Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify Play PPS Book Download Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Telegram Copy Up Check

Siga-nos

Osmar Prado

Aos 67 anos, Osmar Prado está a todo vapor e continua sendo um dos mais importantes atores brasileiros. Conheça e vire fã!

18/08/1947
continue lendo
Compartilhar

Diagnóstico

Osmar Prado

Em maio, fui fazer a barba e tinha um caroço no pescoço. Sabia que não era uma coisa legal. Fiz uma tomografia que apontou um tumor, e o médico marcou uma biópsia. Enquanto esperava o resultado, fui gravar Amores Roubados no Nordeste. Mas eu sabia que era câncer. Veio o diagnóstico e a necessidade de cirurgia para retirar o tumor.

Sequelas

Osmar Prado

Foi preciso sacrificar um nervo, o que limitou um pouco o movimento do braço esquerdo, mas isso não me impede de fazer nada. Tenho as queimaduras da radioterapia no pescoço e saí dos 62 quilos para os 54. Perdi o paladar, tudo tinha gosto metálico. A primeira coisa que comi e pude sentir de verdade o gosto foi sorvete de coco. Foi uma alegria.

Vida ou Morte

Osmar Prado

Eu fui para a guerra e tive o amparo das pessoas que me amam. Optei pela vida, por lutar. Mas não me agarrei a balsa alguma, até porque aceitaria a morte, caso ela viesse.

Acomodação

Osmar Prado

Nunca deixei meu trabalho acomodar, quando queriam que eu fizesse o rame-rame, eu fazia o contrário. Na época de Renascer, tive problemas, mas jamais abri para a imprensa porque roupa suja se lava em casa. Por isso que a TV Globo me respeita e nunca me fechou as portas.

 

Aplausos

Osmar Prado

Não levo em consideração o horário, trabalho para quem me vê. E quem me vê falou da cena. O cara não tem obrigação de me cumprimentar e vem falar comigo. O ator precisa desse aplauso.

Lado Humano

Osmar Prado

Muita gente ouve o Pavarotti e pensa "é fácil cantar", mas quanto tempo ele demorou para encaixar aquela nota? Essa é a diferença que só o tempo dá, que depende das informações, do que você colheu da vida. Ser ator é lidar com o humano.

Religiosidade

Osmar Prado

Aí, eu te pergunto: que Deus? Não há um Deus só. Meus pais eram muito religiosos, mas fui me afastando da religião quando namorei uma menina que era estudante de filosofia.

Parâmetros

Osmar Prado

Minha mãe era dona de casa e meu pai um modesto funcionário público e chofer de praça. Com 7 anos, perguntei o que se fazia para ser artista e ela me destruiu no nascedouro, porque o parâmetro de artista dela era o Rodolfo Valentino, símbolo sexual das décadas de 1920 e 1930.

Biografias Não Autorizadas

Osmar Prado

Biografia não é para esconder, é para mostrar. Se você se sentiu agredido, tem lei, processa. O que tem que ter é a participação do biografado. Eu abriria o jogo. É preciso que se contem as minhas virtudes e mazelas.

Virtudes

Osmar Prado

Sou sensível, não sou uma pessoa alienada. Tenho compromisso social com meu tempo e visão crítica do sistema. Sonho com uma sociedade que não veio ainda, mas que virá.

Mania de Ser Ator

Osmar Prado

Nunca projetei que ia me casar, os pais das meninas que eu namorava ficavam horrorizados porque eu era ator. Teve um que disse: “Meu filho, você tem tudo para vencer na vida, o que estraga é essa mania de ser ator”.

Vitrine

Osmar Prado

A televisão é uma vitrine, inegavelmente. São milhares de pessoas que vêem quando você aparece em uma novela. Mas não pode ficar restrito a ela. Até para fazê-la bem. O ator tem que jogar em todos os meios possíveis.

Porcarias

Osmar Prado

Tem muita porcaria na TV, como tem no Superior Tribunal Federal, no Senado. Tem porcaria, mas também tem coisa boa, como em todo lugar. A TV é uma indústria de entretenimento que vende espaço, tempo. Para valorizar esse tempo, tem que ter número no ibope. É um trabalho artístico industrial. Nem sempre o que satisfaz o público é o melhor.

Eterno Insatisfeito

Osmar Prado

Sou um eterno insatisfeito, sempre acho que poderia ser melhor. Quando empresto o meu intelecto, o meu corpo para um personagem, sempre estará faltando alguma coisa. Por isso os clássicos podem ser feitos por outros atores, de jeitos diferentes.

Alternativas

Osmar Prado

Houve um tempo em que a Globo liderava sozinha, hoje tem a Record, com dinheiro e vontade de brigar. A audiência da Globo nunca mais será a mesma. O que é considerado hoje sucesso mediano talvez fosse sucesso em dobro antes. Agora, o telespectador tem alternativas.

Nova Geração

Osmar Prado

A Isis Valverde vai vingar. Ela fazia um papel pequeno em Sinhá Moça e já se destacava. Via-se que tinha pouca experiência, mas tinha uma luz interna bonita. Não dá para enganar nessa profissão. Gosto da Leandra Leal, do Wagner Moura, do Lázaro Ramos, do Matheus Nachtergaele e da Janaina Prado, minha filha que vem fazendo teatro sistematicamente.

Correria

Osmar Prado

Para ser ator, não basta ter uma cara bonita, é preciso preparação. A TV abre mão de coisas por causa da correria, que lá na frente vão fazer falta e matar o cara.

Férias

Osmar Prado

Sempre digo que nessa minha profissão não existe isso. Minhas férias acontecem quando eu estou trabalhando. Somos artistas, criadores.

fechar