Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify Play PPS Book Download Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Telegram Copy Up Check

Siga-nos

Cássio Gabus Mendes

O ator Cássio Gabus Mendes faz sucesso há muito tempo nas telinhas, com vários papéis que estão na memória do público. Conheça um pouco mais sobre ele, através de algumas frases.

29/08/1961
continue lendo
Compartilhar

Influência da família na escolha da profissão

Cássio Gabus Mendes

Eu nasci no meio disso, mas nunca houve pressão. Desde garoto, eu ia na sala do meu pai, na TV Tupi. Essa área tem essa fantasia que chama atenção. Então, nunca se sabe se você nasceu com isso ou se aprendeu a gostar. Comecei a fazer teatro amador. Num determinado momento, fiz um curso com o Antunes Filho. Fiquei seis meses no Teatro São Pedro, meio de secretário dele. Certo dia, pedi para o meu pai me ajudar e ele conseguiu que eu fizesse um teleconto na TV Cultura. Fiz um garçom, que entrava em cena, falava duas palavras e servia o Marcos Caruso. Em seguida, em 1982, fiz um papel na novela “Elas por Elas”. Foi assim que tudo começou.

Pai abriu as portas

Cássio Gabus Mendes

Hoje, existem mais escolas, mais facilidade para rodar com o trabalho. Na época, tinham o Macunaíma e cursos isolados. Então, por ele ser do ramo, tive a facilidade de entrar. Mas na nossa profissão, se manter é o mais complicado.

Vida com a esposa

Cássio Gabus Mendes

As coisas aconteceram e estamos aí até hoje juntos. Quando você pisca, já são mais de 20 anos. E é muito bom quando você encontra uma parceira dessas, companheira, que conhece muito bem como funciona a nossa profissão.

Infância ao lado de famosos

Cássio Gabus Mendes

Às vezes, eu saía da escola e ia lá para a TV Tupi, ficava pelos corredores. Lembro da época em que a novela “Beto Rockfeller” (1968) estava fazendo sucesso. Eu estudava numa escola grande e era meio tímido com essas coisas de televisão, mas tinha muito orgulho de o meu tio, Luis Gustavo, ser o Beto Rockfeller, né? Então, comecei a contar aos amigos, mas alguns colegas não acreditavam. Um dia, pedi para minha mãe falar para ele me pegar na escola. Ele foi. Daí, fiquei todo exibido, né?

Viver no anonimato

Cássio Gabus Mendes

Se viver no anonimato faz bem a ela, isso eu não sei responder. Mas acredito que essa curiosidade pela vida dela vem dela ser uma pessoa carismática. É uma resposta ao trabalho que ela fez por tantos anos. (Sobre a opção da esposa Lidia Brondi, viver no anonimato)

 

Infância

Cássio Gabus Mendes

Eu nasci em São Paulo, na Maternidade Pro Matre. Sempre morei aqui. Foi uma infância comum. Eu era tranquilo, mas dava trabalho para estudar. Brincava na rua, tinha amigos na escola.

Se preocupa com a idade?

Cássio Gabus Mendes

Eu procuro viver mais o dia a dia, sem grandes expectativas com relação a tudo. Faço exercícios para a saúde, mas não tenho muita preocupação com outras coisas. Só com qualidade de vida. De uns anos para cá, diminuí carne, refrigerante e parei de fumar. Fumei por 20 anos, mas parei há 16 anos.

Como encarou a morte do pai?

Cássio Gabus Mendes

Esse negócio de morte cada um sabe de si, né? Perder pessoas próximas é muito forte, uma sensação única. Eu era muito ligado a ele. Cada um sabe da sua história. Mas não tem como se recuperar. É algo extremamente violento. (Cassiano Gabus Mendes morreu em 1993)

Chico Mendes

Cássio Gabus Mendes

Foi uma das experiências pessoais mais importantes da minha vida. Eu tive a oportunidade de viver, durante um determinado momento, numa realidade muito longe da minha: fiz uma vivência no Acre e fui pro meio do mato com pessoas da mata. Foi uma experiência impressionante. (Sobre fazer o personagem de Chico Mendes, na série Amazônia.)

fechar