Música Sertaneja
Zezé di Camargo
O "Fio de cabelo" foi muito sucesso, mas ainda parava em alguns lugares por ser uma guarânia, ela não conseguia entrar no Rio de Janeiro ou no Nordeste, por exemplo. Era tão difícil romper algumas barreiras que, se você chegasse em uma rua de São Paulo e cantasse Milionário e José Rico, o pessoal não sabia o que era. Vendo esses artistas no Chacrinha, fazendo sucesso, eu resolvi cantar sozinho.
Cabeça Aberta
Zezé di Camargo
Eu acho que primeiro eu trabalhei muito, eu busquei muito isso. Eu nunca aceitei a ideia da minha música não estar adequada ao momento, e você tem que ter essa capacidade pra se adequar. A primeira dupla a gravar um pop na música sertaneja foi Zezé di Camargo e Luciano, com "Menina Veneno". "Dou a vida por um beijo" também, que é um pop de tudo, arranjo, composição, assim como "Pior é te perder". Eu sempre tive atento a essas coisas, e as pessoas sempre nos consideraram um passo a frente. O próprio Victor, do Victor e Leo, quando a gente se conheceu, comentou que eles beberam na mesma fonte que nós bebemos, uma cabeça mais aberta.
Momento Leve
Zezé di Camargo
Eu estou em um momento tão leve da minha vida em relação à Zilu que preferi nem ver.
Casamento
Zezé di Camargo
As pessoas falam que meu casamento não deu certo. Eu não casei pensando em me separar. E como que não deu certo se durou 30 anos e tivemos três filhos maravilhosos?
Zilú, quero que você encontre uma pessoa que te faça muito feliz. Eu quero ser feliz também.
Não pretendo casar agora. Quero namorar, porque não fiz isso antes de me casar da outra vez.
Força de Vontade
Zezé di Camargo
Wanessa me surpreendeu como mãe. Eu assisti a esse último parto dela, segurei a mão dela. Ela foi para o hospital duas horas da tarde e deu à luz cinco da manhã. Ali eu vi a força de vontade que tem uma mãe.
Eu acharei o máximo e quero ficar todos os dias no navio e no agito. Decidimos fazer porque a proposta partiu de dois empresários que admiramos e confiamos muito.
Não somos nós quem definimos. Isso é uma questão tratada pela gravadora e não por este ou aquele artista. O imposto que as gravadoras pagam é muito alto. Já cheguei a falar neste assunto com o presidente Lula.
Desabafar
Zezé di Camargo
Ela quis desabafar, comentou coisas que podem ter acontecido ou não. Eu acho que a matéria foi desnecessária.
Vida Normal
Zezé di Camargo
Eu levo uma vida até que normal. Vou ao shopping, ao cinema, supermercado. O único lugar que eu vou disfarçado é na feira do livro.
Para nós, o download de músicas é danoso, mas mesmo assim, comparando com o mercado, nosso público faz questão de ter o CD. Não se compra mais CD pela música. Se compra pela capa, o encarte, as fotos.
Tinha mania de franzir a testa para cantar e falar.
Avisa o Brasil
Zezé di Camargo
Você sabe que o mercado tem algumas pessoas, que mesmo próximas, ficam fazendo comentários por pura maldade, falando isso e aquilo da minha voz. Que viram as costas e saem espalhando coisas por aí. Aproveitei o show porque sabia que nosso mercado todo estava lá reunido e brinquei com a situação. Peguei o microfone e falei “avisa o Brasil que o Zezé tá sem voz, gente”.
Bem e Mal
Zezé di Camargo
Eu sou um ser humano como qualquer outro. Um dia estou bem, o outro posso não estar, e infelizmente tem gente que vive pra falar mal de você e divulgar apenas quando você não vai bem. Eu não perco tempo com isso não.
Velhinhos
Zezé di Camargo
O sonho é continuar cantando para o meu público no Brasil inteiro e um dia formar um quarteto: eu e o Luciano, na frente cantando, e duas enfermeiras atrás segurando a gente, já bem velhinhos.
Explicações
Zezé di Camargo
Cantei as duas primeiras músicas pensando como eu ia explicar para o público a falta do Luciano.
As capas dos CDS são o retrato vivo de nossa mudança no quesito visual. Mudou muita coisa. É o Amor, nossa primeira faixa de trabalho, que estourou no Brasil inteiro, é um divisor de águas em nossa vida tanto profissional como pessoal. Ajudamos nossa família, montamos nosso escritório, aumentamos nossa equipe, investimos em produção... Sei lá, foi um desenvolvimento muito grande. Fizemos turnê em todas as cidades do Brasil, lançamos dois DVDS, são mais de 24 milhões de cópias vendidas, muitos prêmios, turnês no exterior. Até para o Japão já fomos.
Falar Muito
Zezé di Camargo
A gente paga meio caro por ser linguarudo.
Tenho o privilégio de entender a alma do povo simples.
Eu comprava aqueles discos de playback que as gravadoras lançavam, pegava a letra e reparava no jeito que os caras cantavam. A ideia de cantar sozinho veio justamente por ver que alguma coisa precisava mudar, fiquei uns quatro anos cantando sozinho, foi quando eu aprendi a cantar de verdade, fazer vibrato, comercializar a minha voz. Toda essa linguagem popular eu consegui pegar desses cantores, e depois, quando fiz a dupla com o Luciano, meti um dueto, meti uma segunda voz do Luciano no "É o amor", aí isso veio como um choque, explodiu pro país inteiro.
Acreditar
Zezé di Camargo
Eu não queria ser compositor, eu queria ser cantor. Eu compunha umas músicas e guardava, não acreditava nelas.
A gente sabe o público que a gente tem, sabe o quanto a gente vai vender, então a gente faz nosso trabalho sem se preocupar com outras coisas. Eu sei muito bem o que eu quero com o meu trabalho e onde esse trabalho vai me levar.
Quando eu tinha dupla com o Zazá, já que você falar lá do começo, eu via que a gente tava num bolo muito parecido, com arranjo, modo de cantar tudo muito igual, e a música sertaneja não conseguia vazar por nada pras grandes cidades. Eu via o programa do Chacrinha, aqueles cantores populares fazendo sucesso, como o o Gilliard, o José Augusto, e não entendia o porquê da música sertaneja não conseguir se expandir.
Eu pensei que ser sucesso não era pra mim, que Deus não tinha esse plano pra mim.
Acho que o que determina muito é a forma com a qual você se relaciona com o seu trabalho. Eu sempre digo pro pessoal novo que me pergunta, que o que vai durar disso tudo é a música, nada mais. Você tem que se importar se uma música que você grava hoje, vai ser cantada, com emoção, daqui 10 anos. Quem conseguir ter essa visão e seguir por esse caminho, tem tudo pra permanecer.