Humildade
Matheus Nachtergaele
Sou materialista, mas choro em missas e tenho calafrios em terreiros de candomblé.
Sou o amarelinho desdentado, sou o travesti dos anos 1940, sou o matador, sou o homofóbico, sou o gay.
Consciência
Matheus Nachtergaele
Liberdade não é só fazer o que quiser.
Conheça outros famosos que fazem aniversário no dia 03 de janeiro
A fama é um incômodo
Matheus Nachtergaele
Passei a me sentir em perigo em qualquer lugar.
Exposição negativa
Matheus Nachtergaele
É realmente um mal desnecessário que acompanha o ofício. Os políticos agora deixam nossa vida com um pouco mais de paz. Nada que a gente fizer vai superar o absurdo da política hoje. Não tem atriz sem calcinha que seja escandaloso que nem os atos deles.
Sou um ateu com presságios.
A importância do amor
Matheus Nachtergaele
Numa espécie que não precisa reproduzir para sobreviver, como a nossa, o amor fica livre. E o amor é o que importa.
Matéria do seu trabalho
Matheus Nachtergaele
Acredito que um ator que seja artista usa seus personagens para depor em primeira pessoa, sempre. Independentemente do gênero, ou das características de cada papel, o que encanta, transtorna, é a vertigem pessoal do intérprete. Sempre.
Lucélia Santos
Matheus Nachtergaele
Amo Lucélia desde a infância, e ela me influenciou muito como artista e ser-político, na época da minha mocidade.
Mãe, Maria Cecília
Matheus Nachtergaele
Faço a peça junto com a mamãe. Concretamente, sou um ator que carrega 50% de seus genes, e digo seus poemas. Poderíamos dizer, quase, que Maria Cecília faz 75% do trabalho, nesse caso. Mas a grande personagem, na peça, não sou eu, nem ela. O protagonista é o AMOR.
O porquê de ser ator
Matheus Nachtergaele
Essa foi a maneira melhor de eu estar no mundo. Antes do Teatro entrar na minha vida, eu era um reprimido, um rapaz sério demais, e triste. Pude falar com as pessoas através das cenas, dos personagens, e descobri a função social, cerimonial, dos atores no mundo humano.
Realidade ou ficção
Matheus Nachtergaele
A verdade está na realidade. Na dança inexprimível das moléculas e planetas. Mas a verdade subjetiva, a verdade humana, está na ficção. No poema.
Nada de mulher
Matheus Nachtergaele
Mulher boa para mim é mulher muda.
Inspiração
Matheus Nachtergaele
Trabalhar com o Cláudio Assis é um momento de revisão da nossa trajetória. Um encontro para pensar e fazer o que entendemos sobre cinema.
Mente aberta
Matheus Nachtergaele
O cinema do Cláudio Assis é uma bela raiva. Estamos repetindo tudo que gritamos desde "Amarelo Manga". Fazemos isso à exaustão há dez anos e ainda precisamos berrar. Não entendo a razão das pessoas se chocarem com esses filmes. Nossa poesia está cercada e o livre amor também. Vivemos um momento perigoso.
Primeira vez
Matheus Nachtergaele
Só fui transar aos 20 anos. Foi no momento certo. Teve beijo na boca e tudo.
Hipocrisia
Matheus Nachtergaele
É muito estranho ter gente passando fome e morrendo de Aids, e ter gente no espaço procurando um lugar para irmos quando tudo na Terra falhar. Não parece que somos todos da mesma espécie. Fico deprimido.
Ausência materna
Matheus Nachtergaele
Faço análise desde os 16 anos de idade. São 30 anos de divã! Te digo: somos sempre fruto da nossa criação, estejam nossos pais ausentes ou presentes. A ausência dela foi apenas um dos aspectos fundamentais da minha gênese. E também a presença eterna das mães postiças... minha madrasta tão amada, minha avó.
Sobreviver sem mãe
Matheus Nachtergaele
Um resumo bom de mim seria: sou um filho sem mãe. Sou totalmente marcado pela ausência. O mundo para mim se apresentou a partir da ausência. Eu poderia ser mais louco ainda se quisesse. Entendeu? Mas reúno forças. Lido com a morte o tempo inteiro. Não é um alívio, é um fato. Sou um sobrevivente de uma morte.
Em Pernambuco, vêm a maior parte dos diretores de cinema de arte no País. Cláudio, Lírio, Paulo, Kléber, Camilo, Guel, Renata, Marcos Carvalho. Todos me interessam como artistas, e só fui dirigido por parte deles. Estarei a postos ao chamado! Sempre!
Aproveito a garra libertadora do Cláudio para experimentar, para ousar. Me torno cúmplice dele no processo, e ele me dá asas: Não temos medo do erro, se é que ele existe, quando estamos filmando juntos.
Tanto faz
Matheus Nachtergaele
Eu me arrependo de já ter tentado me definir porque não adianta. Ninguém cabe numa prateleira nesse aspecto. Eu já não penso mais em lésbicas, gays, héteros, bissexuais... Não consigo pensar nesses termos porque percebo que cada ser humano tem uma sexualidade própria. Acredito que, quantas pessoas existirem no mundo, é o número de sexualidades que existem. E, além do mais, temos que lembrar que ela é cambiante.
Outros famosos que fazem aniversário no dia 3 de janeiro