Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify Play PPS Book Download Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Telegram Copy Up Check

Siga-nos

Othon Bastos

Com uma experiência vasta, tanto na televisão quanto no cinema e no teatro, Othon Bastos é um dos maiores nomes da dramaturgia brasileira. Conheça um pouco mais sobre esse grande ator que deixou seu próprio legado!

23/05/1933
continue lendo
Compartilhar

Profissão

Othon Bastos

A profissão de ator é baseada em muita dedicação. Gosto de ver o que os outros fazem. Quando um colega compõe um trabalho lindo, é como se eu estivesse fazendo aquele trabalho. Entende? Não tenho essa competição, essa coisa de dizer que fulano faz inveja. Não tenho! Todo mundo tem seu tempo, seu espaço e seu campo, né? A questão é saber aproveitar.

Amor ao próximo

Othon Bastos

A coisa mais importante que existe na vida é saber amar as pessoas. Ninguém deveria pensar em vingança, inveja, intriga, despeito, arrogância ou prepotência. Tudo isso traz mal.

Tempo

Othon Bastos

O tempo quem faz somos nós. Se pudesse, gostaria de ficar na esquina de uma rua, com um chapéu na mão, pedindo que as pessoas depositassem ali o tempo que eles perderam. Eu falaria: “Não joguem fora o seu tempo!”.

Dificuldades

Othon Bastos

Acho que você tem que continuar trabalhando sempre. Só que está cada vez mais difícil para atores da minha idade. Porque hoje você é avô com 50 anos na televisão, né? Daqui a pouco é bisavô com 60. Você repare, essa coisa da aparência, de ter que ser bonito, gostoso, gostosa, é cada vez mais forte. E a gente vai ficando para trás.

 

Entre teatro e TV

Othon Bastos

Hoje ninguém consegue fazer teatro direito. A TV engoliu esse tempo. Ela não vai soltá-lo terça, quarta, quinta e sexta às 19h para você fazer teatro. Então você se limita. Mas ninguém que ama o teatro deixa de fazer completamente.

Essência do cinema

Othon Bastos

Para mim, o cinema tomou outra direção, não é? As pessoas estão vivendo um momento com grandes comédias, realizações bem populares mesmo. O cinema de arte ficou um pouco para trás, a principal visão é do cinema como grande diversão mesmo. Então, tentar fazer um filme de arte hoje em dia é uma loucura. A fase do cinema de arte ficou pelas décadas de 1960, 70 e 80, depois disso veio outra mentalidade.

Trabalhos

Othon Bastos

Quando você escolhe um trabalho, escolhe o que gosta de fazer. O que é importante para você e para o momento, sobre o que essa obra vai representar para o momento histórico. Não é só fazer por fazer.

Teatro atual

Othon Bastos

Fazíamos nove espetáculos por semana. Hoje, o teatro virou um evento de sexta, sábado e domingo. Ficou parecendo um show de uma banda de rock como o Queen ou do Paul McCartney. Como se pode pagar uma produção fazendo apenas três espetáculos por semana? Não dá.

Sucesso

Othon Bastos

Hoje se perdeu um pouco do amor pela profissão que tínhamos. O pessoal já entra na televisão pensando em sucesso. E o sucesso é tão fútil! Você acha que hoje é maravilhoso e amanhã não é mais. Você acaba uma novela, amanhã entra outra e as pessoas já esqueceram você. É uma roda-viva.

fechar