Uma coisa que eu não sabia que era tão difícil é o fato de não conseguir dormir. Além da amamentação, tem outras coisinhas que te fazem levantar à noite, como uma febre, por exemplo. Então, para mim, o mito é amamentação e a verdade é que, realmente, você nunca mais dorme.
Não faria, porque eu sou uma moleca, como dizem, na vida real eu pareço um menino, então não tenho essa pegada sensual.
Todo mundo dizia que um filho muda tudo, mas só vivendo para entender. Antes, eu vivia para mim, para o meu marido. Hoje, eu penso nele em primeiro lugar para fazer qualquer coisa.
Trabalho por prazer
Luma Costa
Eu gravei até dois dias antes do meu parto, que calhou exatamente no dia 13 de junho, Dia de Santo Antônio. Posso dizer que o Antônio nasceu um artista, pois ele fez uma temporada inteira de Pé na Cova comigo.
Cuidados com o corpo
Luma Costa
Faço muay thai e tenho um personal. Malho cinco ou seis dias por semana. Me alimento bem durante a semana, mas, aos finais de semana, me libero pra comer aquele brigadeiro que amo.
É uma data muito importante para a minha mãe, para a minha avó e para a minha sogra, que também considero minha mãe. Somos todas muito unidas e sempre passamos esse dia juntas. Eu dei muito mais valor para o trabalho que a minha mãe teve comigo após ter tido filho.
Eu gosto de ter muitos momentos só com ele. Geralmente, vou com ele a uma aulinha de música que é muito divertida. Agora, ele está em uma fase que adora pintar. Então eu compro lápis coloridos, umas folhas enormes e a gente pinta junto. O Antônio adora fazer bagunça! Em casa, a gente faz uma zona juntos.
Prefiro ficar loira, sem dúvidas. Tem gente que fala que meus olhos realçam quando eu fico morena, mas eu me sinto loira, sempre fui desde criança, então sempre me vejo assim.
Cuidados com o mega hair
Luma Costa
Estou achando bem mais fácil a manutenção. Como eu cuido direitinho, vou sempre que posso ao salão para lavar bem, não tive nenhum problema como queda ou coceira. O meu marido aprovou, ele adora as minhas mudanças e brinca que é poligâmico de uma mulher só.
Não é diferente. Desde os 11 anos eu trabalhei na Globo, tinha todas as minhas novelas e a minha carreira foi construída lá. Eu fui para a Record para fazer Luz do Sol, que foi uma personagem muito importante pra mim, que me fez crescer muito como atriz. Eu fiz uma protagonista, então eu gravava bastante e tinha bastante texto. Foi muito importante eu ter ido pra lá, esses 4 anos que passei lá foram bacanas, me deram mais carreira. Mas voltei para a Globo e estar na casa de novo é o que eu sempre vivi, é o que eu sempre digo: “É como voltar pra casa”.
Eu trago muito do que ela me ensinou para o Antônio. Ela sempre foi muito bacana, dava liberdade mas, ao mesmo tempo, muito rígida no sentido de dar educação. Acho que toda criança deve saber falar as palavrinhas mágicas “por favor” e “obrigado”. Então, como fui criada assim, não deixo correr solto com o Antônio. Para mim, família é a base de tudo. E eu prezo muito a que estou construindo.
Se não fosse atriz
Luma Costa
Fiz até o quinto período de jornalismo. Queria ser âncora do Jornal Nacional. Mas tranquei a matrícula. Não me arrependo. Temos que fazer o que nos dá felicidade.
Maior ídolo da TV
Luma Costa
É minha grande inspiração. Tudo que eu fizer daqui para frente será tentando honrar as aulas que ela me deu.
Eu realmente não sou boa na cozinha, sou muito atrapalhada mesmo. Mas, em compensação, sou muito caprichosa e adoro receber em casa, então eu monto uns quitutes e decoro a mesa e as tábuas de frios muito bem.
Ao doar berço do filho
Luma Costa
Meu coração vai se encher de alegria de fazer uma mamãe feliz.
Sou do tipo de mãe bagunceira. Eu sou tão criança quanto ele. Às vezes, eu coloco um desenho animado, ele sai correndo e eu continuo assistindo. Não sou super protetora. Acho que ele tem que aprender a se virar sozinho. Óbvio que eu cuido para que ele não se machuque. Mas acho que criança tem que brincar e se sujar mesmo. E eu me sujo junto!
Não foi um bicho de sete cabeças. Eu tive muito prazer em amamentar. Foram seis meses exclusivamente com leite materno, não dei mamadeira. É claro que eu senti dor no início, mas não tanto como me diziam. A necessidade de alimentá-lo venceu o meu medo.
Tem uma coisa que eu não abro mão, que é colocá-lo para dormir. Se ele acorda, a primeira pessoa que ele procura é a mamãe. Acho importante isso.
Quero ter uma menina. Se nascer menino, tento o terceiro. Mas, mais que três é complicado. Não cabe no carro, né.
Promessas de ano novo
Luma Costa
Prometi parar de comer fritura, mas ainda não resisto a um prato de batata frita.
Você não tem noção do que é amor de verdade até realmente você ter um filho, é uma coisa fora do comum, fora da caixa. Meu amor pelo Antônio é algo fora do comum, muito louco e intenso. Eu sou completamente apaixonada por ele.
Superstição de Réveillon
Luma Costa
Costumo usar roupa nova e amarrar uma fitinha amarela no pulso.
Loira x morena
Luma Costa
Não necessariamente precisei mudar o meu estilo, mas eu reparei que roupas de cores que antes eu não gostava de usar quando estava loira, como amarelo, agora ficam bacanas.
De vez em quando, a gente tem que mandar foto uma pra outra, pra ver o que cada uma está vestindo.
É muito engraçado porque isso acontece nos corredores do Projac. Eu reencontro pessoas que trabalharam comigo nas novelas que eu fiz na Globo, e em todas eu era criança, então a minha mãe sempre estava comigo, e aí as pessoas me perguntavam da minha mãe. É muito bom isso. Eu fui construindo a minha carreira e as pessoas que acompanham o meu trabalho viram que eu cresci, como atriz, como mulher, quanto a beleza, cabelo, um dia loira, um dia morena, vendo essa metamorfose, e eu acho isso muito gostoso.