Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify Play PPS Book Download Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Telegram Copy Up Check

Siga-nos

Marieta Severo

Conhecida por suas opiniões contundentes, Marieta Severo foi casada com o compositor Chico Buarque. Atriz de sucesso, coleciona papeis importantes, como a Dona Nenê, de A Grande Família.

02/11/1946
continue lendo
Compartilhar

Consciente

Marieta Severo

Não acho que nós sejamos o país da desesperança. O Brasil caminhou muito nos últimos anos e reduziu a desigualdade social. Isso me fala muito à alma.

Netos

Marieta Severo

Ah, claro, essa parte da vida é muito boa. Tenho um neto e seis netas, nas idades de 5 a 18 anos. O mais novinho ainda dorme na casa da vovó, uma delícia.

 

50 anos de carreira

Marieta Severo

Não sou chegada a nenhuma data, mas outro dia alguém comentou sobre isso, fiz as contas, e são 50 anos desde que comecei. Estou comemorando trabalhando muito, e não poderia ser melhor, porque preciso disso. O balanço é que sou muito feliz com as escolhas que fiz, quando a vida me deu a chance de escolher. O que deixei de fazer não era para mim. Não vou fazer festa porque nem dá tempo para isso!

Consumismo

Marieta Severo

O parecer e o aparecer estão exacerbados demais. A pessoa ainda nem tem idade nem dinheiro, mas quer aparentar o que não é, e acha isso cada vez mais normal. Claro que tudo tem seu lado bom. E o acesso à informação é incrível. Mas querer se mostrar em todos os segundos e achar que isso é o que importa está criando distorções. Nunca esteve tão exacerbado. É tudo muito rápido. São outros tempos. Não sou pessimista. Mas temos que ver o melhor e ficar atentos ao pior, ao que não favorece. Às vezes, me dá aflição de ver um jovem quer ter tudo tão rápido. Com 30 anos, se não tem tudo, se acha um fracassado. Só quer ter, ter, ter. Quando fizemos Roda Vida, em 1968, já tinha um número de interação com a plateia que dizia compre, compre, compre, pois já havia essa crítica ao consumo sem limites. A novela vai mostrar o que há por trás disso.

Conservadorismo

Marieta Severo

Há um conservadorismo muito forte no ar, uma rejeição a temas que é um absurdo você rejeitar. Eles estão aí. Cabe a nós, artistas, ficar muito atentas a esses espaços.

Roberto Carlos

Marieta Severo

Roberto me marca desde que estreou. Sou muito fã do cantor e do compositor que ele é. A dona Nenê (personagem de A Grande Família) também é muito fã dele. O grande momento dela foi quando ganhou uma promoção na rádio e pôde conhecer o Roberto Carlos. A música da vida dela é Lady Laura. A Nenê pensa que a Lady Laura é ela. Lembro daquela época brava da ditadura, quando ele compôs Debaixo dos Caracóis dos Seus Cabelos para o Caetano. Aquela música me marcou muito. Gosto do lirismo do Roberto, é impressionante. Que ele continue como está, com essa jovialidade. Ele não muda.

Brasil

Marieta Severo

Deve ser gente muito jovenzinha que acha que o Brasil está em seu pior momento. Já tivemos muitas crises e vamos superá-las mais uma vez. O mais importante são as conquistas sociais que tivemos, isso fala à minha alma. O assustador é o retrocesso de costumes.

Crise e crescimento

Marieta Severo

Estamos numa crise, sim. Já tivemos em outra, temos que ter uma atenção muito grande para sair dela. Mas, para mim, tem uma coisa muito importante que me norteou toda a minha vida, que é inclusão social, a chamada luta contra a desigualdade. É claro que eu sei que a gente tem que estar com uma economia equilibrada para tudo isso continuar acontecendo, mas a a gente teve muito isso nos últimos anos. Que a gente está numa crise, que a gente tem que sair dela, com certeza. Mas a gente já teve outras e já saiu, a gente vai sair. É um País com tantas qualidades.

Exagero

Marieta Severo

É um universo do consumo e do desejo de ter que está exagerado ultimamente. Me dá aflição ao ver um jovem querer ter tudo tão rápido. Com 30 anos, se não tem tudo, se acha um fracassado.

fechar