Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify Play PPS Book Download Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Telegram Copy Up Check

Siga-nos

Camila Coutinho

Quer saber mais sobre o mundo da moda e se manter atualizado? Nada como ficar por dentro do universo das blogueiras! Elas escrevem sobre moda, produtos de beleza e muito mais. O blog "Garotas Estúpidas" é escrito por Camila Coutinho, a mais influente deste meio.

02/10/1987
continue lendo
Compartilhar

Explosão

Camila Coutinho

Foi muito devagar. Sempre fazia credenciamento do SPFW e nunca era aceita. Cobria pela revista “RG” através de contatos de amigas blogueiras. Fui estudar em Nova York e saí no ranking da “Vogue” francesa dos 45 blogs que mereciam ser visitados. Então pensei: “Pô, se eu não for credenciada agora, aí eu desisto”. (risos). Isso ocorreu há quatro anos. Antes era clandestina, agora sou oficial.

Família e Trabalho

Camila Coutinho

Família é muito importante e eles me dão muita força para fazer o que eu faço. Eles sabem que eu adoro e preciso viajar muito. (...) E eu sempre volto para o Recife. Quando estou por lá, fico muito com a minha família. É muito importante essa base para mim.

 

Responsabilidades

Camila Coutinho

O blog é uma coisa que eu gosto muito de fazer e poder inspirar outras pessoas com isso é maravilhoso. Mas sei que tenho uma responsabilidade de consumo e de tudo, mas é muito bom e eu me divirto bastante.

Para ser blogueira

Camila Coutinho

Tem mercado para tudo e hoje em dia tem muito mais blog do que antes, mas, primeiro de tudo, você tem que gostar do assunto que você vai falar porque é um assunto que vai ser falado toda hora. É importante procurar uma linguagem sua, diferente. Pode se inspirar, mas copiar não rola. Então, é preciso achar uma maneira sua de comunicar determinado assunto e isso é importantíssimo e vai ser o diferencial. Construir um relacionamento na blogosfera é muito importante também.

Adaptar aos meios

Camila Coutinho

Pelo que eu tenho percebido na audiência do blog, uma pessoa que entrava cinco vezes por semana, agora entra umas três, porque o Instagram já dá aquela dose diária que o internauta precisa para saber do blog que ele gosta e segue. Mas no GE (Garotas Estúpidas), nós temos dois tipos de conteúdo. Criei no Instagram o @newsge porque eu sentia falta de dar mais notícias nessa plataforma. Sem dúvida vai mudando tudo muito rápido e a gente tem que se adaptar.

Sucesso

Camila Coutinho

Porque, no início, a gente tinha 30 acessos, aí as meninas saíram… Cheguei a 100 acessos e nem elas acreditavam! Quando o blog alcançou mil, quase dois mil acessos diários, comprei o domínio e fiz um layout meu. Nesse momento, vi que realmente tinha gente que queria ler o que eu estava escrevendo e o blog poderia se tornar uma coisa mais séria. Comecei, então, a ser abordada por agências, por gente que se interessava por meu conteúdo, por anunciantes. Mas foi muito devagarzinho mesmo. Na época, eu trabalhava como estilista para uma marca aqui de Recife e fazia tudo ao mesmo tempo: blog, faculdade, emprego. Depois de um ano e meio, pedi pra sair porque não estava aguentando a correria e queria me dedicar só ao blog. Na época, ele não me dava muito dinheiro, mas já era quase o que eu ganhava trabalhando, então, pra mim, era melhor. Queria me dedicar a uma coisa que fosse minha.

Casamento

Camila Coutinho

Eu e o Diego estamos juntos há dez anos, então ele acompanhou todo o crescimento do
blog. Ele já se acostumou com a correria que é a minha vida. A única coisa de que não gosta é ser surpreendido, então passo minha agenda do mês para ele. Sou uma péssima dona de casa. Ainda nem terminei de decorar meu apartamento! O nosso esquema em casa é muito livre, todo mundo resolve tudo, não é só responsabilidade minha, e isso também ajuda.

Trabalho correto

Camila Coutinho

Meu pai me orienta muito. Com dois anos de blog eu já tinha dois mil acessos por dia. Ele me alertou na parte do registro do nome, na abertura de uma empresa. Passei anos fazendo tudo sozinha, cobrando, emitindo nota fiscal…

Eu não tinha parâmetro e inventava valores no início. Quando os pedidos de anúncios tornaram-se frequentes, fui à agência de um amigo ter uma aula e montei minha própria tabela. Hoje outras blogueiras me consultam sobre isso.

Filhos

Camila Coutinho

Acho que me casei nova, aos 24 anos, então filhos só daqui a uns três anos. O relógio biológico ainda não bateu. É uma mudança muito grande, eu teria de parar tudo e agora estou bem focada. No meu apartamento nem cabe um berço, no quarto extra já tem uma
arara com roupas!

Apenas um hobbie?

Camila Coutinho

Acho que é cada vez mais tendência no mundo inteiro que as pessoas trabalhem com o que elas gostam. O que importa é a pessoa viver bem e ser feliz com o que faz. Então, se você gosta disso e já é um hobbie para você e tem vontade de fazer, comece como um hobbie e vai fazendo na medida do possível e que dê para equilibrar com o seu trabalho oficial. E se for rolando, então pode levar como algo profissional. O legal do blog é a naturalidade e espontaneidade e isso não pode perder nunca.

Inspirações na Moda

Camila Coutinho

Eu adoro a Olivia Palermo. Acho que ela está sempre impecável. Gosto muito da Lupita Nyongo. Linda uma beleza chique e minimalista. Gosto muito da Thaila Ayala. Ela é muito linda e a Costanza Pascolato, que é um ícone. Sofisticada, chique e bem-vestida sempre.

Início de tudo

Camila Coutinho

Eu acho que uma das coisas que fez dar certo foi exatamente isso. Eu criei em 2006 porque gostava muito de ler os blogs americanos que falavam sobre celebridades, tipo Lindsay Lohan, Paris Hilton, com flagras delas sem calcinha ou com celulite aparecendo na praia. Eu encaminhava tudo para minhas amigas pra gente comentar. Aí pensei: vou criar um blog para nós postarmos e comentarmos ao invés de ficar trocando e-mail. Elas toparam e, de madrugada, eu criei o Stupid Girls no Blogspot. Na mesma hora, resolvi usar o título em português porque achei que estava estranho em inglês. Escolhi Garotas Estúpidas por dois motivos: um, porque era um lugar onde as mulheres iam poder discutir esses assuntos sem os homens acharem bobagem; dois, por conta da música da Pink, Stupid Girl, na qual ela tira saro da Paris Hilton, da Jessica Simpson e tal. Criei o blog e a gente começou a postar bem despretensiosamente mesmo.

Criando moda

Camila Coutinho

É muito o meu olhar, em ruas, shoppings, em outros blogs.Eu entro bastante em blog gringo, compro várias revistas gringas, revista de celebridades… Eu acho que para o online ficar legal, o off-line tem que funcionar também, tem que viver pra ver o que está rolando.

Futuro

Camila Coutinho

Eu acho que nenhum veículo elimina o outro, senão, hoje em dia, a gente não teria nem rádio mais – porque a tevê o teria eliminado. Eu acho que, quando se abre uma porta de comunicação nova, os veículos devem se adaptar e atualizar seu conteúdo. O desafio é este: você estar sempre inventando coisas novas para não cansar o leitor.

O lado bom

Camila Coutinho

Além de ser um lugar pra você se divertir e falar do que gosta, ele abre muitas portas, funciona mesmo como um portfólio do seu trabalho. Não tem fronteiras, o mundo inteiro lê se quiser. Você trabalha a sua imagem. O blog me levou para lugares aos quais eu nunca chegaria pelo caminho normal. A internet impulsiona você de uma maneira que, às vezes, nem você tem noção.

O lado ruim

Camila Coutinho

O mais difícil é que, pra se criar um blog, você só precisa de uma conexão com a internet. Então, têm muitos blogs surgindo e nem sempre as pessoas que criam fazem direito. Claro que ninguém tem obrigação de fazer direito, cada um cria porque quer, mas, como têm muitos feitos de qualquer jeito, o termo fica popularizado e,às vezes, as pessoas não valorizam o trabalho do blog. Não é como uma revista que você tem que ter dinheiro para abrir. É um veículo gratuito, qualquer pessoa pode fazer.

Garotas Estúpidas

Camila Coutinho

O nome vem da música “Stupid Girls”, da Pink, que é uma crítica às celebridades tontas que ficavam sem calcinha. Peguei esse nome para ser um espaço só para garotas onde falamos de assuntos femininos que normalmente os meninos não gostam.

Blog mais influente do mundo

Camila Coutinho

Eu acho que, como eu comecei muito cedo, há cinco anos, fui aprendendo bastante. Tive tempo de evoluir e ver o que funcionava pra mim ou não e peguei um pouco de cada assunto. Meu blog não é só sobre moda, só sobre beleza, só sobre celebridades. É um blog sobre assuntos femininos, então, a pessoa vai encontrar alguma coisa pela qual ela se interesse lá. E eu tento falar do meu jeito. Eu sou uma menina, não sou milionária, não sou magrela, não sou modelo, eu sou normal. Trabalho, ganho o meu dinheiro, compro na C&A, compro na Renner, compro uma bolsa legal porque eu trabalhei pra isso e eu acho legal também, mas não tenho deslumbre. Eu acho que a linguagem e essa liberdade de poder usar de tudo me aproximam mais do leitor.

Começo

Camila Coutinho

Fiz faculdade de Design de moda e tinha tempo livre porque minhas aulas eram à noite. Resolvi criar um espaço na internet para postar e conversar com as amigas e comecei a falar de moda e beleza. Fui o primeiro blog desse segmento.

Dinheiro

Camila Coutinho

Estou muito bem para 25 anos. Comprei meu carro com meu dinheiro e viajo muito com o blog. Eu era uma menina que vivia de mesada. Hoje ganho meu dinheiro e compro na Gucci ou na Renner e isso faz com que eu me comunique com mais gente. E no site dou os exemplos de como colocar isso em prática.

fechar