Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify PPS Book Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Telegram Copy Left Check

Diferenças entre o livro e a série 13 Reasons Why

13 Reasons Why (ou Os 13 Porquês, em português) é uma série original da Netflix, baseada no livro de Jay Asher. Traz à tona assuntos importantes que desde sempre estiveram em nossa sociedade, mas que só agora estão ganhando visibilidade. Relata a história de Hannah Baker, jovem que se suicida por causa de situações que aconteceram no colégio onde estudava. Por meio de 13 fitas cassete, ela explica os motivos que a levaram a ter esse fim trágico. Apesar de ter cenas idênticas às do livro, sabemos que uma adaptação não é fiel ao escrito. Por isso, reunimos algumas dessas diferenças para você. Mas, atenção, o nosso conteúdo contém spoiler, indicamos que você veja a série ou leia o livro antes.

Sexualidade

Alguns dos personagens do livro foram modificados para estrearem nas telinhas. Courtney, por exemplo, tornou-se uma jovem que resiste a aceitar sua própria sexualidade, enquanto Tony ganhou mais relevância — além de um namorado. No livro, ambos eram personagens heterossexuais.


Copiar
Compartilhar
Aproveite para ouvir nossa playlist com as músicas mais marcantes da série!

Spotify ouça a playlist

Copiar
Compartilhar
Jenny e Sheri Sheri com blusa roxa e segurando a alça de sua mochila em seu ombro.

No livro, a líder de torcida que ajuda Hannah no encontro de um dólar é Jenny, que mais tarde vai bater o carro na placa que causa o acidente. Na série, a personagem é Sheri, que apresenta características semelhantes, mas, além disso, mantém uma relação próxima com Clay.


Copiar
Compartilhar
Skye

Embora esteja presente tanto no livro quanto na série, a personagem Skye é retratada diferentemente em cada um. Em ambos os casos ela exerce o mesmo papel: ensinar Clay a ler os sinais da depressão em outras pessoas e ajudá-las. Na série, no entanto, sua história pessoal é mais explorada, sendo apresentada como uma amiga de infância do protagonista.


Copiar
Compartilhar
Tony e Clay Clay e Tony sentados em um balco no cemitério.

Logo no primeiro episódio da série, Clay descobre que Tony o está vigiando, mas no livro isso acontece um pouco mais pra frente. Tony é um personagem que nos traz algumas dúvidas e ao mesmo tempo dá todo o suporte para Clay em sua trajetória na série.

Conheça Dylan Minnette, o Clay de 13 Reasons Why
Copiar
Compartilhar
Diferença fundamental

A principal diferença entre o livro e a série é que a segunda dá mais voz aos demais personagens, enquanto o livro é mais focado nos personagens Clay e Hannah. A série é construída através do contraste entre o momento atual e o passado.


Copiar
Compartilhar
Um outro lado da história

O fato da série mostrar bastante os personagens citados nas fitas nos leva a ter mais empatia por alguns deles. De certa forma, conseguimos ver um lado mais humano, ou pelo menos um outro lado da história: o drama pessoal de cada um deles.

Reflita em mensagens sobre empatia
Copiar
Compartilhar
 
O relacionamento de Clay e Hannah

A relação de Clay e Hannah no livro é bem estreita, apesar de Clay gostar dela, eles basicamente só conversam no trabalho. Já na série há muito mais interações entre os dois e também mostra que ele teve muito mais chances de perceber que alguma coisa estava errada com ela.


Copiar
Compartilhar
A morte de Hannah Hannah dentro da banheira usando uma blusa de manga comprida, com as mangas puxadas para deixar seus braços expostos.

Uma grande diferença é a forma como a protagonista morre. No livro, Clay diz que ela tomou algumas pílulas que a levaram à morte, enquanto na série ela corta os pulsos. Essa é, com certeza, uma das cenas mais chocantes e impactantes da série.

Saiba mais sobre Katherine Langford, que interpretou Hannah em 13 Reasons Why
Copiar
Compartilhar
Tyler

No livro, não há menção de que Tyler seja apaixonado por Hannah. Ao contrário da série, não fica claro o porquê ele a perseguia, já que na versão escrita não é mencionado o motivo. A teoria mais aceita é a de que ele a espionava devido à fama dos boatos, achando que, dessa forma, poderia ver algo interessante.


Copiar
Compartilhar
13 Reasons Why Atriz Katherine Langoford como Hannah Baker, usando uma blusa branca e com o cabelo ondulado solto.

Tanto o livro quanto a série contam a história de Hannah Baker, uma jovem que se suicidou e deixou 13 fitas contando os motivos que a levaram a tomar essa decisão. Ambos te envolvem e mostram que pequenas atitudes podem ter uma grande influência na vida de uma pessoa. Vejamos agora 13 diferenças entre os formatos.

Aprenda tudo sobre a série 13 Reasons Why
Copiar
Compartilhar
Interferências

Na história escrita, Clay tem o seu espaço para ouvir as fitas, não há muita interferência. Na série, há um esforço dos demais personagens para que Clay não ouça as fitas nem as passe adiante. Não confiam no personagem para guardar os segredos das fitas.


Copiar
Compartilhar
Ouvindo as fitas Fones de ouvido e o livro 'Os 13 porquês'.

No livro, Clay destina um bom tempo a ouvir todas as fitas em sequência, enquanto na série esse processo é mais lento e ele chega a querer desistir de ouvi-las. E, durante esse processo, ele ainda tem oportunidade de confrontar alguns personagens, enquanto no livro é um processo que ele faz sozinho.


Copiar
Compartilhar
Diferentes formas de comunicar

Como o livro foi publicado em 2007, as mídias sociais ainda não estavam em seu auge, então as fofocas do colégio ocorrem pelo boca a boca. Já a série foi lançada recentemente, e as mídias se encarregam de disseminar as fofocas. Assim, e o alcance delas é imprevisível.

Conheça a importância do Dia da Mídia Social
Copiar
Compartilhar
Os pais de Hannah

Enquanto no livro quase não há a participação dos pais de Hannah, na série eles têm papel importante. Uma trama paralela à história de Hannah é o processo que os pais dela estão desenvolvendo contra a escola. Esta procura o tempo todo se isentar da culpa, dizendo que não havia como prever os atos da menina.


Copiar
Compartilhar
A vida de Clay Clay olhando para o lado, usando seu uniforme de trabalho do cinema.

Assim como outros personagens têm mais voz na série, temos uma oportunidade maior de ver a própria vida de Clay. Em um dado momento, sua mãe chega a lhe oferecer um remédio para tratar depressão e ansiedade e chega a mencionar que ele já precisou disso antes. No livro, não existe esse momento.

Inspire-se em estratégias para se acalmar em momentos de ansiedade
Copiar
Compartilhar
Para refletir

Tanto o livro quanto a série merecem nossa atenção. Além de uma trama bem estruturada que nos prende, ela nos faz refletir e até pensar sobre nossas relações com as pessoas. É difícil entender o que o outro está sentindo e o que parece bobo pra nós pode estar machucando demais alguém.


Copiar
Compartilhar
O acidente

Na série, o acidente causado pela placa que foi derrubada mata um amigo próximo de Clay e interfere até na forma que ele trata Hannah num dado momento. Já no livro, temos a morte de um estranho.

Expresse as sensações que você tem ao ler um livro com frases!
Copiar
Compartilhar
Estabelecimento da família de Hannah Mãe de Hannah, e a filha, na farmácia da família.

Há uma diferença no tipo de negócio que os pais de Hannah administram. No livro, eles têm uma loja de sapatos; na série, se trata de uma farmácia. Inclusive vários dos personagens das fitas passam por lá e a própria Hannah pega as fitas e a gilete com a qual corta os pulsos desse comércio.


Copiar
Compartilhar
Adaptação de contexto

O livro foi lançado há um tempo significativo, aproximadamente 13 anos atrás, o que o torna incluso em um contexto diferente do atual. A série já adapta os assuntos retratados no livro de uma forma mais atualizada, introduzindo questões sociais como cyberbullying e a utilização das redes sociais pelos jovens e adolescentes.

Combata o bullying, veja mensagens sobre o assunto!
Copiar
Compartilhar
fechar