Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify Play PPS Book Download Heart Whatsapp Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube 9 Giga Up

Novembro azul: pela saúde dos homens

Muito se fala sobre Novembro Azul, mas será que você realmente sabe a importância desse movimento? Aqui você poderá entender direitinho a essência dessa campanha, além de descobrir algumas informações que te ajudarão a incentivar mais pessoas a se conscientizarem também. Vamos lá?

Fragilidade?

Entre os homens, há um mito de que aqueles que cuidam de sua saúde são, de alguma forma, mais frágeis. Esse preconceito, além de não ter fundamento nenhum, pode prejudicar o seu bem-estar. Por isso, saiba que a prevenção contra diversos tipos de doença é sinônimo de ter coragem, maturidade e atitude. Você não é menos homem por causa disso!

Prevenção

O Novembro Azul foi criado com o intuito de incentivar a prevenção contra o câncer de próstata, uma doença que pode ser identificada em estágio inicial e, dessa forma, ser tratada e até mesmo curada. Realizar esses exames é cuidar de você, da sua saúde e também do bem-estar de todas as pessoas que te amam e querem o seu bem. Não deixe de agendar os seus!

Valorize a sua vida

É verdade, homens são fortes. Mas isso não quer dizer que eles não precisam ficar atentos à sua saúde. Isso não quer dizer que eles são invencíveis e imbatíveis. Isso não quer dizer que eles não precisam de cuidados ou que eles não precisam de atenção e carinho. Por isso, incentive todos os homens que você ama a realizarem exames preventivos!

Cuide do seu futuro

Todo mundo adora fazer planos para o futuro, né? Mesmo que eles não sejam muito realistas, essa atividade traz muito prazer. Por isso, lembre-se sempre de realizar os seus exames para ter a certeza de que você tem um futuro para ser vivido! O diagnóstico precoce do câncer de próstata pode ser o diferencial que garante a sua cura e a sua saúde!

Estilo de vida

Viver de forma saudável e plena pode ajudar na prevenção contra o câncer de próstata, você sabia? Por isso, lembre-se sempre disso durante o ano todo, não apenas durante o Novembro Azul! Se exercite, mantenha uma rotina, cuide do seu sono e, é claro, não deixe de visitar o médico para realizar exames preventivos!

Exclusividade masculina

A próstata é uma glândula que apenas os homens possuem. Ela fica localizada abaixo da bexiga e na frente do intestino. O câncer acontece quando há uma multiplicação anormal de células. Caso a doença não seja detectada em fase inicial, pode se expandir para outros órgãos. Por isso é que o Novembro Azul incentiva a realização de exames que podem salvar a sua vida!

Exames

Existe certo preconceito com os exames que detectam o câncer de próstata, então muitos homens ficam receosos de realizá-los. Todavia essa doença não apresenta sinais em sua fase inicial e esses exames são os únicos que podem detectá-la. Por isso, não os deixe para depois, porque eles podem salvar a sua vida!

Falta de informação

Além da implicância com os exames de próstata, os homens também sofrem com ideias equivocadas e falta de informação. Isso fez com que o número de pessoas que sofrem com essa doença aumentasse exponencialmente. Pensando nisso, a campanha de prevenção Novembro Azul foi criada!

Novembro Azul

Criado na Austrália, em 2003, o Novembro Azul é um movimento muito importante, que tem como principal objetivo combater o câncer de próstata. Aqui no Brasil, o Instituto Lado a Lado pela Vida é responsável pela campanha, que tem o intuito de quebrar as barreiras do preconceito masculino e incentivar o exame de toque.

Clique aqui para saber mais sobre o Novembro Azul

Fatores de risco

Todo mundo acha que nunca vai ficar doente, até o momento em que fica. Por isso, a prevenção é o melhor caminho, inclusive quando o assunto é o câncer de próstata! É importante realizar os exames periodicamente, especialmente se você faz parte do grupo de risco, ou seja, se você é um homem com idade mais avançada, que fuma, bebe e/ou possui um histórico da doença na sua família.

10 segundos

O tão temido exame de toque, que é feito em homens e é capaz de detectar o câncer de próstata, dura apenas 10 segundos e pode salvar a sua vida! Por isso, não deixe de agendar o seu agora mesmo. Lembre-se de que a sua saúde e o seu bem-estar sempre devem ser colocadas em primeiro lugar, acima de qualquer preconceito cultural!

Outras doenças

Todo mundo sabe que o Novembro Azul tem como foco a prevenção do câncer de próstata. Mas você sabia que, em 2016, ele foi além e também tratou de questões como a prevenção do câncer de pênis? Para isso, questões como o autocuidado, a higiene íntima adequada e o autoexame genital foram abordadas por médicos especialistas.

Família

O câncer de próstata afeta não só a pessoa doente, mas todos os seus familiares e amigos. Por esse motivo, o Novembro Azul também trabalha questões como o acolhimento da família e o abatimento psicológico dessas pessoas!