucar. Por isso pense duas vezes antes de sair dizendo qualquer coisa e esteja seguro de que essa atitude é empática e carinhosa.
Pense duas vezes antes de falar
Uma vez que você diz alguma coisa, não pode voltar atrás. Quando uma palavra vai ao mundo, ela se concretiza e é capaz de causar as mais diversas sensações nas pessoas ao seu redor. Quantas vezes você ouviu palavras de carinho? E quantas vezes você ouviu um discurso agressivo? Pense no impacto de cada um desses na sua vida e sempre que for dizer algo a alguém, considere qual é a maneira mais adequada de falar.
Use as palavras certas para não perder a razão
Mesmo numa discussão, manter a calma e escolher as palavras certas faz total diferença. Elas podem retratar uma discordância de ideias ou de ações, mas devem ser bem cuidadas para que o outro entenda que nelas não há agressão pessoal. Observe que, do contrário, os mais equivocados ou desavisados acabam exagerando, perdendo a razão e magoando pessoas queridas, afinal as palavras também machucam.
Responsabilidade das palavras
Palavras também machucam

Palavras ditas sem responsabilidade afetiva e senso de construtividade podem destruir a vida inteira de alguém que não está pronto para recebê-las. Por isso, sempre que tiver que dizer algo a alguém, independente do contexto, faça isso com calma e de uma forma carinhosa. Existem muitos jeitos de se dizer algo a alguém, se puder escolha o melhor.
Aprenda com as pessoas ao seu redor! Confira essas mensagens
Respeito e empatia
Palavras também machucam, por isso é importante saber usá-las, para que sejam sempre construtivas e amorosas. Se você quer orientar um comportamento e fazer alguém melhor, pense bem sobre o que vai dizer. É sua a responsabilidade de gerar compreensão e ação positiva. Seja alguém capaz de demonstrar respeito pelo outro e empatia sobre a forma como ele vê o mundo. Cuide atentamente do que diz e do que escreve.
A dor da palavra
A dor física não se compara à dor de uma palavra mal dita. Um tapa ou algo do tipo dói na hora, mas é esquecido com o tempo. Já a palavra, não se volta atrás. Uma vez que é lançada, não pode ser desfeita. Tenha muito cuidado com aquilo que você vai dizer, para não se arrepender depois. Só quem já foi ferido sabe o quanto esse tipo de golpe é doloroso. Não seja a pessoa que machuca, mas a que cura dores. Acredite: tem gente demais fazendo o papel ruim.
O perdão liberta
Se um dia você foi machucado por uma palavra minha, te peço perdão. Meu passado não é um dos melhores e tem me assombrado constantemente. Eu era uma pessoa muito nervosa, que não filtrava o que ia dizer. Disparei tantas sementes ruins que tenho certeza de que a plantação não foi boa. Hoje faço a colheita, estou arrependido dos meus atos e tento ser alguém melhor. Entendo se não estiver pronto para me perdoar, mas se sim, ficarei muito grato e feliz.
Os sentimentos das palavras
Palavras também machucam

Para se ter uma melhor relação com as palavras, antes é preciso compreender que elas têm força. Que por detrás delas existem desejos supridos ou não supridos, que podem ser manifestados por meio de sentimentos bons e ruins. Para utilizar bem as palavras, trabalhe antes o entendimento dos seus próprios sentimentos. Isso é ter responsabilidade.
Cuidado com o que diz
Palavras também machucam
Tome cuidado com aquilo que você diz para alguém. As palavras são poderosas, da mesma forma que conseguem aproximar as pessoas, podem repelir as mesmas para sempre de nossas vidas. Por isso, analise com cautela aquilo que pretende dizer a alguém, para não criar nesse alguém danos irreparáveis. Você é totalmente responsável por aquilo que diz.
Quem se distrai cai na armadilha
As pessoas ferem as outras sem que haja a necessidade de estarem em guerra. O ego fala mais alto por diversas vezes e tenta acabar com a paz e com o amor. Quem se distrai cai em sua armadilha, que erroneamente permite que palavras cruéis e desejos ruins sejam propagados mundo a fora.
Filtrando as palavras
Quando estiver em dúvida sobre algo que deseja dizer a alguém, não diga nada até que dentro de você a situação seja enxergada com clareza e aceitação. Dessa forma, você levará ao outro palavras que passaram pelo seu filtro de consciência, que foram pensadas e trabalhadas, a fim de não causarem um mal-estar equivocado na vida da outra pessoa.
Precisamos doutrinar os nossos pensamentos

Junto com cada palavra, há um desejo incumbido que pode se manifestar hora ou outra. Por isso, precisamos ponderar os nossos dizeres, doutrinar os nossos pensamentos e emanar somente o que for bom à vida.
Analisando acusações
Quando alguém for irresponsável com você e magoar o seu coração com palavras ruins, analise o contexto do que foi vivido e reflita se essa pessoa realmente te considera o bastante, se refletiu antes de dizer o que disse, se te acessa de verdade em suas camadas profundas para dizer o que disse com coerência. Se a resposta for não, se afaste.
O coração guarda os resquícios
Por vezes, as palavras fazem mais estrago do que murros ou qualquer forma de punição carnal. A pele sente, fica machucada, mas cessa a dor. Já o coração guarda os resquícios eternamente, e basta tocá-lo que sentirá presente tudo aquilo outra vez.
Aqui se faz, aqui se paga

Não tente machucar alguém sem ter a consciência de que tudo voltará para você. Aquele velho ditado de que “aqui se faz aqui se paga” é verdadeiro e só permite que entendamos isso após colher os frutos podres da nossa própria colheita.
Quem muito fala uma hora se arrepende
Muitos são feridos por palavras e desejos destinados a eles, mas poucos sabem que, quem muito fala uma hora se arrepende, pois terá de lidar no futuro com as consequências, com o retorno de todo o mal causado aos outros e que voltará com toda força para si mesmo.
O universo capta os desejos
As pessoas sempre vão te machucar, dirão palavras sem sentido, desejos que muitas vezes são postos da boca para fora, mas que trazem um significado imenso ao mundo, do qual o universo capta e dá conta do recado. Algo assim, mal-interpretado, é capaz de dilacerar uma alma e destruir um coração.
As palavras têm um poder muito forte

As palavras machucam e quem as sente dificilmente as esquece. Não há dúvidas de que precisamos contê-las, seja em momentos de alegria, de ódio, de bebedeira ou de tristeza. As palavras têm um poder muito forte e que está muito longe do nosso entendimento comum.
A dor de um tapa não é nada comparado a uma palavra negativa
Dizem que um tapa dói menos que uma palavra mal dita — e realmente é verdade. Em momentos nos quais nossas emoções estão exaltadas, principalmente em situações de raiva e tristeza, dificilmente temos controle do que dizemos. Podemos ter noção de quanto aquilo vai machucar, porém perdemos o filtro na hora. As palavras são poderosas e só quem já foi atingido negativamente sabe as marcas que elas deixam. Portanto seja cuidadoso e pense bem antes de falar.
Uma dor que vai nos matando aos poucos
As palavras machucam mais profundamente que as armas de fogo. Elas nos cortam em pedaços todas as vezes que são relembradas pelo nosso consciente. É uma dor lenta, que vai nos matando por dentro e arranca as nossas forças pouco a pouco, até que nos rendemos à profunda tristeza.
Quem já sofreu duros golpes da vida

Quem diz que uma luta pode ser mais dolorida que palavras nunca foi atingido por ninguém. Somente quem já sofreu por receber duros golpes da vida, ilustrados por meio de frases, sabe como é triste lidar com o julgamento alheio e as incompreensões de pessoas que nos cercam, assim como com a sua crueldade.
É preciso uma luta espiritual para perdoar
A dor é algo cruel que pode cegar, imobilizar, ferir a alma e trazer uma tristeza eterna a quem sofreu os ataques. É preciso uma luta espiritual muito grande para se livrar das marcas que uma enxurrada de palavras grosseiras pode fazer na vida de uma pessoa. Importante perdoar quem o magoou para seguir em frente, mesmo que esse ser humano não tenha caído na real e se arrependido.
Pessoas que ferem são dignas de pena

Se você ouviu muitas coisas que o magoaram, não tente pagar dando o troco. As pessoas que ferem as outras são dignas de pena e precisam evoluir; e não será revidando que isso acontecerá. Dê o exemplo e não propague palavras ruins, coisas em vão, distorções de realidade ou qualquer coisa que possa trazer dor aos outros. Cuide de você e deixe que o resto aprenda por si só.
Afaste-se de quem tenta te destruir
Quando alguém machucar a sua alma, reflita sobre essa pessoa: ela realmente merece ocupar um espaço em sua vida ou tem inveja da pessoa que você é e tenta destruir vagarosamente os seus planos? Se for isso, afaste-se e tenha a coragem de seguir em frente sem agir com rancor.
Na dúvida, não fale nada

Na dúvida se vai machucar alguém ou não, não fale nada. Melhor lidar com a vontade reprimida do que com um coração machucado. Esse dá mais trabalho e pode marcar para sempre uma vida.
Arma letal
As palavras são como uma arma letal: uma vez engatilhada e disparada, não tem como conter o estrago. Pode matar a esperança, a alegria e a paz, além de destruir sonhos. Tem a capacidade de penetrar no coração, atingindo camadas mais íntimas e provocando marcas eternas, que só o tempo é capaz de curar. É um equipamento que todos possuem, mas poucos utilizam com cautela. Por isso não faça parte desse grupo! Seja uma pessoa que prolifera amor, não dor.
Coloque-se no lugar do outro
Alguém já lhe disse que palavras também machucam? Pois é, elas doem e podem demorar anos, vidas até, para cicatrizar. Por isso, não seja o causador de tanta dor no mundo, não solte pensamentos egocêntricos, ruins ou que possam fazer outra pessoa sofrer. Coloque-se no lugar de quem sofrerá as consequências dos seus atos e enxergue o quão desnecessário é para você ser o mentor de uma ferida.
Guarde suas palavras e diga só o necessário

Guarde suas palavras e diga apenas o necessário, mas quando for adequado. Não jogue dizeres ao vento nem tente machucar alguém como forma de punição pelo seu sofrimento. Afinal, você é o causador do que sente hoje e não é justo fazer com que outros sofram pela sua infelicidade.
Quando eu digo que me feriu
Quando você diz alguma coisa e eu falo para você que me feriu, não é da boca para fora. Realmente sinto algo afincando dentro do meu peito e, de repente, lágrimas caem em meu rosto como forma de demonstrar a enxurrada de sangue que está saindo do meu coração.
As consequências das palavras
Palavras também machucam
Falar o que quer, da forma que quer, na hora que quer, pode ter consequências sérias e irreparáveis. Por isso, antes de sair dizendo por aí aquilo que está sentindo no momento, busque sentir tudo isso, canalizar os seus sentires e respeitar o seu próprio tempo antes de atacar alguém por conta deles. O tempo ameniza o coração e traz clareza nas experiências.