O drama de quem não se identifica com o gênero de nascença finalmente está sendo destacado, e cada vez mais buscamos forma de incluir travestis e transexuais numa sociedade excludente e preconceituosa. Claro que ainda há muita luta pela frente, mas, para não desanimarmos, também é válido analisarmos artistas e personalidades de sucesso que erguem a bandeira da transexualidade e posicionam-se na linha de frente em prol do que acreditam. Além de trazerem representatividade ao grupo LGBTQI+, eles também provam que o talento jamais poderá ser medido por aparência, etnia, gênero ou orientação sexual. Que tal conhecer a história destes 10 transgêneros famosos? Inspire-se e faça parte dessa luta!
Playlist do orgulho LGBTQIA+
Sinta-se abraçado e levante sua cabeça, pois com essa playlist que preparamos, ninguém irá te derrubar!
Nascida no Alabama, formada em Belas Artes, escrita criativa, dança e atuação. Laverne Cox é a atriz que interpreta a personagem transexual Sophia no seriado Orange is the New Black.
Ela foi a primeira transexual indicada ao Emmy por sua atuação em uma série de comédia.
Hoje ela está produzindo um documentário sobre adolescentes transexuais.
Filho da cantora Gretchen, Thammy Miranda assumiu sua homossexualidade em 2006 e anos mais tarde, em 2014, declarou ser transexual masculino.
Sua transformação foi acompanhada pela mídia, sendo alvo de comentários maldosos e apoio de diversos famosos. Em 2014, Thammy começou seu processo de transição com a retirada das mamas.
Uma das transformações mais comentadas na mídia. Caitlyn Jenner, era antes de sua cirurgia, Bruce Jenner, um ex-atleta olímpico.
Em 2015, Caitlyn confirmou o processo de transição. Ele que se identificava como mulher desde sempre, pediu encarecidamente aos fãs que tratassem ele com pronomes masculinos até o fim de sua transição.
Hoje ela é considerada uma socialite poderosa e ganhou o público ao participar com sua família do reality show Keeping Up with the Kardashians.
Filho de Marcelo Tas, apresentador do CQC e ator de longa data. Luc só começou a se aceitar aos 22 anos.
Assumindo ser bissexual aos 15 anos, hoje Luc está casado com um homem e é um homem transexual gay. Luc defende abertamente sua sexualidade e afirma em revistas e jornais que sexualidade e questão de gênero são coisas distintas.
5. Andreja Pejic
Nascida na Tuzia, Bósnia. Considerada academicamente brilhante no colegial. Andreja teve uma infância difícil. Depois do bombardeio sobre a Jugislávia, sua mãe decidiu migrar para a Austrália.
Antes dos 17 anos, entrou no mundo da moda e começou a desfilar. Em 2011, apareceu na passarela desfilando tanto roupas masculinas como femininas. No ano seguinte, modelou criações matrimoniais. Em 2014, realizou a cirurgia de redesignação sexual.
6. Laerte Coutinho
Cartunista e chargista mais famosas do Brasil. Laerte assumiu sua transexualidade aos 57 anos e voltou a mídia para a questão da identidade de gênero no país.
No ano de 2010, Laerte revelou publicamente ser uma mulher trans através do crossdressing, basicamente se montando, usando roupas que as pessoas consideram se encaixar melhor no sexo oposto. Crossdressers, travestis e transexuais são identidades gênero-divergentes agrupadas no conceito transgênero.
7. Roberta Close
Roberta Close só teve seu nome e gênero legal alterados legalmente no ano de 2005.
Roberta sofreu muito preconceito. Sua cirurgia de redesignação sexual aconteceu em 1989, na Inglaterra. Ela buscou a legalidade em 1992, mas foi negada em 1997. Tendo que passar por especialistas psicológicos e médicos para comprovar que ela possuía aspectos hormonais femininos.
Em 1990 ela gerou polêmica ao posar nua para Playboy, mostrando seu corpo feminino. A edição bateu recordes de venda e quinze anos depois de sua primeira tentativa legal, em março de 2005, ela conseguiu o direito de mudar seu nome definitivamente.
8. Chaz Bono
Chaz Salvatore Bono é filho da cantora Cher. Ativista de direitos LGBT, escritor, ator e músico.
Em 2008, ele começou sua transição. Mas só em 2010 ele mudou seu nome oficialmente.
Chaz participou de um documentário sobre sua transição, chamado "Chaz Bono - mudança de sexo".
9. Lea T
Uma das modelos transgênero mais importantes da mídia, filha do ex-jogador Toninho Cerezo.
Lea T foi alvo de muito preconceito durante sua infância, onde não sentia que se encaixava no gênero masculino.
Em 2012, na Tailândia, realizou sua cirurgia de redesignação, o que alavancou sua carreira internacional.