Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Play PPS Book Download Heart Whatsapp Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube 9 Giga Up
cachorro em piscina de bolinhas

20 fatos que você não sabia sobre cachorros

Não há quem não faça uma cara fofa ao ver um cachorro em sua frente. É impulsivo: queremos brincar, fazer carinho e falar com a voz bem fina toda vez que esse bichinho está perto de nós. Além disso, é fato que esse animal é o melhor amigo do homem e estima-se que existam mais ou menos 525 milhões de cães ao redor do mundo! Ainda segundo a Organização Canina Mundial, há 339 raças conhecidas e registradas de cachorros. Bom, com esses dados em mente é possível ter uma ideia do quanto esses bichinhos merecem ser acolhidos em lares amorosos. A questão é: os cães também têm curiosidades que o homem desconhece. Continue lendo e confira uma lista de fatos curiosos sobre cachorros que você não sabia!

Raças conhecidas

De acordo com a Organização Canina Mundial, há 339 raças reconhecidas e registradas de cachorros. O último registro aconteceu em 2013. Confira agora 20 fatos que provavelmente você não sabia sobre esses animaizinhos tão dóceis.

Os cachorros também suam

Cachorro mexendo orelhas e de língua de fora

Os animaizinhos têm glândulas sudoríparas localizadas nos hipotênares das suas patinhas. Por esse motivo é que às vezes elas possuem um cheiro diferente. Por possuírem poucas glândulas, eles acabam transpirando pela língua, por isso ficam com a língua para fora, podendo ser sede ou apenas para regular a temperatura corporal.

Focinho

Você sabia que a "impressão digital" do cão está em seu focinho? Isso porque nenhum cão é igual ao outro, pois o nariz possui rugas e marcas únicas, o que pode ser comparado à impressão digital dos humanos.

Depressão

Muitas doenças que nós podemos ter, os cães também podem, como é o caso da depressão. Os cães que não possuem momento de lazer, não recebem carinho e atenção do dono ou ficam muito tempo sozinhos têm uma probabilidade maior de desenvolver a doença.

Cachorro mais alto e mais baixo do mundo

Zeus, um cachorro alemão, foi considerado pelo Guinness, em 2012 e 2013, o cachorro mais alto do mundo, com 111,76 cm de altura. Ele morreu em setembro de 2014. Em 2010, um chihuahua chamado Boo Boo foi nomeado o menor cachorro do mundo, medindo apenas 10 cm de altura.

Contato dos humanos com cães

Os cachorros auxiliam em tratamentos desde os anos 1700. O contato dos humanos com os animais possui um efeito terapêutico. De acordo com uma pesquisa da Universidade de Melbourne, os cachorros podem ajudar os humanos a viverem mais felizes e saudáveis, reduzindo o risco de alergias durante a infância.

Rabo

Os cães abanam os rabos quando estão felizes, mas isso também pode ser um sinal de insegurança, agressividade ou medo.

Alimentação

Cachorro colocando pizza em prato

Vários alimentos podem fazer mal aos cães, podendo levar à intoxicação e até à morte. Abacate, cebola, alho, uvas, café, macadâmia, doces, chocolate, ovo cru, sal e batata estão entre os alimentos mais prejudiciais.

Castração

Uma cachorra que não foi castrada pode ter em média 66 filhotes durante o período de seis anos, e a gestação dura em média 60 dias. Castrar o cachorro pode ajudar a prevenir alguns tipos de doenças, como o câncer, além de prolongar a vida do animal.

Olfato

O olfato dos cães é um dos melhores da natureza, considerado até 1 milhão de vezes melhor que dos seres humanos. Alguns cães podem cheirar cadáveres debaixo d'água, detectar cânceres do pulmão por meio da respiração, depósitos de gás natural a mais de 12 metros abaixo terra ou no esconderijo de térmitas, por isso muitos são treinados para ajudar em investigações criminais.

Conheça 10 hotéis luxuosos para pets

Mordida

Chihuahua atacando

As raças de cachorros fila brasileiro, mastim inglês, rottweiler e pitbull são as que têm as mordidas mais fortes, porque eles têm a mandíbula forte e curta. Além disso, podem ser treinados para serem cão de guarda.

Rotina

Os cães se habituam à hora de chegada do seu dono, além de possuírem um olfato e uma audição mais aguçados, que possibilitam captar o cheiro e até mesmo identificar o modo de andar ou o barulho do motor do carro/moto.

Olhos vermelhos em fotos

Os cães conseguem ter uma visão melhor no escuro por causa da membrana de tecido (Tapetum Lucidum) que têm no fundo dos olhos, fazendo com que a luz passe duas vezes pela retina. Quando usado o flash para tirar uma foto, os olhos dos cães podem ficar vermelhos, verdes ou esbranquiçados.

Cães-guias

Golden sendo cão-guia

Os primeiros cães-guias foram treinados pelo governo alemão ao fim da Primeira Guerra Mundial para ajudar os soldados que perderam a visão durante a guerra.