Ser modelo não era um sonho de infância, mas isso entrou na minha vida na minha adolescência e se tornou uma coisa que eu buscava e sempre dei o meu melhor pra conseguir isso.
A gente precisa ter referência de representatividade. Eu acredito que vou fazer isso agora e quero fazer da melhor forma possível.
Misses unidas
Raissa Santana
No concurso de beleza só uma sairá vencedora, mas eu acredito que temos que trabalhar por um bem maior, porque a pessoa que ganhar não vai representar somente a si mesma, e sim a todas mulheres. Em um concurso de beleza, todas ficamos unidas em um único objetivo, que é representar a beleza da mulher.
Convencida pelo tempo
Raissa Santana
Passei por aquela fase estranha de adolescente. É normal. Sofria um pouco de bullying na escola, então não me aceitava muito em relação à minha beleza. Era uma coisa que eu não sabia que eu tinha e alguém despertou isso em mim.
Função de Miss
Raissa Santana
Acredito que os concursos de beleza estão mudando muito. A mulher não é só a beleza, ela tem uma voz. Ela não está ali para mostrar apenas o que é por fora. Ela é uma formadora de opinião. O conceito de miss mudou muito. Neste ano, o concurso ressaltou bastante essa questão de a mulher ter voz ativa e não ser apenas um objeto.
Pontapé inicial
Raissa Santana
Tive duas pessoas que foram anjos na minha vida. Foram eles que me colocaram no mundo da moda. Eles me chamaram para um concurso de beleza para adolescentes na minha cidade. Ganhei um ensaio fotográfico e fui trabalhando por lá, fazendo coisinhas pequenas ali mesmo. E então eles me incentivaram a participar do concurso municipal da minha cidade.
Ele é um príncipe. Ele sempre me apoiou, me ajudou muito e sabe como funciona tudo, então ele está me apoiando da melhor forma possível. Está aceitando tudo numa boa.
Eu quero ajudar meninas que passaram por isso, ou que estão passando, a se acharem bonitas do jeito que elas são. Não só na questão da beleza, mas a se valorizarem mais. Quero incentivar as mulheres e influenciar pessoas de alguma forma com a minha imagem e com esse título. Tenho muitos projetos e planos. Estou só começando.
Exemplo para o mundo
Raissa Santana
Adoraria motivar outras mulheres negras, quero poder incentivar as pessoas a irem atrás dos seus sonhos, correr atrás dos seus objetivos em qualquer setor da vida. É uma coisa muito legal poder, quem sabe, servir de exemplo.
Mulher vaidosa
Raissa Santana
Adoro me maquiar, adoro moda. Costumava me produzir sozinha nos eventos e agora estou até estranhando porque sempre tem alguém pra fazer isso.
Sonho ou realidade?
Raissa Santana
Desde o início, quando venci o Miss Umuarama, concurso da minha cidade, comecei a entender que chegar ao Miss Universo seria o objetivo final. Mas não me passava pela cabeça estar, de fato, no Miss Universo.
Por ter um jejum de 30 anos sem uma miss negra no Brasil, isso acabou ganhando um destaque, mas eu não me vejo como uma representante só da beleza negra, mas sim de todas as mulheres independentemente de cor e raça.
Quando começar, a preparação vai ser intensa e quero dar o melhor de mim, fazer tudo que posso para chegar lá tranquila e fluir melhor. Sei que ainda tem coisas para lapidar e vamos trabalhar isso.
Não há receita
Raissa Santana
A beleza é se sentir bem.
Miss vai além da beleza, da elegância, de um corpo perfeito. Uma Miss precisa ter força e garra, como a mulher brasileira.
Eu era uma menina bem estranha, o patinho feio da escola. Um dia, numa academia que eu trabalhava, um amigo me viu e me chamou para participar de um um concurso de beleza, falou que eu era muito bonita, mas eu não me achava bonita, porque na escola todo mundo me zoava, me falavam que eu era feia.
Foi uma grande vitória para nós e para todo mundo, para incentivar as meninas a participarem e correrem atrás do seu sonho.
Perder as pessoas que eu amo.
Início da carreira
Raissa Santana
Um dia fui descoberta. Participei de um concurso com 15 ou 16 anos e fiquei em segundo lugar. A partir daí comecei a trabalhar, desenvolver a parte física, emocional, a oratória e, então, entrei no concurso na minha cidade, Umuarama. Daí até o nacional a preparação é intensa, e a troca também. São muitas meninas juntas, indo atrás de um sonho, várias histórias, várias batalhas. Nunca é fácil para ninguém.
Cuidados com o corpo
Raissa Santana
Eu sempre tive corpão. É minha genética. E acredito que por ter praticado basquete por quatro anos ganhei massa muscular. Então tive que trabalhar pra perder essa massa. Entrei numa dieta um pouco mais restrita e fiz mais exercício físico, mais aeróbico mesmo.
Estou me sentindo abraçada por todo mundo e muito honrada com tudo que está acontecendo. Estou aproveitando esse momento, quero curtir tudo isso. E estou esperando só coisas boas.
Eu brincava muito com meus primos, eu era meio moleca, soltava pipa, jogava gude, era bem gostoso.
Elas podem ser o que quiserem. Elas podem.
Açúcar para desestressar
Raissa Santana
Dou uma jacadinha porque não sou de ferro, né. Adoro doce, então no final de semana eu gosto de comer um.
Passei a ser uma pessoa conhecida, requisitada pela mídia, as pessoas chegam pra falar comigo, tirar fotos, comecei a me sentir muito querida pelo povo brasileiro e reconhecida como representante. Isso me deixa muito feliz.
Eu já trabalhava na área da moda, então isso não é uma novidade para mim. Então vai acrescentar ainda mais. Eu quero trabalhar nas áreas sociais, usando a minha imagem para incentivar outras meninas e mulheres a se amarem e se aceitarem mais.
Fase do cabelo liso
Raissa Santana
Eu adoro o meu cabelo e hoje me aceito. Mas já passei por essa fase também de ter cabelo liso, de não me aceitar.
Acredito que esse intervalo de 30 anos sem uma negra vencedora do concurso seja resultado da imposição dos padrões de beleza. Mas está mudando, e essa edição é uma prova disso. Estamos aceitando que a beleza é diversa. Tem que ter negra, tem que ter loira, ruiva, mestiça, um pouco de tudo porque é assim que o Brasil é e é isso que o concurso mostrou.